Blog Algar Tech › Artigos

Análise de dados: por que sua empresa precisa dela para otimizar o relacionamento com os clientes?

Algar Tech
Artigo por
Algar Tech
Publicado em
5/09/22

Análise de dados: por que sua empresa precisa dela para otimizar o relacionamento com os clientes?

Tomar decisões de maneira consciente e assertiva pode mudar os rumos da sua empresa. Desse modo, investir na análise de dados e no aproveitamento inteligente deles precisa estar no radar de inovação do negócio. 

Pensando nisso, a Algar Tech preparou um conteúdo completo para falar sobre a análise de dados e mostrar como essa prática pode elevar a qualidade das interações da empresa com o cliente. Transformando, assim esse relacionamento e gerando muito mais oportunidades de negócio. 

Ficou interessado? Continue a leitura e fique por dentro desse importante assunto! 

Afinal, o que é análise de dados? 

A análise de dados traduz um processo estruturado, cuja finalidade básica é transformar informações e registros esparsos em insights úteis as mais diferentes aplicações. Em outras palavras, essa análise funciona como a interpretação dos dados, de modo que números e estatísticas sejam convertidos em conclusões lógicas e conscientes. 

Sobretudo no contexto atual, em que os dados figuram entre os principais ativos das empresas, essa análise é a chave para a tomada de decisão e geração de valor. Por exemplo, é a partir dela que os negócios podem construir um perfil do seu público, identificando padrões específicos, como idade, localização e preferências de compra. 

Quais são os tipos de análise de dados? 

Com a Transformação Digital, os dados passaram a ter uma relevância ainda maior no meio empresarial.  

Pois, em um mercado cada dia mais competitivo e consumidores cada vez mais exigentes, há uma crescente demanda sobre os negócios para que otimizem suas ofertas, serviços, produtos e atendimento. E, tudo isso deve se alinhar às necessidades e desejos do seu público com total precisão. 

Por isso, nesse cenário, a intuição e o feeling perderam espaço para a análise de dados, já que as decisões das empresas, por mais simples que sejam, agora precisam estar focadas nas demandas do consumidor. Do contrário, podem não surtir os efeitos desejados. 

Assim, toda essa realidade fez com que a análise de dados se tornasse uma necessidade. Ou seja, o processo evoluiu e, hoje, se ramifica em diferentes tipos, como mostramos a seguir. Confira! 

Preditiva 

A análise de dados preditiva tem como fundamento a utilização de registros e informações do passado para antecipar eventos futuros. Assim, nesse modelo de análise, séries históricas são avaliadas com o objetivo de identificar determinados padrões. Esses, por sua vez, ajudam a prever o futuro. 

Dessa forma, na prática, seria como se uma empresa avaliasse os seus dados de vendas dos cinco anos anteriores e, a partir disso, chegasse a seguinte questão: “o que pode acontecer no futuro?”. 

Prescritiva 

Diferentemente da análise preditiva, que foca em prever eventos futuros, a análise prescritiva se concentra e fornecer as razões lógicas para se tomar uma decisão. Assim, ao considerar todos os fatores relevantes, a análise prescritiva fornece recomendações para se determinar um curso de ação ideal. 

De acordo com o glossário Gartner, esse modelo de análise de dados examina as informações para responder às questões: “o que deve ser feito?” ou “o que fazer para que determinado fato aconteça?”. 

Descritiva 

Aqui, a análise de dados busca responder à questão: “o que aconteceu?”. Dessa forma, trata-se de um modelo no qual se procede à análise com o objetivo de encontrar as respostas para as mais diversas questões que surgem dentro da empresa. 

Diagnóstica 

Por fim, a análise diagnóstica tem a missão de responder à questão: “por que isso aconteceu?”. Assim, corresponde ao processo de utilização dos dados para determinar as causas por trás de algumas tendências e as correlações entre variáveis.  

Ou seja, na prática, a análise diagnóstica pode ser vista como a etapa seguinte da análise descritiva. 

Como utilizar dados para otimizar o relacionamento com o cliente? 

Tomando como base o fato de que os dados não são apenas dados, mas um retrato estatístico de uma realidade, não é difícil enxergar as diferentes possibilidades que eles oferecem. Assim, principalmente, quando o objetivo é otimizar o relacionamento da empresa com o seu cliente. 

Nesse sentido, por exemplo, os dados são a chave para a identificação de padrões e tendências importantes relacionados ao cliente, como: 

  • faixa etária; 
  • localização; 
  • canais de interação mais buscados; 
  • padrões de compra; 
  • valor médio das transações; 
  • preferências de pagamento; 
  • buscas dentro do site ou aplicativo. 

Ou seja, existe um mar de informações que, quando estruturado, pode conduzir a ações muito mais estratégicas. Então, a partir desse amplo conhecimento sobre o público que os dados oferecem, empresas podem: 

  • otimizar suas ofertas e linguagem; 
  • implementar o ideal de omnicalidade no atendimento; 
  • ajustar suas estratégicas de marketing, focando em conteúdos mais aderentes ao público; 
  • oferecer condições de compra e pagamento que atendem melhor às demandas; 
  • reforçar a atuação em canais de maior preferência do cliente; 
  • otimizar o atendimento, ajustando a linguagem e os serviços ao perfil do consumidor. 

Assim, tudo isso, em conjunto ou isoladamente, representa um forte fator de otimização do relacionamento com o cliente. Já que todas as ações da empresa passam a ter o consumidor como foco central.  

Dessa forma, tanto o nível de personalização quando de satisfação podem ser elevados. 

A Algar Tech te ajuda a melhorar o relacionamento com o cliente! 

Até aqui, vimos que a análise de dados é um processo crucial para a tomada de decisão. A partir dessa prática é possível identificar padrões e tendências, transformando dados frios em insights úteis e precisos. 

Nesse contexto, a análise de dados, embora tenha aplicações diversas, exerce um papel de destaque na hora de melhorar o relacionamento com o cliente. E isso acontece especialmente quando apoiado no uso de soluções especializadas, como a fornecida pela Algar Tech. 

Nesse sentido, a ferramenta de Relacionamento Digital da Algar Tech promove a aproximação entre cliente e empresa, a partir da automação e uso inteligente dos dados. Assim, com a solução é possível mapear e gerenciar todas as interações, identificando o momento ideal para o contato, o tom mais adequado e o canal mais conveniente para o cliente. 

Dessa forma, sua empresa será capaz de potencializar as interações, personalizando-as de acordo com o perfil do público, para garantir uma aderência ainda maior aos objetivos de negócio.  

Desse modo, a solução de Relacionamento Digital ainda oferece recursos estratégicos, como: 

  • imersão e mapeamento das jornadas; 
  • análise de dados (interações de voz e texto em canais de contato, histórico de interações, comportamentos anteriores, fontes externas, dados de navegação, CRM, entre outros); 
  • ideação e cocriação; 
  • eliminação de demandas desnecessárias; 
  • automação e autosserviço; 
  • atendimento especializado e consultivo. 

E, tudo isso pode ser convertido em uma melhor experiência para o cliente, o que impacta positivamente sobre os resultados da sua empresa. Ou seja, a solução da Algar é a chave para melhorar o relacionamento com o cliente, aumentar o faturamento e, ainda, reforçar a Transformação Digital do seu negócio. 

Por fim, se o que você busca é aprimorar a relação da sua empresa com o público a partir da inovação, saiba que focar na análise de dados e no uso inteligente deles é o melhor caminho. Nesse ponto, a Algar Tech tem muito a contribuir, ofertando expertise no assunto e as melhores soluções para dar suporte a todo processo. 

Entre em contato conosco hoje mesmo e entenda como transformar o relacionamento com o cliente com o apoio da tecnologia! 

Assine nossa Newsletter

Saiba tudo o que acontece no mundo Tech

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Eventos e Premiações

Em um dos lugares mais lindos da Bahia (Trancoso), aconteceu,...

Tendências e inovações

A inovação tecnológica é fundamental para as empresas se manterem...

1
Solução
2
Sobre você
3
Sobre a empresa
Por favor, selecione uma das opções.
Insira seu nome completo.
Insira seu e-mail corporativo.
Seu telefone corporativo. Utilize apenas números.
Seu telefone celular. Utilize apenas números.
Por favor, preencha todos os campos do formulário.