Blog Algar Tech › Artigos

Endpoint Security: por que essa solução é importante para a segurança da sua empresa?

Na imagem temos as mãos de uma mulher digitando em um notebook

Quando falamos de segurança, quer dizer que aquele local físico ou digital está blindado contra qualquer tentativa de entrada. Porém, nem tudo é 100% seguro, pois sempre existem falhase aberturas que hackers e ladrões, por exemplo, exploram da melhor forma. 

Mas como reverter essa situação? Garantindo um sistema físico e digital em constante aprimoramento para que essas falhas, quando detectadas, sejam erradicas.  

Pensando nisso, no cenário da cibersegurança mundial, o que muitas empresas não sabem é que os endpoints geralmente são os alvos mais fáceis para os cibercriminosos. 

Isso porque eles podem ser considerados “detalhe” e assim, acabam por não serem devidamente protegidos. E quando não há a segurança necessária, eles se tornam uma porta de entrada para hackers, que além de se aprimorarem rapidamente, ficam de olho nesses pontos fracos. 

Diante disso, entender o que é endpoint e como protegê-lo é essencial para garantir a segurança da sua empresa. E é sobre isso que vamos discutir no artigo abaixo. 

Boa leitura! 

O que é endpoint security? 

No mundo da cibersegurança e da segurança da informação, um endpoint é qualquer dispositivo que seja fisicamente um ponto de conexão com uma rede que seja utilizado pelo usuário final. Ou seja, são laptops, desktops, celulares, tablets, servidores e ambientes virtuais, por exemplo. 

Dessa forma, como esses dispositivos são alvos fáceis de ataques cibernéticos, criou-se o termo endpoint security que se refere à proteção dos endpoints. Pois, nos endpoints há dados corporativos e de clientes que devem ser guardados com segurança pela empresa. 

Dessa forma, o endpoint security inclui o uso de antivírus, filtragem de e-mail e serviços de firewall, como principais ações. 

Como funciona os endpoints? 

Como falamos acima o objetivo do endpoint security é promover a segurança desses dispositivos que são usados pelos usuários finais da empresa. Dessa forma, esses sistemas de proteção têm como máxima examinar processos, arquivos e atividades do sistema em busca de qualquer coisa que indique a ação de programas suspeitos ou maliciosos. 

Por meio do gerenciamento centralizado, os profissionais de cibersegurança ou a empresa terceira contratada para cuidar dessa camada de segurança podem se conectar à rede corporativa para monitorar, proteger, investigar e responder a incidentes. 

Além disso, os gerenciadores também podem controlar os acessos a determinadas informações ou locais nos servidores e bloquear a entrada em sites conhecidos por distribuir malware e outros conteúdos mal-intencionados. 

Para empresas que já estão hospedadas na nuvem, é possível usar a tecnologia de machine learning para monitorar e adaptar continuamente os sistemas em tempo real, a fim de entregar uma proteção e prevenção de ameaças de cada endpoint de forma mais personalizada. 

Por que é importante investir no endpoint security? 

Desde a pandemia e a adoção do home office, várias empresas adotaram a política do BYOD – Bring Your Own Device, que é o uso do dispositivo pessoal para trabalho. Por conta disso, é impossível garantir a segurança da empresa, já que os dispositivos utilizados acessam várias redes e locais sem proteção, o que abre a margem para ataques cibernéticos. 

Desse modo, a prática do endpoint security passou a ser essencial nas empresas. Como também a recomendação das empresas no fornecimento de dispositivos corporativos para trabalho. 

Nesse sentido, a segurança do endpoint é crucial para todas as empresas, independentemente do tamanho. E, mesmo que um colaborador caia em ataques de phishing ou abra anexos suspeitos, uma solução de endpoint security consegue impedir que o malware se espalhe por toda a rede corporativa. Evitando também prejuízos para a empresa. 

Em nossas enquetes no perfil da Algar Tech no LinkedIn, fizemos a seguinte pergunta: Considerando o escopo de cibersecurity, qual solução tem maior relevância. Confira abaixo o resultado: 

Diante do resultado da enquete, vemos que a opção de endpoint security venceu com 34% dos votos. Contudo a opção de gestão de acesso, não ficou tão distante com 32% dos votos. 

Isso nos diz que as ações dos usuários finais devem estar sempre em contantes monitoramentos. Pois é a partir deles que os invasores encontram as melhores e mais fáceis brechas de segurança. 

Lembrando que, empresas como a Algar Tech que oferece a solução de cibersegurança, os serviços de endpoint security e gestão de acessos estão compreendidos na mesma solução, sem distinção. 

Quais os benefícios do endpoints? 

Além das vantagens que citamos acima, os benefícios da segurança dos endpoints são: 

  • Proteção para dispositivos de usuários como malware tradicional, ransomware e cavalos de Tróia, ataques de script baseados em arquivo e sem arquivo, JavaScript malicioso, VBScript, PowerShell e outros; 
  • Economia de custos, impedindo ataques cibernéticos, protegendo dados e outros segredos corporativos;   
  • Economia de tempo e esforços com o gerenciamento de segurança; 
  • Conformidade com a LGPD;  
  • Monitoramento e melhor visibilidade dos endpoints; 
  • Gestão e correção das vulnerabilidades dos endpoints. 

Portanto, garantir a segurança dos endpoints da sua empresa, seja em formato remoto, híbrido ou presencial é essencial. Afinal, a cada ano o aumento das ameaças e ataques cibernéticos são preocupantes. Desse modo, contar com um parceiro estratégico é a melhor opção para proteger sua empresa. 

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre a solução de cibersegurança da Algar Tech? Clique aqui e tire todas as suas dúvidas do nosso serviço de MSSP.  

Assine nossa Newsletter

Saiba tudo o que acontece no mundo Tech

Ao enviar este formulário, você concorda com a coleta de seus dados pessoais de acordo com nossa Política de privacidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Artigos

Pense no seguinte cenário: uma grande instituição financeira percebe um...

Artigos

Os chatbots têm sido amplamente adotados pelas empresas para interação...

Materiais Gratuitos

Com um cenário volátil e acelerado, perder tempo não pode...

1
Solução
2
Sobre você
3
Sobre a empresa
Por favor, selecione uma das opções.
Insira seu nome completo.
Insira seu e-mail corporativo.
Seu telefone corporativo. Utilize apenas números.
Seu telefone celular. Utilize apenas números.
Por favor, preencha todos os campos do formulário.