Blog Algar Tech › Diversidade

Você sabe por que e para quem a descrição de imagens é importante?

 

Você já deve ter lido ao final dos textos do Facebook ou Instagram da Tech, uma breve mensagem com a hashtag #DescricaodeImagem, ou até situações parecidas enquanto navegava pelos sites e redes. 

Na Algar Tech, isso acontece porque somos uma companhia que preza por práticas realmente efetivas de inclusão. Queremos dizer que, por aqui, fazemos questão de tornar os conteúdos produzidos acessíveis para todas as pessoas, inclusive aquelas que têm alguma dificuldade visual, sejam elas cegas, daltônicas ou com baixa visão, por exemplo. 

Para você ter uma ideia, a OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que 10% da população mundial possui alguma deficiência. Já no Brasil, de acordo com o Censo 2010 IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), temos 35 milhões de cidadãos com algum grau de deficiência visual – número bastante expressivo. 

Assim, como a Julia comentou no vídeo, nossa equipe de comunicação decidiu colocar esse tema pra jogo, não apenas para demonstrar a sua importância, mas também para apresentar dicas e ajudar você a ser mais inclusivo no seu dia a dia. Vamos lá? 

 

Por que é importante ter descrição de imagem nos conteúdos? 

Algumas pessoas podem ter deficiência visual total, parcial, daltonismo, algum tipo de deficiência cognitiva, ou outros fatores que as acometem e impedem de enxergar detalhes importantes nas imagens. Nesses casos, a alternativa é usar softwares leitores de tela e quando incluímos a descrição da imagem no conteúdo, estamos tornando o conteúdo acessível a elas também. Demais, né?!

 

4 dicas importantes para criar conteúdos digitais acessíveis

  • Identifique os elementos mais importantes na imagem para descrever.
  • Seja objetivo, mencione cores e evite frases longas. 
  • NÃO use “X” ou “@” como forma de definir gênero neutro em uma palavra. Essas alternativas tornam o conteúdo inacessível para os leitores de tela, pois são impronunciáveis. Além disso, escrever dessa maneira pode confundir os avatares de Libras, prejudicando a compreensão de pessoas com dislexia, autistas e até quem está aprendendo nosso idioma.
  • INCLUA pessoas com deficiência na equipe.  Assim você terá mais assertividade nas tentativas de promover a inclusão e a acessibilidade. 

Viu como a descrição de imagem é importante? Além desse cuidado com a acessibilidade dos nossos conteúdos, na Tech fomentamos programas como o Algar sem Barreiras e o Inclua Tech. O objetivo é garantir que tenhamos uma equipe cada vez mais diversa e também para que possamos ser igualitários nas oportunidades criadas. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Assine nossa Newsletter

Saiba tudo o que acontece no mundo Tech

Ao enviar este formulário, você concorda com a coleta de seus dados pessoais de acordo com nossa Política de privacidade.

0 resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Artigos

Pense no seguinte cenário: uma grande instituição financeira percebe um...

Artigos

Os chatbots têm sido amplamente adotados pelas empresas para interação...

Materiais Gratuitos

Com um cenário volátil e acelerado, perder tempo não pode...

1
Solução
2
Sobre você
3
Sobre a empresa
Por favor, selecione uma das opções.
Insira seu nome completo.
Insira seu e-mail corporativo.
Seu telefone corporativo. Utilize apenas números.
Seu telefone celular. Utilize apenas números.
Por favor, preencha todos os campos do formulário.