Blog Algar Tech › Artigos

Nuvem pública e privada: quais as principais diferenças que você precisa saber

Algar Tech
Artigo por
Algar Tech
Publicado em
4/10/22

A computação em nuvem (cloud computing) se tornou um dos pilares fundamentais da transformação digital. Não é à toa que as empresas estão buscando estratégias para otimizar o uso desse recurso. Contudo, primeiramente você deve saber qual é a diferença entre a nuvem pública e privada.  

Pois, tomar essa decisão de escolher um desses modelos traz impactos significativos para o desempenho — e nas finanças — da empresa. Segundo uma estimativa da Gartner, por exemplo, o investimento em nuvens públicas deve chegar aos R$ 3 trilhões em 2023!  

Tendo isso em mente, criamos este artigo especial com tudo o que você precisa saber sobre o assunto e tirar o máximo proveito dessa tecnologia. Confira!  

Nuvem pública e nuvem privada: entenda quais são as principais diferenças  

O conceito de nuvem é bem simples: em vez de manter sua infraestrutura de TI na empresa, você pode contratar o serviço de um fornecedor. Nesse caso, é feita a migração do hardware para as instalações da empresa terceirizada e o acesso é via internet.  

Ou seja, dois grandes diferenciais desse modelo de infra são, justamente, otimizar o uso dos recursos e reduzir custos. Afinal, deixa-se de lado a necessidade de comprar e manter os equipamentos por conta própria, já que eles serão mantidos pelo parceiro comercial.  

Somado a isso, um bom provedor de serviços cloud tem equipamentos, instalações, softwares e equipes de performance mais confiáveis. Na prática, isso significa melhorar o desempenho, facilitar o acesso, aumentar a segurança e trazer diversos outros benefícios.  

Ainda assim, sabemos que não há um modelo único de serviço em nuvem. Portanto, entenda definitivamente quais são as principais diferenças entre nuvem pública e privada.  

Nuvem pública

Esse é o modelo de nuvem mais comum no mercado.  Nele, a gestão de toda a infraestrutura de armazenamento é feita por um provedor, que tem acesso ao serviço via navegador. Além disso, na nuvem pública, os dispositivos que fazem parte dessa infraestrutura são compartilhados entre os usuários, sejam eles organizações ou pessoas físicas.  

De forma geral, a nuvem pública é usada para implantações de webmail, armazenamento de dados, soluções online entre outras. Além disso, na nuvem pública, o usuário paga somente pelo que usa, sem ter a necessidade de adquirir dispositivos de hardware ou software.  O provedor é o responsável pela manutenção e a possibilidade de escalabilidade das soluções é alta.   

Nuvem privada

A nuvem privada, por sua vez, garante que o hardware contratado seja de uso exclusivo da sua empresa. Vale a pena citar que a nuvem privada pode ser localizada fisicamente no próprio data center da empresa contratante ou então hospedada no provedor terceirizado. Além disso, em ambas as opções, toda a infraestrutura e serviços são disponibilizados apenas para aquele usuário e mantidos por uma conexão privada.  

De modo geral, esse modelo de nuvem é usado por instituições financeiras, governos e grandes empresas que necessitam de personalização de recursos para atender as suas necessidades. Em relação à nuvem pública, a nuvem privada oferece mais flexibilidade, maior controle e privacidade, já que os recursos não são compartilhados entre diversos usuários.  

A imagem é um banner de topo e tem o fundo azul escuro. A imagem possui um conceito abstrato que envolve conexões de tecnologia e nuvem, assim ela simula uma nuvem de energia cheia de conexões, com um formato parecido aos que dão para as nuvens do céus. Na parte superior tem um box na cor azul clara com o seguinte texto na cor branca: "E-book: Desafios e estratégias para uma jornada de sucesso na cloud". A logo da Algar Tech assina a peça na cor branca e com o texto repense possibilidades abaixo.

Nuvem pública e nuvem privada: conheça as vantagens e desvantagens  

Como você pôde ver, alguns benefícios ficam evidentes quando conhecemos melhor cada tipo de serviço. Em geral, o modelo público traz a mesma performance, sendo menos custoso em relação à nuvem privada.  

Os dados mostram que essa já é uma realidade no mercado. Segundo um estudo do IDG Cloud Computing, mais de 90% da infraestrutura das empresas já está, ao menos parcialmente, na nuvem. Sem dúvidas, isso seria diferente sem a nuvem pública.  

O diferencial, nesse caso, é o custo. A nuvem pública costuma trazer a possibilidade de um serviço pay-per-use. Em outras palavras, você paga somente pelo que usar. Então, em um mês com redução no uso, o valor pago é menor. Trata-se de uma solução na medida, principalmente se comparada com os gastos necessários para manter uma infraestrutura física na própria empresa.   

Ainda assim, a nuvem privada tem suas próprias vantagens, já que oferece um nível mais alto de customização. Desse modo, espaço de armazenamento, softwares e outros serviços são disponibilizados conforme a sua necessidade específica.  

Assim, empresas que lidam informações sensíveis ou confidências, geralmente optam pelo armazenamento da nuvem privada para garantirem mais controle sobre esses dados.  

Nuvem pública e privada: quais as principais diferenças que você precisa saber

Os desafios do Gerenciamento de TI: supere todos eles com o Cloud MSP da Algar Tech  

A boa notícia é que você não precisa investir pesado na contratação e no treinamento de uma grande equipe para lidar com nuvem pública e privada. A Algar Tech, referência no mercado de tecnologia, tem uma solução personalizada para você.  

O Cloud Managment assume esse papel com eficiência. Pois, o serviço permite que sua empresa faça um gerenciamento completo de toda a sua infraestrutura de TI na nuvem.  

Desse modo, nosso grande diferencial são nossos profissionais capacitados e experientes para lidar com o assunto. Do começo ao fim da migração para a nuvem, a Algar Tech ajuda sua empresa a encontrar um caminho que atenda às demandas específicas das suas equipes.  

O resultado é um ambiente mais eficiente, pois você já implementa a nuvem com um alto nível de gestão dos recursos disponíveis. Depois da migração, sua empresa pode otimizar, escalar e modernizar seu ambiente conforme a necessidade.  

Vale destacar que seu negócio passa a contar com uma garantia de segurança e compliance. Ou seja, todos os recursos são protegidos por um controle de acesso, auditorias, criptografia de dados, etc.  

Além disso, o Could Management tem como foco as operações da sua empresa. Pois, os SLAs são feitos para garantir eficiência em todos os fatores: design, arquitetura, automação e requisitos personalizados para cada cliente.  

Por isso, vale a pena contar com o que há de melhor em solução para gerenciar sua infraestrutura de TI. Se quer fazer a escolha certa entre nuvem pública, privada ou híbrida, conte com o apoio de quem mais entende do assunto! Entre em contato com a Algar Tech e veja como fazemos acontecer! 

Quer saber mais sobre migração para nuvem? Clique aqui e baixe nosso infográfico comparativo de um modelo de backup de dados tradicional com o modelo em nuvem da Algar Tech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Artigos

No mundo corporativo, o Customer Experience (CX) vem ganhando relevância...

Artigos

Atender clientes em larga escala é um dos maiores desafios...

Artigos

Você já deve ter participado de conversas que questionam o...

1
Solução
2
Sobre você
3
Sobre a empresa
Por favor, selecione uma das opções.
Insira seu nome completo.
Insira seu e-mail corporativo.
Seu telefone corporativo. Utilize apenas números.
Seu telefone celular. Utilize apenas números.
Por favor, preencha todos os campos do formulário.