Você conhece o conceito de internet preditiva? Trata-se do novo experimento do Google, que está sendo realizado pelo grupo secreto de testes da empresa, o Area 120. Em termos gerais, a internet preditiva é uma tecnologia capaz de prever o seu comportamento futuro. Ela se baseia em dados coletados a partir da forma como você utiliza a internet.
O novo experimento do Google: Reply, a ferramenta de internet preditiva
Por enquanto, o Google tem testado uma ferramenta utilizando a ideia da tecnologia preditiva, a Reply. Basicamente, a Reply lê as mensagens que você recebe e sugere a sua resposta com base no seu perfil de comportamento. Em seguida, você escolhe qual das sugestões será enviada com um clique.
Outros usos possíveis para a internet preditiva
A Reply, por enquanto, está ainda em fase beta. Mas já é possível prever outras funcionalidades para a internet preditiva.
Por coletar dados específicos de cada usuário, a internet preditiva pode ser usada para prever não só respostas de chats. Mas também para revolucionar a maneira de escrever e-mails, criar resultados de pesquisa personalizados para cada usuário de acordo com seu perfil. Além de aumentar as possibilidades de segmentação de anúncios para criar públicos que serão mais impactados com suas mensagens.
Se associarmos a internet preditiva à internet das coisas (Internet of Things, ou IoT), a nova tecnologia pode tornar o cotidiano ainda mais confortável e prático, customizando a experiência dos usuários de acordo com o seu próprio comportamento.
Análise preditiva na atualidade
A internet preditiva do Google ainda está sendo testada. No entanto, ela surge de um ramo mais antigo da tecnologia da informação: a análise preditiva. A análise preditiva é a utilização da análise de dados para prever comportamentos e situações futuras.
Graças ao desenvolvimento das ferramentas de análise de dados e da inteligência artificial propiciados pela transformação digital aliado à grande disponibilidade de dados promovida pela internet, a análise preditiva configurou-se como uma maneira de se obter visões confiáveis sobre o que pode acontecer e, assim, tomar decisões assertivas.
O Google, por exemplo, já utiliza análise preditiva em seu buscador. Sugestões de complemento para o que você escreveu no buscador são baseadas em pesquisa feitas por usuários anteriormente. Agora, a diferença é que as previsões da Reply são criadas com base no comportamento individual dos usuários. Ssendo, portanto, muito mais assertivas.
Você mesmo deve ter informações baseadas em análise preditiva, como a previsão de churn e inadimplência, a possibilidade de realizar up selling etc. As informações sobre essa possibilidade só podem ser disponibilizadas após a realização de uma análise de dados anteriores obtidos por sua empresa.
A preditividade na TI
A análise preditiva também pode ser utilizada para otimizar o cotidiano das empresas. Ela é, inclusive, uma das ferramentas utilizadas pelo Intuitive Service Desk (ISD), da Algar Tech. A solução é baseada em IA e IoT, e consiste em um suporte técnico a usuários de TI de grandes corporações.
Aproveite e veja este case de uma importante empresa do segmento industrial que, com ISD, tornou os atendimentos mais ágeis, reduziu as etapas de interação humana, melhorou a experiência do usuário de TI e teve alto ganho em produtividade.
Além de oferecer atendimento em um ponto único de contato, o ISD também coleta e analisa dados sobre os principais problemas e dificuldades que ocorrem na empresa. Após a análise dessas informações, o ISD consegue impedir que esses problemas ocorram e criar uma solução ágil para corrigi-los se ocorrerem.
A solução ainda conta com um robot de atendimento, a Estella. Ela é preparada para auxiliar os usuários a solucionarem seus problemas sem precisarem abrir chamados na TI. Com isso, o ISD permite que a produtividade dos usuários aumente por conta da disponibilidade mais constante do ambiente, que o número de chamados na TI seja reduzido e que a operação flua de maneira mais eficiente.
Conheça agora a Estella!