Cada vez mais, o cloud computing tem ganhado espaço no contexto corporativo. Ou seja, o número crescente de empresas que fazem a gestão de serviços na nuvem oferece uma amostra de que a adoção desse tipo de tecnologia é algo inevitável. Assim, como consequência, as certificações de Cloud Computing se tornaram cada dia mais essenciais.
Pois, o mercado de cloud computing tem tudo para gerar uma demanda crescente por profissionais de TI qualificados e que tenham completo domínio do assunto. Nesse sentido, buscar por certificações reconhecidas e valorizadas surgem como um mecanismo capaz de auxiliar pessoas que procuram por oportunidades de trabalho na área.
Conheça a seguir sete certificações de Cloud Computing consideradas muito importantes atualmente.
1 – Certificate of Cloud Security Knowledge
Considerada pioneira no segmento de certificações voltadas para a computação em nuvem, a Certificate of Cloud Security Knowledge não está diretamente relacionada a nenhum provedor de serviços de cloud, uma vez que tem como intuito certificar a competência dos profissionais em áreas consideradas essenciais para a garantia da segurança na nuvem.
Desse modo, oferecida pela Cloud Security Alliance (CSA), essa certificação abrange uma ampla gama de tópicos, como arquitetura, governança, legal, auditoria, gerenciamento de informações e segurança de dados.
2 – AWS Certified Solutions Architect
As certificações Amazon Web Services (AWS) foram criadas para reconhecer os profissionais de tecnologia que apresentam habilidades e conhecimentos técnicos e específicos obrigatórios para planejar, implementar e executar demandas relacionadas à infraestrutura AWS.
Ou seja, são credenciais que ajudam as organizações a identificar e desenvolver talentos com habilidades críticas para a implementação de iniciativas na nuvem.
Além disso, elas são divididas em quatro níveis, denominados Básico, Profissional, Associado e Especialista.
Nível Básico
Cloud Practitioner: valida a fluência na nuvem e o conhecimento básico da AWS.
Nível Profissional
Solutions Architect: valida a capacidade de projetar, implantar e avaliar aplicações na AWS com requisitos variados e complexos.
DevOps Engineer: valida a capacidade de automatizar o teste e a implantação da infraestrutura e das aplicações da AWS.
Nível Associado:
Solutions Architect: valida a capacidade de desenvolver e implementar sistemas distribuídos na AWS.
Developer: valida a capacidade de escrever e implantar aplicações baseadas na nuvem.
SysOps Administrator: demonstra experiência na implementação, gerenciamento e operação de workloads na AWS.
Nível Especialista
Advanced Networking: valida a experiência em design e manutenção de arquitetura de rede para o portfólio de produtos da AWS.
Data Analytics: valida a experiência no uso de data lakes e serviços analíticos da AWS para obter insights dos dados.
Database: valida o conhecimento em recomendação, projeto e manutenção de soluções de banco de dados otimizadas da AWS.
Machine Learning: valida a experiência na criação, treinamento, ajuste e implantação de modelos de machine learning (ML) na AWS.
Security: valida a experiência em segurança de dados e workloads na Nuvem AWS.
SAP on AWS: valida a expertise em criação, implementação, migração e operação de workloads de SAP na AWS.
3 – Cloud Institute Certifications
O Cloud Institute Certifications opera a nível global e oferece um programa de certificações neutras. Ou seja, sem vínculo com nenhuma empresa prestadora de serviço de computação em nuvem.
Dedicado a especialistas que trabalham com cloud computing, arquitetura, segurança, governança e infraestrutura, o programa baseia seus ensinamentos nas descobertas e recomendações do National Institute of Standards and Technology, do Departamento de Comércio dos Estados Unidos.
Atualmente, o instituto disponibiliza uma avaliação aberta, chamada Cloud Open Exam (COE), e duas certificações propriamente ditas, que são o Architect Architect Certified (CCA) e o Certified Cloud Professional (CCP).
Assim, o COE é considerada uma introdução ao assunto de computação em nuvem. Ele oferece conhecimento acerca de conceitos básicos do assunto, como o que é IaaS, PaaS, SaaS, suas principais vantagens e as características da tecnologia.
Já as certificações são voltadas para a capacitação em design e implementação de cloud computing (CCA) e conhecimento aprofundado em modelos de negócio e a essência do funcionamento técnico da nuvem (CCP).
4 – Certificação Cloud Computing da Cloud School
A Cloud School é uma escola global que disponibiliza diversos treinamentos e certificações, sendo um dos segmentos oferecidos com foco na computação em nuvem. Ou seja, o programa de certificados é destinado a diversas áreas do cloud e não possui vínculo com nenhum provedor em específico.
Entre as nove opções disponíveis, estão:
- Certified Cloud Professional
- Certified Cloud Technology Professional
- Certified Cloud Architect
- Certified Cloud Governance Specialist
- Certified Cloud Security Specialist
- Certified Cloud Storage Specialist
- Certified Cloud Virtualization Specialist
- Certified Cloud Capacity Specialist
- Certified Cloud Trainer
5 – Red Hat OpenStack
A certificação OpenStack, oferecida pela Red Hat para administradores de sistema tem como intuito medir a capacidade dos profissionais de TI no que diz respeito ao planejamento, construção, implantação e gerenciamento de nuvens privadas na Red Hat OpenStack.
Capaz de construir nuvens que conseguem gerenciar diversos componentes de infraestruturas virtualizadas (IaaS), a plataforma permite que o usuário utilize apenas os componentes que desejar. São exemplos: Swift, Cinder, Glance e Keystone.
Desse modo, os administradores certificados pela Red Hat tornam-se habilitados para instalar e configurar o OpenStack, gerenciar usuários, projetos, gêneros e regras e também o armazenamento realizado na plataforma.
6 – CompTIA Cloud Essentials e Cloud+
Ambas oferecidas pela CompTIA, as certificações Cloud Essentials e Cloud+ são classificadas respectivamente como especializada e profissional, o que exige do candidato conhecimento prévio acerca da cloud computing.
A Cloud Essentials proporciona ao profissional compreender aspectos comerciais e técnicos da nuvem, oferecendo, assim, conhecimentos teóricos e práticos a respeito do assunto. Já a Cloud+ busca capacitar o candidato em relação a ambiente de rede e infraestrutura.
7 – Certified Information Systems Security Professional (CISSP)
Emitida pela The International Information Systems Security Certification Consortium (ISC)², a Certified Information Systems Security Professional (CISSP) é uma das certificações mais valorizadas no mercado. Afinal, o conteúdo oferecido é neutro e confirma que o profissional certificado possui compreensão ampla sobre segurança digital, cloud, mobilidade e gestão de riscos.
Certificações Cloud Computing
Em resumo, as principais certificações são:
- Certificate of Cloud Security Knowledge
- AWS Certified Solutions Architect
- Cloud Institute Certifications
- Cloud School
- Red Hat OpenStack
- CompTIA Cloud Essentials e Cloud+
- Certified Information Systems Security Professional (CISSP)
Agora que você conhece as principais certificações Cloud Computing do mercado, é hora de turbinar seu currículo e seu LinkedIn.