Para acompanhar o ritmo acelerado da transformação digital com atuais e novas tecnologias que estão por vir, o caminho mais veloz é aquele percorrido junto com um conjunto de atores e mecanismos de estímulo à cooperação: o que chamamos de Ecossistema de Inovação.
O que as corporações faziam discretamente em seus laboratórios agora é construído e fortalecido a partir de um relacionamento ativo com a comunidade. Assim, eles discutem juntos, praticam e promovem a inovação, formada principalmente por:
- Parceiros tecnológicos;
- Hubs de inovação;
- Laboratórios e centros de pesquisa;
- Universidades, Institutos e associações da indústria;
- Incubadoras e Aceleradoras de novos negócios e startups;
- Inteligência de mercado, eventos e fóruns temáticos;
- Rede de relacionamentos e comunidades open source;
- Coinovação com clientes e colaboradores da organização.
Parceiros tecnológicos complementam suas soluções. Hubs de inovação, aceleradoras, incubadoras e coworkings promovem a densidade, concentrando e conectando pequenas e grandes com um único propósito. Universidades, laboratórios, centros de pesquisa, institutos e associações fomentam o conhecimento e formam competências. Incubadoras e investidores aceleram e entram com o capital.
Dessa forma, todos juntos constroem uma cultura de negócios mais colaborativa e aberta que impulsionam e complementam esse ambiente.
Inovação na Algar Tech
Na Algar Tech, o caminho de inovação também é fortalecido e acelerado a partir de conexões. Isto é, mais de 80% dos projetos de inovação são executados junto ao ecossistema de inovação, que envolve parcerias com cerca de 100 corporações provedoras de tecnologia como Amazon, IBM, Genesys, Nice, Microsoft, Aspect, Oracle, Avaya entre outras de médio e pequeno porte.
A empresa também possui dois laboratórios de inovação. Sendo um em sua matriz em Minas Gerais e outro dentro do InovaBra habitat do Bradesco em São Paulo. Nesse último, ela promove o estímulo à cocriação com clientes e parceiros para explorar o potencial das tecnologias existentes relacionadas a Big data & Advanced Analytics, Cloud Computing, Internet das Coisas (IOT), Inteligência Artificial (AI), Machine Learning & Robótica, Segurança Digital/Cyber Segurança, integração de sistemas e colaboração rumo à era digital.
Os ingredientes necessários para um Ecossistema de Inovação saudável e evolutivo trazem benefícios para todos os envolvidos com troca de experiência, redes de indicação, reconhecimento da comunidade e conhecimento contínuo.
Mas, como acelerar a transformação digital a partir de um Ecossistema de Inovação?? Disseminar esta cultura de troca e colaboração é essencial para que cada dia mais ideias saiam do papel e tornem-se soluções inovadoras e disruptivas. Ou seja, envolver e dar espaço para projetos em conjunto. Além de apoiar na formação e desenvolvimentos de novos talentos, por meio de programas. Participar das decisões e influenciar o mercado nas questões tributária, trabalhista e legal. E o mais importante, ser uma ponte entre pequenos e grandes, oferecendo oportunidades a novas e promissoras ideias.