O Conarec 2020 acabou, mas o evento gerou inúmeras oportunidades de negócios e, principalmente, de discussões. Foram mais de 6 mil congressistas em mais de 60 horas de conteúdo on-line. Nós participamos de dois painéis, sendo representados por Tatiane Panato, nossa Presidente, e por Marcelo Ferreira, nosso Diretor de Marketing e Vendas Latam. Criamos este rápido review do Conarec 2020 para deixar todo mundo a par dos assuntos que debatemos e que nos enriqueceram bastante no evento virtual.
Confira!
Painel 1 – No divã do consumidor pós-quarentena: uma análise de sentimentos e motivações
Christina Carvalho Pinto, Partner & Strategist da Hollun Consultoria, iniciou este painel lembrando que nós, profissionais, líderes, especialistas, somos consumidores. E que é necessário se aprofundar no que está acontecendo na mente, nas motivações e nos sentimentos de consumidores, de pessoas, na pandemia e no pós-quarentena.
Marcelo Ferreira, nosso Diretor de Marketing e Vendas LATAM, participou deste painel, junto de Fernando Rosa, VP Comercial da Kraft Heinz Brasil; Tati Gracia, diretora de excelência de marketing na Mondel?z Brasil; Paulo Pompilio, diretor de relações corporativas no Grupo Pão de Açúcar; e Silvio Silva, diretor comercial na Johnson & Johnson.
Christina pediu para que cada painelista comentasse um pouco como o período pandêmico os impactou. Foi tal qual um exercício de empatia ao consumidor para que nos atentemos para as perspectivas de consumo que se desenham e, assim, as organizações protagonizem esse novo momento, unindo cultura, marketing e branding.
Atento às provocações trazidas por Christina, Marcelo lembrou que o isolamento pode ter nos restringido ainda mais socialmente, porém, é preciso ainda olhar à volta. “Vivemos em uma bolha: precisamos sair da bolha, começar a olhar para o lado e entender o que acontece longe da gente para que possamos melhorar como seres humanos a cada dia”, afirmou.
Os demais painelistas aproveitaram também para compartilhar como se deu o consumo em seus respectivos setores e negócios no cenário recente, concluindo que é preciso colocar as pessoas em primeiro lugar para poder entender e atender ao que elas desejam e buscam.
Painel 2 – O mundo VUCA de verdade começa agora. O que fazer, CEO?
A nossa presidente Tatiane Panato participou deste painel, que foi intermediado por Victor Cremasco, sócio da Mandalah, e contou com a presença de João Pedro Paro, presidente da Mastercard Brasil e Cone Sul; Paulo Correa Jr., CEO da C&A; e Juliano Bove, diretor regional da Gympass.
Para quem não sabe, o termo VUCA citado no painel é um acrônimo para Volatility (Volatilidade), Uncertainty (Incerteza), Complexity (Complexidade) e Ambiguity (Ambiguidade). Ele era usado logo no período pós-Guerra Fria e retornou à tona para designar o período pandêmico a que estamos submetidos.
Diante disso, o principal intento do painel foi questionar líderes de importantes organizações sobre quais possibilidades, potências e desafios o atual mundo VUCA promete. Ou seja, como analisar esse cenário e dele extrair novas habilidades, novas musculaturas e propor novos diferenciais?
Para Tatiane, planejar no atual contexto ambíguo e imprevisível exige que identifiquemos os cenários imediatos, no momento em que os eventos e as mudanças ocorrem. “É muito importante estar alerta ao que está acontecendo ao seu redor, o que os seus pares estão fazendo, o que está acontecendo com os seus clientes e entender o impacto no negócio deles para entender qual é o impacto no seu negócio”, analisou.
Tatiane Panato, inclusive, lembrou como a Algar Tech reconfigurou a sua operação no contexto de pandemia e transformou a sua experiência e adaptabilidade em uma nova oferta, o Home Office.
Os demais líderes também ressignificaram o que é planejar no mundo VUCA, entendendo que é um exercício necessário e, mais do que nunca, a ser usado com maior adaptabilidade e sensibilidade. Pois, como bem lembrou Victor Cremasco, “a realidade é VUCA e a tomada de decisão é VUCA, mas as empresas não podem ter uma cultura VUCA. Os valores, as premissas e as estratégias precisam estar muito bem definidas para se ter a tranquilidade de tomar decisões”.
Bom, nós curtimos muito o Conarec 2020 e já estamos ansiosos pelo evento em 2021. O que será que vem por aí? Você tem um pitaco para dividir com a gente? Comente, compartilhe este artigo e assine a nossa newsletter para receber novidades em seu e-mail. Até mais! 🙂