Blog Algar Tech › Soluções de TI

Conheça 7 certificações Cloud Computing muito importantes atualmente

Cada vez mais, o cloud computing tem ganhado espaço no contexto corporativo. Ou seja, o número crescente de empresas que fazem a gestão de serviços na nuvem oferece uma amostra de que a adoção desse tipo de tecnologia é algo inevitável. Assim, como consequência, as certificações de Cloud Computing se tornaram cada dia mais essenciais.

Pois, o mercado de cloud computing tem tudo para gerar uma demanda crescente por profissionais de TI qualificados e que tenham completo domínio do assunto. Nesse sentido, buscar por certificações reconhecidas e valorizadas surgem como um mecanismo capaz de auxiliar pessoas que procuram por oportunidades de trabalho na área.

Conheça a seguir sete certificações de Cloud Computing consideradas muito importantes atualmente.

1 – Certificate of Cloud Security Knowledge

Considerada pioneira no segmento de certificações voltadas para a computação em nuvem, a Certificate of Cloud Security Knowledge não está diretamente relacionada a nenhum provedor de serviços de cloud, uma vez que tem como intuito certificar a competência dos profissionais em áreas consideradas essenciais para a garantia da segurança na nuvem.

Desse modo, oferecida pela Cloud Security Alliance (CSA), essa certificação abrange uma ampla gama de tópicos, como arquitetura, governança, legal, auditoria, gerenciamento de informações e segurança de dados.

2 – AWS Certified Solutions Architect

As certificações Amazon Web Services (AWS) foram criadas para reconhecer os profissionais de tecnologia que apresentam habilidades e conhecimentos técnicos e específicos obrigatórios para planejar, implementar e executar demandas relacionadas à infraestrutura AWS. 

Ou seja, são credenciais que ajudam as organizações a identificar e desenvolver talentos com habilidades críticas para a implementação de iniciativas na nuvem.

Além disso, elas são divididas em quatro níveis, denominados Básico, Profissional, Associado e Especialista.

Nível Básico

Cloud Practitioner: valida a fluência na nuvem e o conhecimento básico da AWS.

Nível Profissional

Solutions Architect: valida a capacidade de projetar, implantar e avaliar aplicações na AWS com requisitos variados e complexos.

DevOps Engineer: valida a capacidade de automatizar o teste e a implantação da infraestrutura e das aplicações da AWS.

Nível Associado:

Solutions Architect: valida a capacidade de desenvolver e implementar sistemas distribuídos na AWS. 

Developer: valida a capacidade de escrever e implantar aplicações baseadas na nuvem. 

SysOps Administrator: demonstra experiência na implementação, gerenciamento e operação de workloads na AWS.

Nível Especialista

Advanced Networking: valida a experiência em design e manutenção de arquitetura de rede para o portfólio de produtos da AWS.

Data Analytics: valida a experiência no uso de data lakes e serviços analíticos da AWS para obter insights dos dados.

Database: valida o conhecimento em recomendação, projeto e manutenção de soluções de banco de dados otimizadas da AWS.

Machine Learning: valida a experiência na criação, treinamento, ajuste e implantação de modelos de machine learning (ML) na AWS.

Security: valida a experiência em segurança de dados e workloads na Nuvem AWS.

SAP on AWS: valida a expertise em criação, implementação, migração e operação de workloads de SAP na AWS. 

3 – Cloud Institute Certifications

O Cloud Institute Certifications opera a nível global e oferece um programa de certificações neutras. Ou seja, sem vínculo com nenhuma empresa prestadora de serviço de computação em nuvem.

Dedicado a especialistas que trabalham com cloud computing, arquitetura, segurança, governança e infraestrutura, o programa baseia seus ensinamentos nas descobertas e recomendações do National Institute of Standards and Technology, do Departamento de Comércio dos Estados Unidos.

Atualmente, o instituto disponibiliza uma avaliação aberta, chamada Cloud Open Exam (COE), e duas certificações propriamente ditas, que são o Architect Architect Certified (CCA) e o Certified Cloud Professional (CCP).

Assim, o COE é considerada uma introdução ao assunto de computação em nuvem. Ele oferece conhecimento acerca de conceitos básicos do assunto, como o que é IaaS, PaaS, SaaS, suas principais vantagens e as características da tecnologia.

Já as certificações são voltadas para a capacitação em design e implementação de cloud computing (CCA) e conhecimento aprofundado em modelos de negócio e a essência do funcionamento técnico da nuvem (CCP).

4 – Certificação Cloud Computing da Cloud School

A Cloud School é uma escola global que disponibiliza diversos treinamentos e certificações, sendo um dos segmentos oferecidos com foco na computação em nuvem. Ou seja, o programa de certificados é destinado a diversas áreas do cloud e não possui vínculo com nenhum provedor em específico.

Entre as nove opções disponíveis, estão:

  • Certified Cloud Professional
  • Certified Cloud Technology Professional
  • Certified Cloud Architect
  • Certified Cloud Governance Specialist
  • Certified Cloud Security Specialist
  • Certified Cloud Storage Specialist
  • Certified Cloud Virtualization Specialist
  • Certified Cloud Capacity Specialist
  • Certified Cloud Trainer

5 – Red Hat OpenStack

A certificação OpenStack, oferecida pela Red Hat para administradores de sistema tem como intuito medir a capacidade dos profissionais de TI no que diz respeito ao planejamento, construção, implantação e gerenciamento de nuvens privadas na Red Hat OpenStack.

Capaz de construir nuvens que conseguem gerenciar diversos componentes de infraestruturas virtualizadas (IaaS), a plataforma permite que o usuário utilize apenas os componentes que desejar. São exemplos: Swift, Cinder, Glance e Keystone.

Desse modo, os administradores certificados pela Red Hat tornam-se habilitados para instalar e configurar o OpenStack, gerenciar usuários, projetos, gêneros e regras e também o armazenamento realizado na plataforma.

6 – CompTIA Cloud Essentials e Cloud+

Ambas oferecidas pela CompTIA, as certificações Cloud Essentials e Cloud+ são classificadas respectivamente como especializada e profissional, o que exige do candidato conhecimento prévio acerca da cloud computing.

A Cloud Essentials proporciona ao profissional compreender aspectos comerciais e técnicos da nuvem, oferecendo, assim, conhecimentos teóricos e práticos a respeito do assunto. Já a Cloud+ busca capacitar o candidato em relação a ambiente de rede e infraestrutura.

7 – Certified Information Systems Security Professional (CISSP)

Emitida pela The International Information Systems Security Certification Consortium (ISC)², a Certified Information Systems Security Professional (CISSP) é uma das certificações mais valorizadas no mercado. Afinal, o conteúdo oferecido é neutro e confirma que o profissional certificado possui compreensão ampla sobre segurança digital, cloud, mobilidade e gestão de riscos.

Certificações Cloud Computing

Em resumo, as principais certificações são:

  • Certificate of Cloud Security Knowledge
  • AWS Certified Solutions Architect
  • Cloud Institute Certifications
  • Cloud School
  • Red Hat OpenStack
  • CompTIA Cloud Essentials e Cloud+
  • Certified Information Systems Security Professional (CISSP)

Agora que você conhece as principais certificações Cloud Computing do mercado, é hora de turbinar seu currículo e seu LinkedIn.

Assine nossa Newsletter

Saiba tudo o que acontece no mundo Tech

Ao enviar este formulário, você concorda com a coleta de seus dados pessoais de acordo com nossa Política de privacidade.

0 resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Artigos

Pense no seguinte cenário: uma grande instituição financeira percebe um...

Artigos

Os chatbots têm sido amplamente adotados pelas empresas para interação...

Materiais Gratuitos

Com um cenário volátil e acelerado, perder tempo não pode...

1
Solução
2
Sobre você
3
Sobre a empresa
Por favor, selecione uma das opções.
Insira seu nome completo.
Insira seu e-mail corporativo.
Seu telefone corporativo. Utilize apenas números.
Seu telefone celular. Utilize apenas números.
Por favor, preencha todos os campos do formulário.