Mais do que ser globalizada, a empresa precisar inovar e buscar formas de trabalhar de forma glocal para fortalecer a sua marca. Novas tendências de consumo atendem à necessidade dos clientes por experiências que transformam o consumo em um momento prazeroso.
Assim, a mistura das tradições locais com as culturas globais cria um cenário desafiador e com diversas oportunidades para empresas de diversos portes.
A glocalização é importante por combinar os melhores elementos regionais e globais. Mas ela exige profundo conhecimento do público-alvo e de suas necessidades. De fato, os clientes são atraídos por coisas familiares e que tenham relação com as suas referências e anseios particulares.
O carácter inovador e disruptivo dessa nova tendência está alinhado ao conceito de transformação digital. Por se tratar da mudança por meio da digitalização de processos, esta nova abordagem torna os produtos e serviços da empresa mais interessantes para as comunidades e aos consumidores de outros países.
A inovação é sempre uma parte importante no desenvolvimento do negócio. Por isso, os valores locais e as tendências glocais devem ser considerados para promover um engajamento maior do cliente com a marca. Não basta conhecer o público, mas saber como trabalhar com ele e desenvolver ações que sejam adaptáveis a sua realidade.
Quando uma marca é líder em mercados diversos tem mais chances de enfrentar os mesmos concorrentes. Por isso, combinar as tendências é a melhor forma de tornar a empresa ainda mais competitiva.
Empregue o glocal em sua estratégia
Glocal é um conceito proveniente do lema “think global, act local” e é formado ao mesmo tempo, pelo local e global, considerado um neologismo. Uma organização que pensa glocalmente se conecta tanto ao que acontece ao redor do mundo quanto na região onde está localizada.
Para começar a adotar essa estratégia é importante dar importância ao portfólio e avaliar as suas capacidades e recursos. Além disso, as pessoas querem consumir produtos e serviços que não sejam genéricos.
Os consumidores estão repensando a forma como consomem e reavaliando as marcas para conseguirem experiências mais autênticas e menos materialistas.
Com o acesso ao conhecimento, os clientes sabem exatamente o que querem e podem encontrar as soluções para suas dores com a troca de informações e opiniões disponíveis nas redes sociais. As decisões são tomadas por conta própria, mas sob a influência das recomendações.
Dessa forma, a combinação do local com o global sustenta a marca em diferentes lugares e a torna mais competitiva neste cenário tão exigente.
Assim, conheça cinco tendências de consumo baseadas na glocalidade para agregar nas estratégias do seu negócio:
1 – Senso de comunidade glocal
No atual momento, os consumidores buscam alternativas mais econômicas e que proporcionem experiências satisfatórias. Ao mesmo tempo, ainda buscam conexões globalmente nas redes sociais.
Assim, o que temos são comunidades virtuais que não se limitam geograficamente, mas que se constróem sob interesses e valores em comum. Os membros compartilham suas ideias e hábitos de consumo, o que proporciona excelentes insights para empresas que estejam antenadas com essas tendências.
2 – Produtos que inspirem sentimentos
Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a exposição nas redes sociais e sentem necessidade de preservar seus perfis. Assim, a vontade de reduzir a presença digital é dividida com o desejo de estar sempre conectado. Essa contradição provoca a necessidade de procurar produtos e serviços com uma carga mais emocional.
A busca pelo equilibro físico e mental abre uma grande oportunidade para as empresas investirem em um portfólio repleto de valores e ideais que estejam alinhados com as comunidades glocais.
3 – Alternativas aos produtos de origem animal
Com a mudança na forma de pensar e a conscientização sobre as formas de consumo, há uma parcela do mercado que está em ascensão. As pessoas estão preocupadas com os materiais utilizados na fabricação de roupas, cosméticos e alimentos, por exemplo. Assim, o nicho vegano, por exemplo, ganha mais espaço e interesse de marcas grandes.
4 – Apelo ao emocional
As pessoas buscam por experiências reais e querem sentir confiança nos produtos e serviços que as empresas oferecem. Desejam contato com o que me mexe com seu lado emocional ou inspira nostalgia.
A realidade desejada faz com que tudo seja criado com o objetivo de sensibilizar o público-alvo. Assim, observar os novos hábitos de consumo e entender como as pessoas querem consumir.
5 – O desejo pelo bem-estar
O bem-estar é uma tendência glocal por incluir os hábitos das pessoas em utilizar os celulares para ficarem por dentro do que acontece na região e no mundo. Todo mundo deseja atividades prazerosas, que fazem bem para a mente e o corpo.
Assim, conhecer os hábitos de utilização da internet deve fazer parte da estratégia da empresa de proporcionar experiências memoráveis. Os consumidores querem produtos ou serviços que provocam a sensação de estarem de bem com a vida, tranquilos e relaxados.
Glocal e a Transformação Digital
A globalização representa, enquanto processo, algo inovador e disruptivo que conversa muito bem com a transformação digital. Essa abordagem proporciona grandes oportunidades e podem ajudar a alcançar nichos de mercado que antes não seriam facilmente atingidos.
Com a evolução da tecnologia, há tantas possibilidades para que os problemas das pessoas sejam resolvidos com soluções que sejam adaptáveis. E isso faz sentido em um contexto glocal.
As empresas que investem em estratégias glocais, locais e globais conseguem se manter competitivas e disruptivas. A glocalização permite que o relacionamento com os clientes inclua diversas características locais e tendências globais para proporcionar experiências de compra incríveis.
Ao reforçar e valorizar a economia local, a empresa tem acesso às referências e informações sobre o público-alvo de forma mais detalhada e humanizada.
Está na hora da sua empresa repensar as estratégias de atendimento ao cliente e pensar na tendência de consumo Glocal.
Entre em contato com a Algar Tech e traga novas tendências para o seu negócio.