Blog Algar Tech › Nossa Gente

Cultura organizacional como agente determinante no desenvolvimento e sucesso da companhia

A cultura organizacional é tudo que envolve o modo de ser e agir da organização, ou seja, é sua rotina de negócios. Funciona como diretriz para guiar o comportamento e a mentalidade de seus membros.

Ela reúne hábitos, crenças, valores éticos, morais, políticas internas e externas, elementos esses que evidenciam sua importância como alicerce de suas ações e práticas de gestão de pessoas e resultados.

Toda empresa, seja qual for seu tamanho, tem uma cultura organizacional, e mesmo que ela não seja oficial, é a partir dela que os associados são orientados para a realização de suas tarefas.

Quando essa cultura é bem trabalhada e difundida dentro da organização, é capaz de motivar os seus talentos e ajudá-los a crescer junto com o negócio. Por outro lado, se não for desenvolvida pode ser elemento negativo na identificação entre talentos e organização.

Reflexos disso, seriam os problemas de produtividade, clima e engajamento, impactando o cliente final.

O papel dos gestores na cultura organizacional

O líder é um dos atores principais como fomentador da cultura organizacional, uma vez que está em contato direto com os seus subordinados e os stakeholders e é responsável por transmitir os preceitos, visões e valores da empresa. Através de seus exemplos de conduta e gestão, ele sedimenta e credibiliza a cultura oficial. Por isso, o gestor precisa estar alinhado à proposta da companhia, da palavra ao gesto.

A postura do líder dá força para que outros se espelhem e reproduzam tais comportamentos, criando esse jeito de ser inerente à cultura organizacional. Se a postura e conduta são positivas e alinhadas ao que prega a cultura oficial, os demais tenderão a se comportar de maneira semelhante, aproximando-se do ideal buscado pela organização.

Não existe, portanto, uma cultura organizacional boa ou ruim a princípio. Cada organização buscará o jeito de ser e fazer que julga adequado às suas necessidades e valores. A partir disso, é que se estabelecem políticas e regras de conduta, que devem ser aceitas e praticadas por todos que a compõem (seus associados de todos os níveis hierárquicos).

Mas essa cultura organizacional estabelecida é para sempre?

Uma organização é uma estrutura viva , portanto, ela se desenvolve, aprimora, passa por reestruturações, enfim, ela pulsa como o sangue num corpo humano. A importância do líder está em informar seus times sobre tais mudanças, conversar, dialogar e questionar, tornando todos unidos nesse ideal.

Cabe à organização, através de seus canais de comunicação internos, treinamento presenciais e à distância, sempre divulgar não só as mudanças e planos estratégicos, mas também conceitos dessa cultura que são mais importantes.  É ainda de sua responsabilidade atualizar suas políticas escritas, instruções de trabalho e disponibilizá-las para todos  os seus talentos.

Assim, os associados se sentirão participantes da criação da Cultura Organizacional e se engajarão para gerarem resultados positivos.

A cultura organizacional na contratação de Talentos

Ao escolher um novo associado para integrar o time, é preciso que ele esteja alinhado aos valores da empresa. A cultura faz parte da crença coletiva, um conjunto de ideias ou práticas essenciais ao ambiente. Se o candidato à vaga não se identifica com sua cultura, muito possivelmente ele não estará feliz e com certeza sua performance sofrerá com isso.

É por isso que durante o recrutamento é preciso conferir, além das habilidades, a bagagem cultural e moral dos candidatos. Atualmente, é possível aplicar testes de integridade, que avaliam o grau de resiliência de uma pessoa ao ter que lidar com dilemas éticos. Dessa forma, torna-se possível entender a visão do profissional, saber se há uma afinidade entre a cultura organizacional e a cultura pessoal do candidato.

É importante lembrar que, a partir do momento em que uma organização espera certos comportamentos e atitudes de seus associados, ela precisa difundir modelos a serem seguidos, além de fornecer as ferramentas para que isso ocorra. Ressaltando a ideia de que os líderes precisam ter comportamentos exemplares, já que é por meio de suas atitudes que isso será passado ao restante do time.

Como a cultura organizacional impacta o cliente

Todo associado é um cartão de visitas da empresa, portanto se ele está desalinhado do que prega a cultura organizacional, passa uma ideia errada aos nossos clientes.

Se a cultura organizacional não for clara,será tornar um empecilho para o desenvolvimento do negócio. E caso não seja revista e alinhada com todo o time, é possível que resulte em desconforto e falta de sinergia, podendo chegar a acarretar prejuízos com turnover e baixa produtividade, surtindo efeitos negativos com nossos clientes.

Em outras palavras, é a cultura organizacional que vai desenvolver diretrizes para uma empresa de sucesso, a começar pela forma como os associados vão enxergar o negócio e agir dentro dele. Além disso, uma organização com princípios éticos, valores e missão bem definidos gera maior credibilidade e identificação perante o público.

Investir em gestão de talentos e cultura corporativa gera maior satisfação entre os associados e clientes, trazendo perenidade nos resultados financeiros.

A cultura da Algar Tech

A Algar Tech faz parte do Grupo Algar, que possui mais de 86 anos de história, mais de 2 milhões de clientes e um modelo de Governança Corporativa que incentiva atitudes inovadoras, sustentáveis e comprometidas com a integridade.  O Grupo atua nos setores de Serviços, Turismo, Agro e TIC no Brasil e América Latina, mantendo um relacionamento próximo com clientes e apostando na valorização do potencial humano.

Com o propósito e visão de “Gente Servindo Gente” trazido por seu fundador, o Comendador Alexandrino Garcia, o grupo conta com mais de 23 mil associados e está entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil, mantendo um ritmo de crescimento sólido e perene.

[mc_newsletter]

Assine nossa Newsletter

Saiba tudo o que acontece no mundo Tech

Ao enviar este formulário, você concorda com a coleta de seus dados pessoais de acordo com nossa Política de privacidade.

0 resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Artigos

Pense no seguinte cenário: uma grande instituição financeira percebe um...

Artigos

Os chatbots têm sido amplamente adotados pelas empresas para interação...

Materiais Gratuitos

Com um cenário volátil e acelerado, perder tempo não pode...

1
Solução
2
Sobre você
3
Sobre a empresa
Por favor, selecione uma das opções.
Insira seu nome completo.
Insira seu e-mail corporativo.
Seu telefone corporativo. Utilize apenas números.
Seu telefone celular. Utilize apenas números.
Por favor, preencha todos os campos do formulário.