A transformação digital é um assunto discutido há décadas por gestores e empreendedores do mundo todo. Apesar do insistente debate, é possível perceber que existem algumas discordâncias na aplicabilidade do assunto nos negócios.
“Será que basta utilizar softwares e trabalhar com armazenamento na nuvem para ser uma empresa digitalmente evoluída e transformada?” Essa é uma das perguntas que requenta o debate e que nós vamos tentar responder neste artigo.
Vem conferir!
O que significa transformação digital?
A transformação digital é um conjunto de ações que visam a adoção de tecnologia e inovação para modernização e otimização de processos, bem como para a resolução de problemas enfrentados pela empresa na busca por melhores desempenho e resultados.
Trata-se, portanto, de uma mudança estrutural, que envolve diversos setores e, principalmente, a cultura da organização.
Evolução digital x Transformação digital: tecnologia ou cultura?
Vamos começar a entender a diferença entre os conceitos de transformação e de evolução. A evolução envolve uma mudança que torna o objeto ou o processo melhor, mas não altera sua estrutura.
Exemplo simples: quando acrescentamos uma cobertura de chocolate em um bolo de cenoura. Apesar de percebermos uma diferença importante, o bolo não deixa de ser bolo, sua estrutura se mantém intacta.
Já a transformação envolve uma mudança estrutural, como quando pegamos uma laranja e fazemos um suco. Note que ela deixa de ser uma fruta e passa a ser algo novo, uma bebida. Dito isso, vamos ver como cada um desses dois conceitos acontecem nas empresas em relação à tecnologia e a cultura.
Evolução digital nas empresas
A pandemia que se instaurou no mundo todo em 2020 fez com que muitas empresas tivessem que implementar mudanças tecnológicas às pressas para garantir a sobrevivência do negócio. O uso de aplicativos de delivery e a abertura de lojas virtuais nas redes sociais e marketplaces são bons exemplos disso.
Acontece que essas são ações pontuais. Elas geram ótimos resultados e ajudam bastante a manter a empresa aberta e gerando vendas. Mas não podem ser consideradas transformações digitais. O mesmo pode ser dito das empresas que focam o uso de tecnologia apenas em alguns setores específicos, como marketing e TI.
Transformação digital nas empresas
Diante do mesmo estímulo, no caso a pandemia, muitas empresas que já tinham a transformação digital em seu radar aproveitaram para acelerar o processo. Outras, até nem pensavam nisso no curto prazo, mas resolveram apostar na mudança mais radical na tentativa de manter o negócio a salvo.
Nesses casos, a tecnologia a serviço do usuário/cliente é colocada no centro de tudo, de forma a atuar na integração dos setores e processos da empresa, e da empresa com seu consumidor.
Na prática, isso significa que, além de ter um aplicativo de delivery, o estabelecimento também conta com um sistema de gestão integrado que organiza os pedidos, comunica com a área de produção, gerencia o estoque e ainda conta com um CRM para análise do relacionamento com os clientes da base.
Tudo isso interfere fortemente na cultura organizacional, já que a forma como as tarefas são executadas muda. As pessoas precisam ser preparadas para lidar com o novo cenário, tanto em relação às ferramentas quanto em relação ao formato de convívio com colegas e lideranças.
Impactos da transformação digital no negócio
A transformação digital causa impactos muito importantes não apenas nos resultados atuais da empresa, como também em sua perspectiva de evolução e crescimento no mercado. Com processos digitalizados e a adoção da tecnologia como centro de tudo, a organização passa a contar com mais precisão e agilidade em suas ações.
Além disso, um dos ganhos mais importantes a ser mencionado está na coleta e uso de dados. Estamos em uma era na qual a informação vale mais do que o próprio dinheiro e o uso de sistemas de data warehouse e business intelligence constituem um forte diferencial para qualquer negócio.
Como transformar digitalmente o negócio e ter foco no cliente
A finalidade de qualquer ação que se faça em uma empresa deve ser sempre a de melhorar a entrega e a experiência do cliente. Afinal é para ele quem construímos negócios.
Por isso, é muito importante pensar em soluções tecnológicas, mas garantir que isso seja um meio e o cliente sempre seja o fim. Para isso, temos algumas dicas.
1 – Estude e entenda seu cliente
Se o principal objetivo é atender os clientes cada vez melhor, o primeiro passo é entender o que eles esperam da sua empresa. Em vista disso, é fundamental estudar o comportamento dos seus clientes, por meio das redes sociais e de pesquisas realizadas diretamente com eles para avaliar os pontos fortes e fracos da sua marca e quais são os principais gaps que precisam ser resolvidos.
2 – Revise o plano de negócios
A transformação requer mudança estrutural, o que tende a afetar o modelo de negócio. Isso pode significar alguns ajustes para oferecer produtos e serviços de forma inovadora e fortemente apoiados em tecnologia, ou grandes alterações que geram uma mudança quase completa dos rumos do negócio.
Tudo vai depender muito do que foi identificado no estudo sobre seu público e sobre o mercado. É preciso estabelecer um ponto de equilíbrio entre o que seus clientes esperam, o que o mercado tem entregue e o que a sua empresa é capaz de entregar de forma diferenciada.
A tecnologia pode ser uma grande aliada, mas ela não consegue fazer todo o trabalho sozinha.
3 – Invista em tecnologias que integrem
Talvez este seja o ponto que melhor responde à pergunta que inserimos na introdução deste artigo. Como vimos, não a adoção de tecnologias pontuais pode gerar alguns bons resultados, mas é uma evolução com pouco potencial a longo prazo.
Mas tecnologias que integrem, que transformem a forma da sua empresa se relacionar com seu cliente e que gerem mais satisfação nele é que vão levar o seu negócio a uma verdadeira transformação digital.
As barreiras do on e do offline já ruíram e o seu cliente quer uma comunicação omnichannel em todos os touchpoints. Então, quebre as barreiras que impedem a sua empresa de se conectar com os consumidores.
Portanto, a transformação digital é uma iniciativa que demanda um esforço considerável e, apesar de não acontecer da noite para o dia, gera resultados melhores e mais sustentáveis. Então, aproveite as dicas deste artigo e comece a planejar um novo futuro para o seu negócio.
Gostou do conteúdo? Clique aqui e escute o Podcast Think Tech: Transformação digital ou evolução digital? A continuidade de um trabalho sem fim.