Blog Algar Tech › Customer Experience

Entenda como o metaverso irá impactar na experiência do cliente

Algar Tech
Artigo por
Algar Tech
Publicado em
22/07/22

Parece coisa de ficção científica, mas um universo imersivo totalmente virtual está cada vez mais próximo da nossa realidade. Esse é o metaverso, uma tendência que vem mexendo com o mundo da tecnologia e inspirou, até mesmo, a mudança de nome do grupo Facebook para Meta 

Mas, para além do impacto nas grandes corporações do mundo da tecnologia, o metaverso também traz mudanças no comportamento da sociedade e dos seus clientes. Essa nova realidade pode transformar a forma como os consumidores veem a sua marca e o que eles esperam, assim como os critérios para avaliar a experiência na sua empresa.  

Quer saber mais sobre o assunto e como ele irá impactar na experiência do cliente, inclusive na sua empresa? Então continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!  

Entenda o Metaverso 

Apesar de ter surgido na década de 90, o conceito de metaverso só ganhou notoriedade nos últimos anos. Ele se refere à uma realidade virtual paralela, totalmente imersiva. Na mistura entre rede social, jogos de RPG, inteligência artificial e mercado, o metaverso propõe a criação de uma sociedade totalmente digital, na qual as pessoas pudessem realizar as atividades do dia a dia e, até mesmo, ir além, se conectando em níveis ainda inimagináveis.  

Para ficar mais claro, pense nele como uma comunidade virtual. Você cria um avatar da forma como preferir e compra um terreno ou uma casa já pronta para morar. Nesse universo, você é capaz de comprar produtos de marcas famosas, como Adidas e Nike. Também pode interagir com outros participantes, frequentar festas e shows, fazer atividades físicas. Ou seja, pode fazer tudo que faz no seu dia a dia, mas em uma realidade virtual.  

As tecnologias por trás do metaverso 

Para que o metaverso efetivamente exista, é necessário o suporte de uma série de tecnologias, muitas delas de surgimento recente. Conheça agora as principais delas:  

Blockchain 

O blockchain é uma das principais tendências da tecnologia. Afinal, para além de atuar como um suporte para o metaverso e as criptomoedas, ele também é usado em diversos outros processos, como transações financeiras, autenticação de documentos e comercialização de obras de arte digitais.  

A sua principal função é permitir que sejam criados conteúdos virtuais autênticos de forma descentralizada e segura. Dessa forma, ele é um dos principais responsáveis pela viabilização do metaverso. Afinal, cada um dos elementos contidos nesse espaço é criado e mobilizado a partir dessa tecnologia.  

Criptomoedas 

Como você já sabe, o metaverso possui uma economia totalmente própria. Nele, você é capaz de adquirir terrenos, casas, produtos, ingressos para shows e festas, entre outras mercadorias e serviços. E tudo isso é feito por meio das criptomoedas.  

Essa tecnologia permite a criação dessa economia única, abrindo espaço para a compra e venda de produtos autenticados. Alinhada às NFTs (Tokens Não Fungíveis), as criptomoedas prometem ser uma das promotoras do metaverso.   

Realidade virtual 

Outro conceito central para o metaverso é a realidade virtual. Ela se refere ao uso de tecnologias para criar uma realidade totalmente localizada no mundo digital, transportando atividades e estruturas do mundo “real” para o mundo virtual.  

A realidade virtual pode acontecer em diversos níveis. Desde muitos anos atrás, jogos com uma proposta imersiva já investem em realidade virtual, usando apenas a tela dos computadores e celulares para simular um novo universo. Porém, com o uso de tecnologias recentes, como óculos de realidade virtual, é possível viabilizar uma experiência totalmente imersiva, sendo essa a principal proposta do metaverso.  

Realidade aumentada 

A realidade aumentada é um conceito que se refere à união de elementos do mundo físico à elementos do mundo digital, de forma a criar uma realidade nova. Apesar de parecerem sinônimos, a diferença entre realidade aumentada e realidade virtual é que, na primeira, são usados elementos do mundo físico na integração com o mundo digital.  

Para entender como isso funciona, imagine a sala da sua casa. Com a realidade aumentada, além dos elementos que você já está vendo, como o sofá, a mesa e a televisão, você seria capaz de ver elementos digitais. Além disso, poderia haver outros avatares que estariam interagindo com você nesse momento, obras de arte digitais, objetos de decoração, animais e outros. Tudo isso é possível, principalmente, com o auxílio de óculos de realidade aumentada.

 

Como o metaverso irá afetar a experiência do cliente 

Agora que você já sabe o que é e como funciona o metaverso, pode estar se perguntando como tudo isso tem a ver com a experiência do cliente. Afinal, a sua empresa (ainda) não está nesse ambiente, não é mesmo?  

Pois saiba que o metaverso pode afetar o comportamento do seu cliente, inclusive no mundo físico. O cliente que está presente no mundo digital, interagindo com o metaverso e buscando por produtos no ambiente virtual, possui um perfil muito diferente do consumidor de alguns anos atrás. Ele é omnichannel, ou seja, vê pouca separação entre o mundo digital e físico, estando presente em ambos.  

Dessa forma, o comportamento do cliente muda, assim como as suas expectativas e necessidades. Ele quer que as empresas com as quais ele se relaciona estejam presentes em todos esses canais e quer aproveitar as facilidades de escolher a melhor forma de consumir e se comunicar com as marcas.   

Um cliente que compra um tênis da Nike, por exemplo, pode querer uma versão autêntica também para o seu avatar no metaverso. É essa imersão e integração que ele busca na atualidade.  

A personalização do atendimento no metaverso 

O metaverso muda a forma como o cliente se comporta e consome, mas, também, a forma como ele se comunica. Afinal, essa perspectiva traz novas possibilidades para os consumidores, o que faz com que eles busquem por novas formas de atendimento. 

Ele abre a possibilidade de que o cliente entre em contato com a empresa de qualquer lugar e a qualquer hora. Se isso já era possível usando canais digitais, quando se fala em metaverso, há uma união maior entre o físico e o virtual.  

O cliente entra em contato com o atendente não apenas por um chat, mas com o seu avatar. Ele pode ir até a loja no metaverso e conversar com um avatar do colaborador da sua empresa, como se estivesse na loja física. Nesse meio, o cliente é capaz de ver o produto, falar sobre os seus problemas e interagir como se estivesse no estabelecimento, mas sem sair de casa.  

E, mesmo que a sua empresa não tenha loja no metaverso, isso também pode impactar a forma como vocês se comunicam. Afinal, a partir dessas novas possibilidades, os clientes passam a buscar cada vez mais esse cuidado e personalização no atendimento. Ele não quer ser apenas mais um número para a empresa na qual consome, mas perceber que está sendo valorizado e que a marca se preocupa com os seus desejos e necessidades.  

Como você pode perceber, a tecnologia está em constante avanço e o metaverso é apenas mais uma tendência que pode impactar a forma como você vende e se comunica com os clientes. Então continue acompanhando os nossos conteúdos, repense possibilidades e fique sempre por dentro das novidades no universo do relacionamento com o cliente!  

 

Assine nossa Newsletter

Saiba tudo o que acontece no mundo Tech

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Eventos e Premiações

Em um dos lugares mais lindos da Bahia (Trancoso), aconteceu,...

Tendências e inovações

A inovação tecnológica é fundamental para as empresas se manterem...

1
Solução
2
Sobre você
3
Sobre a empresa
Por favor, selecione uma das opções.
Insira seu nome completo.
Insira seu e-mail corporativo.
Seu telefone corporativo. Utilize apenas números.
Seu telefone celular. Utilize apenas números.
Por favor, preencha todos os campos do formulário.