Blog Algar Tech › Segurança da Informação

O que é cibersegurança e por que sua empresa deve investir nessa solução?

talita
Artigo por
talita
Publicado em
10/10/22
Na imagem vemos no canto esquerdo meio rosto de uma mulher branca com olhos claros e sobrancelha castanho escuro. Ela está olhando para frente. Ao lado dela vemos 4 gráficos que mostram índices de segurança em azul neon. Próximo ao rosto da mulher vemos um cadeado trancado, símbolo da cibersegurança.

Nos últimos anos, com a Transformação Digital muito tem se falado sobre o que é cibersegurança e sua importância para as empresas. Pois, como a pandemia do coronavírus obrigou uma imersão do mercado no digital, nunca foi tão importante proteger a sua empresa e os dados dos seus clientes.

Nesse sentido,  como ainda existem muitos gestores de empresas e TI que deixam seus sistemas vulneráveis, os ataques cibernéticos crescem exponencialmente no Brasil. 

Segundo levantamento da Fortinet, o país registrou no primeiro semestre de 2022, 31,5 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos a empresas. O número é 94% superior na comparação com o primeiro semestre de 2021. E isso coloca o Brasil no 2º país da América Latina com mais ataques cibernéticos em 2022.

Ou seja, será que a sua empresa está realmente protegida? Se você fez essa pergunta, este artigo é para você. Pois, abaixo vamos te explicar o que é cibersegurança e por que sua empresa deve investir nessa solução. 

Boa leitura! 

O que é cibersegurança?

De modo geral, a cibersegurança é a ação de proteger dados de computadores, sistemas, redes e softwares disponíveis na internet. Ou seja, é a solução que protege sua empresa de ataques, roubo, sequestro de arquivos, vazamento de informações confidenciais, entre outros.

Desse modo, o objetivo da cibersegurança é evitar e corrigir falhas que possam deixar os sistemas das empresas e negócios vulneráveis. Isso quer dizer que, esse tipo de investimento não só evita, como corrige possíveis falhas também.

Para isso, a cibersegurança utiliza um conjunto de procedimentos de segurança, que são implantados nas empresas a fim de  assegurar que informações sigilosas não sejam expostas. 

Como a cibersegurança funciona?

Bom, com auxílio da tecnologia, a solução de cibersegurança, como falamos acima, usa diversas técnicas e ferramentas para criar camadas de proteção e assim, blindar os dados das empresas.

Ou seja, são feitos testes de vulnerabilidades, teste de invasão para simulação, criptografia dos dados, assinaturas digitais e instalação de antivírus potentes, por exemplo.

Além disso, é necessário disseminar uma cultura de segurança na empresa para evitar ataques. Como: trocar as senhas mensalmente, não compartilhar senhas, não clicar em emails que pareçam ser golpes e assim por diante. 

Qual é a diferença entre cibersegurança e segurança da informação?

Elas podem parecer sinônimos, mas não são. Cibersegurança e segurança da informação são dois conceitos diferentes que carregam vários pontos em comum, por isso a confusão.

Desse modo, podemos dizer que a cibersegurança é uma parte fundamental da segurança da informação. Pois, a cibersegurança protege tudo que é armazenado no ambiente digital e a segurança da informação é a parte ampla que faz o transporte seguro dos dados até o ambiente digital ou físico.

Ou seja, a cibersegurança só entra em ação quando a segurança da informação é bem executada. Isso quer dizer que ambas são essenciais para o funcionamento, proteção e correção de erros e ataques. 

Por que a cibersegurança é tão importante para as empresas?

Se você chegou até aqui, já percebeu que nós te mostramos vários indícios da importância da cibersegurança para as corporações. Entretanto, para ser mais objetivos, abaixo separamos os principais benefícios dessa solução. 

Confira! 

1 – Evita o comprometimento de dados

Como o principal objetivo da cibersegurança é proteger as informações e dados das empresas, uma das suas principais vantagens é evitar o comprometimento, vazamento e roubo desses dados. 

Pois, como os clientes confiam na empresa e disponibilizam seus dados pessoais é obrigação do negócio tratar e cuidar desses dados da melhor forma possível. Por isso, temos em vigor a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. 

Desse modo, a cibersegurança não deve ser tratada como gasto secundário. Mas sim, como gasto necessário. Pois é ela que irá garantir a segurança e blindagem do seu sistema. 

2 – Garante a confiabilidade dos dados

Outro benefício é a confiabilidade dos dados, tanto para uma gestão mais assertiva quanto para otimizar toda a operação.

Isso quer dizer que, a cibersegurança utilizada juntamente com outras ferramentas, como o armazenamento em cloud, consegue coletar e armazenar dados com backup e registro de alterações. 

Ou seja, além de garantir que as informações e os dados estão corretos, é possível verificar se eles foram alterados ou se tem algum problema no sistema. Assim, ninguém é pego de surpresa.

3 – Mantém a credibilidade da empresa

Como falamos acima, os clientes confiam nas empresas ao cadastrarem seus dados no sistema. Desse modo, a empresa que consegue proteger esses dados confidenciais, sejam eles corporativos ou pessoais, conseguem não só fidelizar seus clientes, mas também garantir um bom funcionamento e uma boa reputação. 

E, você sabe que, quando se perde a confiança do cliente, não há promoção que o faça voltar. Desse modo, invista em um sistema de cibersegurança para manter sua base de clientes segura. 

Além disso, empresas que deixam vazar dados de clientes, não só tem que arcar com as sanções previstas na LGPD, como ficam mal vistas no mercado. Isso quer dizer que, a empresa não só perde clientes e autoridade, como também sua competitividade de mercado.  

4 – Facilita o trabalho dos profissionais de TI

Não é de hoje que o mercado de TI sofre com a escassez de profissionais. Assim, quando se investe em cibersegurança, essa decisão acaba impactando positivamente na performance do time de TI.

Pois, eles vão gastar menos tempo acompanhando tentativas de ataques e reparando falhas no sistema e podem ser mais analíticos em outros setores da empresa.

Desse modo, com a automatização cada vez mais sofisticada de métodos de cibersegurança e proteção de dados, a sua equipe perde menos tempo monitorando e mais tempo pensando no desenvolvimento e crescimento do negócio. 

Portanto, o primeiro passo para considerar o investimento em cibersegurança é que essa solução é uma tendência atual que faz a diferença no futuro da sua empresa no mercado. Pois, com tantos casos de roubos e ataques cibernéticos, vale lembrar que ninguém tem teto de vidro e que um hora pode dar errado.

Ou seja, aproveite que você sabe o que é cibersegurança, aprenda mais sobre o assunto e faça orçamentos dessa solução que se adequam ao momento da sua empresa.

Lembre-se que nós, da Algar Tech, podemos te ajudar a garantir a segurança dos seus dados!

Gostou do conteúdo? Clique aqui e veja 6 cuidados com cibersegurança que você precisa adotar na sua empresa agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Artigos

No mundo corporativo, o Customer Experience (CX) vem ganhando relevância...

Artigos

Atender clientes em larga escala é um dos maiores desafios...

Artigos

Você já deve ter participado de conversas que questionam o...

1
Solução
2
Sobre você
3
Sobre a empresa
Por favor, selecione uma das opções.
Insira seu nome completo.
Insira seu e-mail corporativo.
Seu telefone corporativo. Utilize apenas números.
Seu telefone celular. Utilize apenas números.
Por favor, preencha todos os campos do formulário.