Investir em tecnologia não é apenas um diferencial de mercado, mas uma questão de sobrevivência. Com a competitividade dos diversos setores do país, inovar passa a ser essencial a qualquer empresa, independente do porte. Com isso, diversas tendências pautam o mercado de TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação do próximo ano. Assim, manter-se atualizado permite que a organização adote soluções adequadas às suas necessidades e facilite a manutenção de um portfólio de serviços inovador.
O Brasil ocupa uma posição respeitável no Top 10 do mercado de TIC mundial, com perspectiva de crescimento em torno de 1,8% até 2020. O setor de Serviços de TI nacional também tem expectativa favorável no período, com evolução ao redor de 7,0%, de acordo com dados da International Data Corporation – IDC.
Algumas das apostas para 2018 estão sendo trabalhadas e aprimoradas há alguns anos. Por mais que muitas não pareçam novidades, a forma que estão sendo aplicadas é completamente inovadora. Deixando de ser ficção, tecnologias que existiam somente no papel agora são reais e com uma amplitude antes difícil de ser imaginada.
Desse modo, a Tecnologia da Informação (TI) está revolucionando a forma como empresários e diretores se preparam para manter a empresa competitiva no mercado. O que antes era uma vantagem pontual de operação, hoje é simplesmente essencial para acompanhar as necessidades do público com fôlego para atendê-las.
Assim, o Simpósio do Gartner/ITxpo 2017, realizado em Orlando, nos Estados Unidos, serviu de palco para o anúncio das principais tendências tecnológicas estratégicas que poderão afetar a maioria das organizações em 2018 e sua empresa tem grandes chances de ser uma delas. Conheça a seguir sete tendências apontadas pelo Gartner:
1 – Inteligência Artificial
Sistemas inteligentes que aprendem, adaptam-se e agem potencialmente de forma autônoma será um dos principais campos de batalha para os fabricantes de tecnologia, até 2020. Desse modo, utilizar a Inteligência Artificial para melhorar a tomada de decisões, reinventar modelos e ecossistemas de negócio e melhorar a experiência do consumidor será o grande diferencial para as empresas e vai começar a compensar as iniciativas digitais até 2025.
2 – Aplicações inteligentes
As tendências tecnológicas para o mercado de TIC em 2018 estão relacionadas fundamentalmente com o ecossistema de Inteligência Digital. Durante os próximos anos, virtualmente, todas as aplicações, fixas ou móveis, além dos serviços, vão incorporar algum tipo de Inteligência Artificial. Algumas das aplicações não poderão existir sem a IA e o Machine Learning. Outras serão utilizadoras discretas de IA, atuando nos bastidores.
As aplicações inteligentes vão criar uma nova forma de interação entre pessoas e sistemas, com o potencial de transformar a natureza do trabalho e a estrutura do local de trabalho. Com esses sistemas que aprendem com o usuário, as plataformas poderão ser personalizadas para cada pessoa, conforme necessidade, criando processos inteligentes e uma experiência avançada do usuário. É o tipo de investimento tecnológico que só agrega valor ao seu negócio.
3 – Internet das coisas (IoT)
A tecnologia que está transformando como nós interagimos com o mundo ganhou muito espaço nos últimos anos. A Internet das Coisas (IoT) é a rede de aparelhos, máquinas, carros e até prédios conectados através da internet. Visualizada e controlada por softwares, essa rede comunica-se, colhe dados e age em tempo real, possibilitando um monitoramento e um gerenciamento muito eficiente. Agora temos a possibilidade de conectar tudo isso porque há certos sensores, softwares, peças eletrônicas e conectividade que possibilitam essa integração.
A Internet das Coisas já está presente nas nossas vidas. Smartwatches, pulseiras fitness, smart TVs, geladeiras inteligentes e iluminação automática já são usados por vários brasileiros. E o amanhã é promissor. Junte essa tecnologia à automação, big data, inteligência artificial e diversas tecnologias disponíveis e teremos algo realmente revolucionário.
4 – Big Data
A cada dia, 2.5 exabytes de dados são produzidos, e é aqui que entra Big Data, o uso de grandes ou complexos volumes de dados. Esse mercado está movimentando bilhões e as técnicas de coleta são inúmeras. Seu smartphone, websites, aplicativos, máquinas e carros estão coletando dados o tempo todo. Eles podem ser obtidos através de marcas que estudam seus clientes, registros públicos e estudos do estado, registros e logins de produtos e serviços, pesquisas de campo e empresas especializadas em Big Data.
5 – Plataformas de conversação
A próxima mudança de paradigma na forma como as pessoas interagem está sendo definida pelas plataformas de conversação. A responsabilidade de traduzir intenções passa do usuário para o computador. Ao longo dos próximos anos, as interfaces de conversação bem desenhadas serão um dos principais objetivos na produção de aplicações, para melhorar a interacção com o seu cliente. Aliado à IA, a tecnologia pode, inclusive, aprender como ele se comunica e propiciar uma experiência única para o usuário.
6 – Experiência imersiva
Segundo o site de tecnologia TechCrunch, o mercado de realidade virtual e realidade aumentada deve movimentar US$108 bilhões até 2021. Representações virtuais têm um valor enorme para diversas áreas, possibilitando imersão em filmes e games, simulações de qualquer tipo de treinamento e, claro, hologramas. Pokémon GO, o game de Realidade Aumentada da Nintendo, foi um dos apps mais baixados de 2016 e tornou-se um fenômeno mundial.
Enquanto as interfaces de conversação mudam a forma como as pessoas controlam o mundo digital, as Realidades Virtual, Aumentada e Misturada mudam a forma como as pessoas entendem e interagem com o mundo digital.
7 – Blockchain
Lidar com pagamentos digitais traz diversas preocupações para o consumidor online. Uma das principais ainda é o sigilo das informações bancárias e dados pessoais. A evolução tecnológica caminha rapidamente no sentido de prevenir fraudes e evitar que dados sensíveis sejam interceptados de forma indevida. É aí que surge, por exemplo, o blockchain. Apesar de ser uma promessa de longo prazo e de as tecnologias associadas serem ainda imaturas, o Blockchain será uma realidade nos próximos dois a três anos, e irá, sem dúvida, criar disrupção.
Essas são apenas algumas das promessas do mercado de TIC para o próximo ano. O seu negócio já conta com o apoio de alguma dessas tecnologias? Compartilhe conosco sua opinião nos comentários.