A Inovação e a transformação digital está nas mãos das pessoas. Por isso, o protagonismo da evolução tecnológica é resultado da capacidade humana de pensar e propor ideias. Sejam elas as mais simples ou as mais radicais e disruptivas. Ao avaliar as empresas listadas como as mais inovadoras do Brasil do ranking Valor Inovação 2018, a maioria se destaca por promover o engajamento interno.
A Embraer, por exemplo, possui um plano de Incentivo para novas ideias que envolve por ano, 50% dos seus funcionários. A Embraco promove sessões de Design Thinking e encontros para gerar ideias. E, em 2017, recebeu 37 mil sugestões, 13 por funcionário.
Assim, esses são dois exemplos que mostram a capacidade de inovação interna. Trata-se de um caminho mais simples e curto para inovar. E o melhor: com quem mais conhece seus problemas e seus clientes.
A Algar Tech segue essa rota. Vem entender como!
Engajamento interno na Algar Tech
No Grupo Algar, e especialmente na Algar Tech, os associados (como são chamados os colaboradores) são estimulados a pensar a inovação. Ou seja, todas as áreas da companhia são incentivadas a inovar por meio de múltiplas abordagens. Conheça algumas delas:
- Engajamento Interno: com estímulo da área de inovação, clientes e operação.
- Embaixadores da Transformação Digital: representantes das áreas que apoiam no engajamento e identificação de ideias e projetos de transformação digital.
- Programas de Formação e Conhecimento “Dê Asas” focado no desenvolvimento de novas competências para evolução do portfólio.
- DT Week: uma semana inteira, a cada semestre. Com transmissão ao vivo para 100% dos associados terem acesso a conhecimento sobre inovação por meio de palestras, painéis, workshops e demonstração de novidades.
- Plano de Incentivo: reconhecimento semestral e anual de projetos implantados com resultados comprovados, que podem chegar a 4 salários/ano por iniciativa implantada.
- Hackathon: maratona de programação para resolução de problemas reais de negócio com premiações em dinheiro.
- Laboratórios e Inovação aberta: associados tem a oportunidade de estarem em contato com as inovações mais disruptivas e tecnologias de ponta.
Como deu para perceber, a transformação digital deve estar inerente à estratégia de crescimento da companhia. Mas, para isso, as empresas que buscam essa evolução devem abraçar e engajar seu ecossistema de inovação com o seu público interno.
Comece já em sua organização. E, então, venha aqui nos contar como se deu o processo de engajamento interno.