Blog Algar Tech › Customer Experience

Atendimento inclusivo: o caminho para disponibilizá-lo na sua empresa

As pessoas são diferentes entre si, o que significa que cada uma possui uma determinada necessidade quando falamos em atendimento inclusivo. E isso inclui os seus clientes!

É possível que os consumidores da sua empresa tenham necessidades distintas no que se refere ao problema que precisam resolver. Porém, também podem ter demandas personalizadas em relação ao tipo de atendimento, canal de comunicação, linguagem e outros elementos. Entender essa variação e se adequar às diferentes necessidades de cada grupo faz parte do conceito de atendimento inclusivo.

Quer saber mais sobre o que significa atendimento inclusivo e como colocar isso em prática na sua empresa? Então continue a leitura e descubra!

O que significa atendimento inclusivo e por que ele é tão essencial?

Quando falamos em atendimento inclusivo, a primeira coisa que imaginamos é na necessidade de garantir, para pessoas com algum tipo de deficiência, o acesso ao serviço de atendimento. E o foco dessa estratégia é exatamente esse! Mas, podemos ir além, pensando na inclusão em todos os seus níveis.

É possível entender o conceito de atendimento inclusivo como uma prática que permite que todas as pessoas sejam atendidas pela sua empresa, independente de terem deficiências, necessidades ou demandas diferentes. Esse atendimento deve ser de qualidade e sem distinções.

Nesse aspecto, duas palavras ganham destaque: acessibilidade e inclusão. Isso significa que você deve entender qual a melhor forma de promover o acesso ao atendimento, principalmente pensando nas pessoas que possuem algum tipo de deficiência, como visual ou auditiva.

Garantido o acesso, é hora de pensar nos outros quesitos que permitem a inclusão. Isso quer dizer que o atendimento deve ser próximo e personalizado para todas as pessoas, independente das suas condições e necessidades. Além disso, a experiência do cliente com o atendimento da sua empresa deve ser igualitária e de alta qualidade.

Vale destacar que o atendimento inclusivo é essencial para qualquer companhia. Em primeiro lugar, ele faz parte do compromisso ético que você estabelece com os seus clientes e a sociedade como um todo, visando garantir um atendimento de qualidade, sem nenhum tipo de discriminação ou preconceito. Dessa forma, investir nesse conceito é uma obrigação das organizações.

Mas, para além desse compromisso, vale destacar que o atendimento inclusivo traz outros benefícios para a empresa e clientes. Afinal, você aumenta os níveis de satisfação dos consumidores, aumentando também o seu NPS e probabilidade de retenção e fidelização. O atendimento inclusive também abre portas para um melhor posicionamento do mercado, criando um diferencial competitivo para o seu negócio.

Como tornar o atendimento da sua empresa mais inclusivo

Agora que você já sabe o que é atendimento inclusivo e a importância de investir nessa estratégia, é hora de entender como colocar isso em prática. Veja algumas dicas de ouro para implementar o atendimento inclusivo na sua empresa:

Conheça a jornada do cliente

O primeiro passo para se tornar uma empresa inclusiva é entender como é a jornada do cliente hoje e, a partir disso, descobrir a melhor forma de transformá-la. Portanto, faça uma pesquisa e desenhe essa jornada. Lembre-se de incluir os canais usados por ele em cada um dos momentos de contato com a sua empresa, assim como pontos positivos e negativos.

A partir desse diagnóstico, entenda quais são os elementos que estão bloqueando a acessibilidade e inclusão do seu atendimento. Ou seja, tente entender quais são os pontos nos quais você ainda não é capaz de garantir um bom atendimento para todos e o que deve ser feito para melhorá-los. Crie planos de ação para efetivamente transformar o seu atendimento.

Invista na comunicação com o seu cliente

Um dos pontos centrais para um bom atendimento é a comunicação com o cliente, não é mesmo? Afinal, ela precisa ser feita de forma clara, usando a linguagem adequada para o consumidor e por meio do canal que ele preferir.

Dessa forma, para um atendimento inclusivo, é essencial que você invista na comunicação. Nesse aspecto, vale destacar que a linguagem e canal de comunicação são centrais para a acessibilidade e inclusão. Repense esses dois elementos de forma a criar estratégias que abranjam todo o público, sem distinções.

Treine a sua equipe

Ter colaboradores capacitados para atender aos clientes sem nenhum tipo de discriminação, solucionando o problema do consumidor, é essencial. Portanto, invista em treinamentos para que o seu time tenha todas as competências e habilidades necessárias para colocar o atendimento inclusivo em prática.

Para isso, você pode começar com um mapeamento de competências, identificando quais ainda precisam ser desenvolvidas pelos colaboradores. A partir dessa análise, busque treinamentos e capacitações de qualidade para o time. Focar em aptidões como comunicação não-violenta, negociação e empatia pode ser importante nesse processo.

Personalize o atendimento

Se você quer levar a inclusão para outro nível e efetivamente oferecer um atendimento de qualidade, é hora de investir na personalização. Ou seja, é necessário que você trate cada cliente com cuidado, entendendo que ele é único e que as suas demandas devem ser atendidas.

Para isso, invista em um processo flexível de atendimento, capaz de se adequar às necessidades dos clientes. Os colaboradores devem ser capazes de ajustar a linguagem, soluções oferecidas e processos ao que o cliente deseja. Além disso, a tecnologia e ferramentas que você utiliza também devem permitir a personalização, de forma a garantir um atendimento humanizado, de acordo com as demandas reais de cada um dos consumidores.

Gestão de relacionamento com o cliente: como a Algar pode trazer inclusão ao seu atendimento

Contar com uma empresa especializada pode ser o diferencial que você precisa para colocar o atendimento inclusivo em prática na empresa. E a Algar Tech pode ser a sua maior aliada nesse momento!

Isso porque nós oferecemos um serviço completo de gestão de relacionamento com o cliente. Você pode contar com um backoffice digital completo, soluções de relacionamento digital, cobrança digital e operações de vendas, de acordo com as suas demandas e necessidades.

Dessa forma, é possível customizar toda a tecnologia e plataformas de suporte e apoio para a comunicação com o cliente. Sua empresa passará a ofertar um atendimento de qualidade, da forma como o cliente desejar e usando o canal de comunicação que ele preferir.

Todo esse cuidado traz a inclusão para dentro da organização. Afinal, você valoriza as necessidades específicas de cada um dos clientes, oferecendo soluções rápidas e eficientes e uma grande flexibilidade no atendimento, de forma a garantir que todos terão uma experiência positiva, sem discriminações.

Ficou interessado? Então entre em contato com a Algar agora mesmo e conheça mais sobre as nossas soluções!

Assine nossa Newsletter

Saiba tudo o que acontece no mundo Tech

Ao enviar este formulário, você concorda com a coleta de seus dados pessoais de acordo com nossa Política de privacidade.

0 resposta

  1. Tenho interesse em saber mais, clientes no qual já atendo faço esse filtro…pra entender e desenvolver a comunicação , tenho atendimento personalizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Artigos

Pense no seguinte cenário: uma grande instituição financeira percebe um...

Artigos

Os chatbots têm sido amplamente adotados pelas empresas para interação...

Materiais Gratuitos

Com um cenário volátil e acelerado, perder tempo não pode...

1
Solução
2
Sobre você
3
Sobre a empresa
Por favor, selecione uma das opções.
Insira seu nome completo.
Insira seu e-mail corporativo.
Seu telefone corporativo. Utilize apenas números.
Seu telefone celular. Utilize apenas números.
Por favor, preencha todos os campos do formulário.