Blog Algar Tech › Soluções de TI

Como maximizar a disponibilidade da infra de TI no segmento de Seguradoras

O setor de TI há muito deixou de ser um departamento apenas operacional, ocupando hoje um papel importante e estratégico nas empresas, considerado um dos setores determinantes na qualidade dos serviços prestados, nível de competitividade e posicionamento no mercado em que a empresa atua.

Para isso, é necessário mudar a forma como a TI é pensada e gerenciada na empresa. No segmento de empresas de seguros, por exemplo, a gestão de TI precisa ter uma visão técnica, mas também comercial, buscando desse modo, soluções que auxiliem o negócio a captar novos segurados de forma mais ágil e dinâmica.

Sabemos também o custo alto que as empresas têm na manutenção de uma infraestrutura de TI e das adversidades que ela pode enfrentar, estando indisponível nos momentos mais críticos do negócio.

Considerando esse cenário, este artigo busca apresentar soluções de gestão que aumentam e garantem a disponibilidade da infra de TI nos níveis que o empreendedor precisa para administrar seu negócio em todos os momentos. 

Vamos lá? 

Panorama da infra de TI nas Seguradoras

As seguradoras sofreram um forte impacto com a pandemia mundial. De um lado, houve aumento de sinistros nos seguros de vida e saúde e, por outro, redução nas áreas de viagem e automóveis.

Segundo o relatório World InsurTech Report 2020, as seguradoras enfrentam um tempo crítico que exige uma nova mentalidade sobre como gerir o negócio, na busca por captação e retenção de clientes. 

Ainda conforme o relatório, as seguradoras estão buscando solucionar a crise adotando processos de transformação digital para aumentar o engajamento do cliente com as empresas, enfatizando que é necessário buscar ajuda especializada de fornecedores de soluções tecnológicas avançadas e integradores de sistemas que possam ajudar as empresas de seguro a preencher lacunas de capacidade em toda a cadeia do negócio.

Serviço de Gestão do ambiente de tecnologia da Algar Tech

Diante do contexto em que se encontram as seguradoras e a necessidade de inovação para melhorar os indicadores na captação de novos associados, acelerando processos internos, apresentaremos duas soluções que a Algar Tech possui e que otimizam os processos de gestão de TI na empresa, dando mais escalabilidade, assertividade, continuidade e disponibilidade à infraestrutura.

O serviço de Gestão do Ambiente de Tecnologia da Algar Tech tem foco no resultado da empresa, oferecendo para o ambiente de TI do cliente a disponibilidade full time tanto da infra de TI quanto de suporte (service desk).

Entendemos que hoje, as empresas esbarram em desafios como alto custo com  gerenciamento de TI, baixa produtividade ao adotar processos pouco inteligentes, enfrentando ainda alto volume de incidentes, além da indisponibilidade em aplicações que são críticas. 

Para solucionar tais problemas, a Algar Tech tem a solução Gestão de Infraestrutura de TI  ideal para as empresas de seguros. Saiba por que a seguir.

Gestão de Infraestrutura de TI

A Algar Tech oferece uma gestão de TI para seguradoras, possibilitando que a empresa alcance com agilidade a resolução de incidentes complexos, bem como a redução da ocorrência e no tempo de resposta dos incidentes. Isto porque ela oferece a visibilidade em tempo real sobre a disponibilidade da infraestrutura de TI e aplicações do negócio.

A gestão de Infra de TI da Algar disponibiliza uma gestão direcionada sob quatro eixos: centro de gerenciamento, centro de inteligência de TI, Tecnologias Suportadas e Serviços Profissionais.

Centro de Gerenciamento

Tem como diferencial a resolução de incidentes com automação a partir do monitoramento cognitivo,e um serviço de dashboard para visualizar as tendências de capacidade e disponibilidade da infra de TI a partir de recursos analíticos. 

Este eixo ainda garante a continuidade do negócio e consegue economizar até 15% dos gastos com administração e TI, além de conseguir entregar dados e eventos para elaboração de planejamentos precisos.

Centro de Inteligência de TI

Este eixo traz como diferencial a previsibilidade da demanda de recursos, bem como a identificação de oportunidades para aplicar soluções e oferece uma gestão unificada da infra de TI  junto ao negócio. 

Além disso, disponibiliza recursos para atendimento, comanda iniciativas para a transformação digital, aloca recursos de forma eficaz. Ainda consegue entregar indicadores, relatórios e análise de tendências, direcionamento de iniciativas de soluções digitais, plano de melhoria contínua, entre outros quesitos.

Tecnologias Suportadas

A Gestão de Infra de TI oferecida pela Algar oferece mais de 600 profissionais especializados em gestão de TI, com gestão de ambientes realizada de forma presencial e remota,dando mais dinamismo ao processo. 

Entre as tecnologias essenciais suportadas nesses serviços estão: banco de dados, sistemas operacionais, redes,segurança e storage. Além disso, oportuniza a aplicação de negócios em SAP, Analytics, Cloud e outros.

Serviços Profissionais

Este eixo subdivide-se em 3 partes: administração do ambiente, suporte avançado e gestão de mudanças. O primeiro tem como diferencial o papel consultivo em projetos de alta complexidade, a realização de ajustes finos e implementação de tecnologias mais adequadas ao ambiente. Como benefícios, ele garante aderência entre requisitos do cliente e disponibilidade da infra e reduz em até 25% a ocorrência de incidentes, entre outros.

O segundo, suporte avançado, consegue capacitar níveis de suporte sobre a aplicação de soluções, além de ofertar competências técnicas multidisciplinares entre as operações. Assim, tem como benefícios, resolução mais efetiva, processos automatizados para release de novas soluções e a maximização do CR do Service Desk.

Por fim, o terceiro elemento – gestão de mudanças – entrega gerenciamento e coordenação de todas as mudanças de TI, coordena a avaliação de impacto, aprovação ou rejeição, além de conduzir as atividades de teste pós-implementação.

Vimos, portanto, que a inovação é a solução mais adequada para que as seguradoras superem os problemas desencadeados pela crise mundial de saúde, otimizando os processos gerenciais da infra de TI e garantindo que ela esteja disponível, mantendo uma performance estável em qualquer situação, atendendo aos momentos mais críticos.

Além disso, terceirizar a gestão da infra de TI a uma empresa especializada e com clientes bem sucedidos na mesma área, dá ao gestor de TI um papel mais analítico e  menos operacional, tornando-se, de fato, estratégico na gestão da empresa como um todo.

Gostou do conteúdo? Conheça os cases da Algar Tech e saiba como as tecnologias da Algar impactam na produtividade e crescimento de seus clientes.

Assine nossa Newsletter

Saiba tudo o que acontece no mundo Tech

Ao enviar este formulário, você concorda com a coleta de seus dados pessoais de acordo com nossa Política de privacidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Artigos

Pense no seguinte cenário: uma grande instituição financeira percebe um...

Artigos

Os chatbots têm sido amplamente adotados pelas empresas para interação...

Materiais Gratuitos

Com um cenário volátil e acelerado, perder tempo não pode...

1
Solução
2
Sobre você
3
Sobre a empresa
Por favor, selecione uma das opções.
Insira seu nome completo.
Insira seu e-mail corporativo.
Seu telefone corporativo. Utilize apenas números.
Seu telefone celular. Utilize apenas números.
Por favor, preencha todos os campos do formulário.