Blog Algar Tech › Soluções de TI

Como a cloud computing otimiza a disponibilidade dos negócios

Para se destacar em um mercado tão competitivo como o atual, qualquer empresa precisa ser inovadora, seja no modelo de negócio, na gestão e até mesmo na tecnologia utilizada.  Para que isso aconteça, é preciso ter disponibilidade de TI, que está atrelada diretamente à própria disponibilidade dos negócios.

Por exemplo, uma universidade requer que seus serviços de TI sejam eficientes e ágeis para os seus estudantes, sejam eles presenciais ou os de EAD. Da mesma maneira, um e-commerce necessita que seu site esteja sempre disponível para fornecer uma boa experiência para os seus clientes.

As organizações que não se atentam à disponibilidade do negócio correm o risco de perderem dinheiro e, nesse sentido, a Cloud Computing, além de ser uma poderosa ferramenta estratégica, é aliada das empresas que prezam pela disponibilidade de TI e de negócios.

Neste artigo iremos explicar mais sobre o assunto e mostrar mais como a nuvem auxilia na disponibilidade. Acompanhe a nossa leitura!

Plano de contingência em nuvem: uma poderosa ferramenta para garantir disponibilidade dos negócios

Como dissemos no início do artigo, a disponibilidade dos negócios é pautada no pilar de tecnologia, ou seja, na possibilidade da própria infraestrutura de TI. Trata-se de um aspecto que traz garantia, permitindo que os processos e serviços da organização sejam executados de rapidamente e de forma eficiente. Ou seja, seu conceito está direcionado ao acesso a dados e processos essenciais ao funcionamento da organização.

Para garantir uma alta disponibilidade dos dados e processos corporativos, é preciso investir em um plano de contingência, o qual conta com procedimentos e técnicas que são capazes de recuperar o sistema sempre que necessário.

A seguir vamos explicar como o plano de contingência na nuvem funciona e quais benefícios é capaz de trazer.

O que é plano de contingência em nuvem?

Um plano de contingência em nuvem é composto por um conjunto de diretrizes prévias e decisões que têm como objetivo diminuir o impacto negativo que alguma situação desastrosa possa ocasionar em uma organização. Assim, é necessário que ele informe todos os procedimentos necessários para que possíveis paradas dos serviços sejam as mínimas possíveis.

O Disaster Recovery, arquivamento e backup são estratégias que podem ser adotadas em um plano de contingência.  Na prática, são procedimentos para recuperar dados e o funcionamento integral da área de TI, caso algo comprometa seu desempenho — seja total ou parcialmente.

Principais causas de um desastre de TI

Por mais que o Brasil não apresente certos riscos de catástrofe ambiental, como furacões e terremotos, uma série de outros fatores costumam ser ignorados por algumas empresas. E isso é um erro.

Quedas de energia, incêndios, acidentes, ciberataques e até mesmo falha humana pode causar uma interrupção na operação. Assim, o plano de contingência é essencial para restaurar esses problemas rapidamente, mantendo a disponibilidade de TI, caso esse tipo de problema ocorra.

É necessário ter em mente que os riscos podem ser reduzidos e gerenciados, mas nunca eliminados. Por isso, uma empresa eficiente é aquela que investe para ser mais estável, sem deixar de estar preparada para cenários ruins ou até mesmo catastróficos.

A seguir, veja quais são os benefícios que o plano de contingência na nuvem traz para sua organização.

As vantagens de apostar em um plano de contingência em nuvem

Quando o plano de contingência é acionado, dispara-se uma série de procedimentos em diversos níveis. Softwares podem responder de forma automatizada e pessoas são notificadas para atuarem conforme treinamento prévio, por exemplo.

Nesse sentido, entenda por que a nuvem é a melhor opção para implementar o plano de contingência com foco em disponibilidade da TI:

  • Não é necessário duplicar a estrutura, como ocorre normalmente em soluções tradicionais;
  • Trata-se de uma solução que tem um modelo flexível, no qual se paga a infraestrutura de TI e licenças de software somente pela utilização;
  • Fornece a possibilidade de ter estratégias de contingência a uma fração de custo tradicional;
  • Oferece a velocidade de implementação das soluções em nuvem de maneira mais simples e ágil.

Cloud BCM da Algar Tech: a melhor alternativa para a continuidade dos negócios da sua empresa

A Algar Tech é especialista em Gestão de Ambiente de Tecnologia. Com conhecimento aprofundado sobre o tema, a empresa se tornou parceira Advanced da Amazon Web Services (AWS). No quesito plano de contingências, a Cloud BCM demonstra como esse domínio do assunto é um diferencial valioso para empresas dos mais variados setores.

Esse conjunto de soluções trazidas pela Algar Tech permite gerenciar seu ambiente de TI de forma personalizada, de acordo com as características específicas do negócio. Você contrata de acordo com a demanda da sua empresa, e conforme a melhor estratégia para o negócio: arquivamento, backup e disaster recovery em nuvem.

Além de aumentar a proteção aos dados da sua empresa, a Cloud BCM traz diversos benefícios, dentre os quais podemos destacar:

  • Escalabilidade;
  • Redução de custos;
  • Diminuição do investimento necessário para gerenciar sua infra;
  • Facilidade para executar testes;
  • Redução do tempo de inatividade do negócio;
  • Amenização de eventuais prejuízos de receita devido à instabilidade;
  • Preservação da imagem da empresa.

São diferenciais que só uma empresa com 23 anos de experiência no assunto é capaz de oferecer. Então, elabore um plano de contingência realmente eficiente e garanta a estabilidade da sua operação.  Os benefícios, como você viu aqui, são valiosos para qualquer empresa que queira ter sucesso em tempos de transformação digital!

Se quer entender melhor como isso pode ser feito no contexto específico da sua empresa, repense possibilidades, entre em contato conosco e tire suas dúvidas com um especialista!

 

Assine nossa Newsletter

Saiba tudo o que acontece no mundo Tech

Ao enviar este formulário, você concorda com a coleta de seus dados pessoais de acordo com nossa Política de privacidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Artigos

Pense no seguinte cenário: uma grande instituição financeira percebe um...

Artigos

Os chatbots têm sido amplamente adotados pelas empresas para interação...

Materiais Gratuitos

Com um cenário volátil e acelerado, perder tempo não pode...

1
Solução
2
Sobre você
3
Sobre a empresa
Por favor, selecione uma das opções.
Insira seu nome completo.
Insira seu e-mail corporativo.
Seu telefone corporativo. Utilize apenas números.
Seu telefone celular. Utilize apenas números.
Por favor, preencha todos os campos do formulário.