Muito além de práticas relativas ao meio ambiente, como a preocupação com o desperdício de papel, material e energia, a sustentabilidade tem várias vertentes e pode ser traduzida em diversas maneiras dentro do ambiente empresarial. Desde a reciclagem de papel até a preocupação com o bem-estar dos funcionários, garantindo o respeito às leis trabalhistas do país, a preocupação com a produção de mercadorias e prestação de serviços que não coloquem em risco a saúde e a segurança física ou psicológica dos consumidores e o fornecimento de um sistema de atendimento ao consumidor (SAC) eficiente.
No âmbito empresarial, o conceito de desenvolvimento sustentável foi definido pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) como “o alcance do equilíbrio entre as três dimensões que balizam a sustentabilidade: economia (diferencial competitivo), meio ambiente (eco eficiência das operações) e a sociedade (responsabilidade social)”.
No entanto, poucos empreendedores têm consciência de que seu negócio impacta toda a sociedade (no pagamento de impostos, empregando pessoas e fazendo uso dos recursos ambientais e sociais de todos) e que, apesar de acreditarem que a implementação dos princípios da sustentabilidade gera mais custos, combinar esses dois itens pode não só ser possível como também estratégico.
A sustentabilidade nas empresas
Muitas empresas já têm demonstrado essa preocupação, fomentando iniciativas de cuidado com o meio ambiente em suas operações. Sempre na busca de produzir mais e melhor, reduzindo o desperdício e utilizando de modo racional os recursos como água, energia e matérias-primas.
Hoje, no entanto, o desafio é desenvolver produtos que promovam mudanças ambientais, que tenham um design voltado para reaproveitar materiais, ou que utilizem menos matéria-prima, promovendo cadeias produtivas que respeitem a natureza.
O Grupo Algar demonstra essa preocupação e mantém um planejamento anual voltado para ações sustentáveis, tais como:
- Instituto Algar
O Instituto Algar é o órgão responsável por coordenar e dar as diretrizes de todas as ações educacionais, ambientais e culturais do Grupo Algar. A decisão de criar o Instituto Algar fortaleceu as empresas, além de permitir a identificação de oportunidades que gerem valor para a sociedade, sempre girando em torno de uma causa comum: a sustentabilidade.
- Campanhas de voluntariado
A Campanha do Agasalho, a Campanha de Doação de Sangue, o Arraial Solidário, a Arrecadação de Ração, o Clube de Correspondência, a Doação de Livros e o Natal Solidário são alguns exemplos de campanhas que acontecem anualmente lideradas pela companhia.
- Adesão ao pacto Global
O Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida pela ONU, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção refletidos em 10 princípios. Hoje já são mais de 12 mil organizações signatárias articuladas por cerca de 150 redes ao redor do mundo e o Grupo Algar é uma delas.
- Inclusão de pessoa com deficiência
Programa de inclusão social da Algar Tech com intuito de aumentar a contratação de PCDs, não somente para atendimento da cota, mas garantindo o desenvolvimento profissional da pessoa com deficiência e o desenvolvimento da empresa.
- Certificação ISO 14001
A Certificação ISO 14000 especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental e a organização desenvolve uma estrutura para a proteção do meio ambiente e rápida resposta às mudanças das condições ambientais. A norma leva em conta aspectos ambientais influenciados pela organização e outros passíveis de serem controlados por ela.
A conscientização através da implementação de práticas sustentáveis dentro da empresa implica em desafios, mas também em inúmeras vantagens, que vão desde associados trabalhando satisfeitos a clientes que se sentem seguros com uma marca transparente, que possui políticas claras de respeito à responsabilidade social de seus empreendimentos, produtos e serviços.
A preocupação com a crise energética e o aumento significativo das tarifas cobradas motivaram a Algar Tech a se preocupar com fontes de energia limpas e renováveis, investindo no desenvolvimento dos primeiros Data Center Verde e Call Center Verde da América Latina. Entenda mais sobre esse projeto que é mais um reflexo da conscientização da empresa nas questões ambientais e sustentáveis:
Data Center Verde
Com o nível baixo dos reservatórios e o alto custo da energia, o conceito de eficiência energética vem ganhando ainda mais força no Brasil. As empresas têm plena consciência de que, para garantir um bom desempenho dos negócios hoje, é preciso driblar o alto custo da energia. Por isso, acreditando que a TI Verde é o caminho para aumentar o lucro, muitas organizações têm investido em novas fontes energéticas.
Partindo do pressuposto de que o sol é uma fonte de energia inesgotável, não poluente, gratuita e abundante no Brasil, a Algar Tech investiu em um projeto de eficiência energética que utiliza a luz solar, permitindo a geração e o consumo de energia elétrica na própria empresa.
Desenvolvido pela empresa Alsol Energias Renováveis, o data center localizado em Uberlândia, cidade sede da Algar Tech, conta hoje com um sistema fotovoltaico composto por 14917 lâmpadas, capazes de gerar 1336,8 MWh/ano. Assim, a companhia conta com call center e data center verdes, registrando uma economia de R$ 341.344 por ano.
Hoje, a Algar Tech conseguiu expandir as placas fotovoltaicas também para Campinas, onde fica o maior data center da companhia. Atualmente, a empresa conta com projetos de eficiência energética, que contemplam lâmpadas LED, a ampliação dos painéis fotovoltaicos e a compra de energia para o mercado livre, possibilitando a redução do consumo de diesel nos geradores.
Nesse sentido, a sustentabilidade corporativa prova ser um processo em que todos ganham: ganham as empresas – em competitividade, rentabilidade e imagem -, ganham as pessoas em qualidade de vida e ganha o planeta, que tem seus recursos ambientais preservados.