Blog Algar Tech › Artigos

Gestão de operação de TI e a sua contribuição para a transformação digital

Algar Tech
Artigo por
Algar Tech
Publicado em
22/04/22

Mais do que uma simples tendência, a transformação digital se tornou uma necessidade. Qualquer empresa que almeja ter sucesso em um mercado cada vez mais dinâmico e concorrido deve assumir a inovação tecnológica como parte da sua filosofia. Nesse sentido, a gestão de operação de TI se tornou uma aliada importante para os negócios.

Afinal, não basta simplesmente adotar soluções sofisticadas e ferramentas que estão em alta. Sem uma mudança estrutural para gerenciar a operação e o uso da tecnologia, o investimento pode não ter o retorno esperado.

Ainda assim, é comum se deparar com algumas dúvidas. Afinal, você sabe o que exatamente faz parte da gestão de operação de TI? E por que uma solução como o NOC vem ganhando espaço nesse contexto? Quais os benefícios para a empresa?

Se quer as respostas para essas e outras perguntas, você está no lugar certo. Confira!

O que é gestão de operação de TI?

O conceito de gestão de operação de TI se refere a um conjunto de práticas administrativas com foco na infraestrutura tecnológica de uma instituição. Isso abrange, por exemplo, aplicativos, serviços, armazenamento, elementos de conectividade e a própria rede da empresa.

Sua função é planejar, organizar, coordenar e controlar o uso dos recursos de TI, tendo em vista os objetivos gerais da organização: desenvolver e gerar seus produtos e serviços. Vale destacar que a gestão deve abranger também pessoas, equipamentos, ativos digitais (softwares), licenças e os dados como um todo.

Na prática, a gestão de operação é o cérebro da TI. Não é à toa que ela desempenha um papel tão fundamental nas empresas. Em tempos de transformação digital, essa prática ajuda a estruturar o uso dos recursos e garantir a eficiência no uso.

Ainda assim, um ponto essencial que muitas vezes não recebe a devida atenção é o uso de soluções tecnológicas para embasar a própria gestão de operação de TI — como é o caso do NOC.

O Centro de Operações de Rede (NOC)

O NOC é um conjunto de tecnologias que tem como objetivo garantir a disponibilidade da rede e a continuidade das operações da empresa. Além de gerar relatórios detalhados sobre as atividades da TI, ele ajuda a prever falhas, gerenciar a segurança e identificar as necessidades de atualização das ferramentas.

Quais os benefícios para a sua empresa?

A gestão de operação traz uma série de ganhos para a empresa, desde mudanças na dinâmica de trabalho da TI, até benefícios para o próprio produto. Vejamos, então, alguns pontos que mais se destacam.

Redução de custos

Toda mudança estratégica desse tipo depende diretamente de uma análise do seu impacto financeiro. Nesse caso, ele é extremamente positivo. Com práticas organizadas de gestão, é possível estabelecer objetivos de curto e longo prazo para alcançar resultados cada vez melhores.

Quando a tecnologia é usada com eficiência, há uma redução do retrabalho e um aproveitamento melhor das ferramentas disponíveis. Na prática, é uma forma de otimizar o uso dos recursos como um todo.

Integração da gestão

Práticas de gestão muito dispersas prejudicam o controle sobre a operação. Aqui, o cenário é justamente o oposto. A gestão de operação de TI ajuda a integrar as práticas e evitar que o gestor trabalhe apenas com base no seu feeling.

Por mais eficiente que seja um profissional, o mercado não tem mais espaço para ações baseadas em achismo. É preciso adotar práticas sistemáticas de planejamento, execução e monitoramento para ter uma visão mais ampla da TI e evitar falhas — o que nos leva a outro ponto essencial.

Mais segurança

Uma gestão de operação de TI eficiente aumenta o controle sobre a infraestrutura tecnológica. Isso envolve algumas atividades que tornam mais robusta a barreira de proteção à rede.

O monitoramento dos ativos digitais, por exemplo, permite criar um cronograma de atualização de softwares. Isso evita que as ferramentas estejam vulneráveis a ameaças que os próprios desenvolvedores já identificaram e corrigiram no código.

Menos instabilidade

Manter a disponibilidade da rede é tão importante quanto garantir sua segurança. Afinal, toda a operação da empresa pode ser afetada durante uma instabilidade. Empresas que trabalham com e-commerce, por exemplo, têm suas vendas diretamente afetadas quando o sistema fica fora do ar.

Um dos diferenciais da gestão de operação de TI é justamente ajudar a garantir essa disponibilidade. Os relatórios gerados mostram os incidentes ocorridos e ajudam a empresa a se antecipar a eventuais novas ocorrências. O resultado é uma rede mais robusta, estável e com alto nível de monitoramento.

Como a gestão de operação de TI ajuda a impulsionar a transformação digital?

O alicerce da transformação digital é o uso de soluções tecnológicas para otimizar atividades e criar modelos de negócio. Uma das suas tendências é justamente integrar não só processos, mas setores inteiros.

O marketing e as vendas, por exemplo, já passam por uma fusão total em algumas organizações. Se isso já é possível, o ponto é que cada área deve integrar ao máximo seus processos de gestão para reduzir a burocracia, agilizar processos e focar nos resultados.

A gestão de operação de TI ajuda a empresa a ter um desempenho mais enxuto. Isso significa produzir mais — com mais velocidade e qualidade —, enquanto reduz custos, elimina a burocracia desnecessária e foca nas demandas específicas de cada cliente.

O NOC, por sua vez, desempenha um papel fundamental nesse processo. Ele representa um ambiente digital que sustenta todas as atividades de gestão, ajudando a acelerar essas mudanças de maneira segura e eficaz.

Não é à toa que cada vez mais empresas adotam essa solução como um primeiro passo para impulsionar a transformação digital. A TI é protagonista dessa mudança, pois implementa e administra as soluções que transformam o próprio modelo de negócio.

Então, nada mais natural do que o próprio setor contar com ferramentas que melhorem sua capacidade de gestão e execução. Como você pode ver, são diferenciais que tornam a gestão de operação de TI uma aliada importante das empresas — e o NOC é uma ferramenta crucial para quem quer implementá-la de maneira eficiente.

Agora que você já conhece seus benefícios, faça uma avaliação da sua infraestrutura tecnológica, repense possibilidades e veja como essa prática pode levar sua empresa a um outro patamar de desempenho!

Se gostou do post, aproveite para conferir gratuitamente outros conteúdos sobre tecnologia no nosso blog!

 

Assine nossa Newsletter

Saiba tudo o que acontece no mundo Tech

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Eventos e Premiações

Em um dos lugares mais lindos da Bahia (Trancoso), aconteceu,...

Tendências e inovações

A inovação tecnológica é fundamental para as empresas se manterem...

1
Solução
2
Sobre você
3
Sobre a empresa
Por favor, selecione uma das opções.
Insira seu nome completo.
Insira seu e-mail corporativo.
Seu telefone corporativo. Utilize apenas números.
Seu telefone celular. Utilize apenas números.
Por favor, preencha todos os campos do formulário.