Neste Dezembro Vermelho, mês que marca a Luta Mundial contra a AIDS, a Algar Tech preparou um conteúdo fácil e objetivo com as principais dúvidas e esclarecimentos sobre a AIDS/HIV.
A Algar Tech é uma multinacional especializada em processos de negócios, presente em toda a América Latina. Nosso interesse em contribuir para a formação de uma sociedade mais consciente, saudável e um mundo melhor para todas as pessoas viverem de forma plena é genuíno.
Sim, acreditamos nas pessoas! Elas têm tudo para transformar o mundo e nosso papel é ajudá-las, divulgando informação de qualidade e fornecendo apoio para rompermos as barreiras do preconceito. Vamos nessa?
Para quem é esse texto?
Esse texto é recomendado para todas as pessoas, independente do diagnóstico positivo ou negativo. Pois, trata-se de um conteúdo informativo, com orientações sobre prevenção e diversos esclarecimentos acerca do tema.
Sendo assim, aproveite para se informar e cuidar da sua saúde. Leia e compartilhe! Com acesso a informação segura, venceremos o preconceito sofrido pelas pessoas que possam ter contraído esse vírus.
O que é a AIDS/HIV
De acordo com o Ministério da Saúde, a aids é uma doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês). Quando ativado, o vírus ataca o sistema imunológico – responsável por defender nosso organismo de doenças.
Por que é importante usar preservativos?
Ainda, segundo o Ministério da Saúde, o preservativo, ou camisinha, é o método mais conhecido, acessível e eficaz para se prevenir da infecção pelo HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST).
Além da compra nas farmácias e mercados, você pode adquirir os preservativos, tanto o masculino quanto o feminino, gratuitamente em qualquer serviço público de saúde. Caso você não saiba onde retirá-los na sua cidade, ligue para o Disque Saúde (136).
Principais dúvidas e esclarecimentos sobre AIDS/HIV
Como se pega o HIV?
O vírus HIV é transmitido sempre por uma pessoa que já tenha o vírus em seu organismo, via relação sexual (vaginal, anal ou oral) desprotegida (sem camisinha). Também é possível que a contaminação aconteça por meio de contato com objetos perfurantes, cortantes ou durante a gestação, parto ou amamentação.
É possível contrair o vírus HIV com beijos, abraços ou toque?
A resposta é não. Não é possível contrair o vírus HIV com beijos, abraços ou toque. Portanto, pessoas que possuem o vírus podem conviver normalmente com familiares, amigos e companheiros. Inclusive, pessoas portadoras do vírus podem ter relações sexuais protegidas, sem risco de transmissão do vírus.
Onde fazer o exame para saber se tenho HIV/Aids?
No Brasil, os exames são oferecidos gratuitamente pelo SUS, nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). Também é possível saber onde fazer o teste pelo Disque Saúde (136).
Aids tem cura?
Ainda não existe cura, mas existe tratamento eficaz. Atualmente, as pessoas portadoras do vírus têm acesso a tratamento pelo SUS e conseguem ter qualidade de vida.
Ter o vírus (HIV) é a mesma coisa que ter a doença (aids)?
A resposta para essa pergunta é não. Porque é possível que uma pessoa possa conviver anos com o vírus sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, mesmo assim ela pode transmitir o vírus. Portanto, é importante que você se proteja e faça o teste regularmente.
Esse artigo foi criado sob consulta aos sites oficiais e de referência: gov.com.br e Unaids, para levar informações sobre a Aids e a prevenção a mais pessoas. Para nossos techers (associados), também preparamos outros conteúdos com o intuito de conscientizar, além de uma palestra com representantes da Rede Nacional de Pessoas Vivendo Com HIV/Aids (RPN).
Assim, para você que busca mais informações seguras sobre Aids/HIV, recomendamos que acesse: Unaids e Gov.