Blog Algar Tech › Artigos

As 7 principais maneiras de otimizar a infraestrutura cloud do seu negócio

Algar Tech
Artigo por
Algar Tech
Publicado em
25/08/22

A computação em nuvem está ganhando cada vez mais espaço entre as empresas. Muito desse crescimento se deve ao fato de que ela é capaz de agregar agilidade, eficiência e escalabilidade ao negócio, permitindo o aumento da produtividade e redução de custos.  Dessa forma, contar com uma boa infraestrutura cloud é um diferencial importante para o seu negócio. Isso significa que é essencial que você busque por estratégias capazes de otimizá-la, tanto no processo de migração quanto durante o seu uso ao longo do tempo, potencializando os benefícios que ela é capaz de oferecer.  

Quer saber quais são as principais estratégias para otimizar a infraestrutura cloud do seu negócio? Então continue a leitura e descubra!   

Por que obter resiliência digital é fundamental para os seus negócios? 

Antes de falarmos sobre estratégias de otimização, é importante que você entenda qual a importância desse processo, principalmente quando se fala em resiliência digital.  

Afinal, o mundo está mudando rapidamente e isso coloca novas demandas para o seu negócio. A todo momento, surgem tecnologias que podem impulsionar os seus resultados.  

É aí que a resiliência digital surge como uma grande aliada. Esse termo se refere à capacidade que uma empresa possui de se adaptar a essas novas demandas e incorporá-las ao longo de todo o processo de transformação digital. E isso só é possível quando você efetivamente investe em meios de otimizar a infraestrutura cloud do negócio.  

Isso porque a infraestrutura cloud é a base para toda essa transformação. É por meio dela que a sua empresa é capaz de mudar e agregar as novas tecnologias à rotina do negócio.  

Dessa forma, é ela que permite que a sua empresa se torne cada vez mais ágil e adaptável, sendo capaz de obter a resiliência digital. Com isso, você é capaz de realizar as adaptações e mudanças rapidamente, de acordo com as demandas e necessidades colocadas pelos clientes e mercado.   

Como otimizar a infraestrutura cloud?  

Agora que você já sabe a importância da infraestrutura cloud para garantir a resiliência digital da sua empresa, é hora de entender quais são os principais passos para otimizá-la. Para isso, sugerimos que você se mantenha atento a essas 7 estratégias, derivadas da teoria dos 5 Rs da migração para a nuvem desenvolvida pela Gartner  

Veja agora quais são as 7 maneiras de otimizar a infraestrutura cloud do seu negócio!   

1.Rehost

Rehost (rehospedagem) é um termo que se refere à técnica de migração na qual você movimenta aplicativos e sistemas para a infraestrutura cloud, mas sem realizar alterações profundas. Ou seja, migra para a nuvem sem modificar a estrutura das aplicações e outras ferramentas utilizadas na empresa.   

Ele permite a otimização da infraestrutura cloud pois oferece a migração rápida e eficiente, sem grandes mudanças na estrutura central e nos programas usados. Dessa forma, você coloca a transformação digital em prática, sem alterar a estrutura central da sua arquitetura.  

 2. Replatform 

Outra estratégia que permite a otimização da infraestrutura cloud é o replataform, uma estratégia na qual há a migração de uma aplicação para a nuvem com a introdução de algum nível de otimização. Dessa forma, não se fazem alterações muito profundas na arquitetura, mas é possível incluir algumas melhorias para que a aplicação se torne mais eficiente.   

Um exemplo de replatform acontece quando você troca o banco de dados Oracle por um Amazon RDS. Nesse processo, você realizou a migração sem alterações profundas, mas incorporando uma estrutura que otimiza a sua infraestrutura de cloud.  

3. Repurchase

A estratégia de repurchase consiste em efetivamente trocar o software ou aplicação que você utiliza. Geralmente, o que acontece é uma migração para um software nativo da nuvem, com funcionalidades semelhantes ao já usado na empresa.   

Dessa forma, ao invés de apenas realizar a migração, você troca o produto e ferramenta usada. Pode ser, inclusive, que você precise mudar apenas a licença do software, saindo da licença tradicional do software para um modelo SaaS.  

4. Rearchitect

 Rearchitect é um conceito que se refere à reestruturação completa do software ou aplicativo para a nuvem. Nessa estratégia, você muda completamente o sistema de forma a alterar a sua arquitetura e, com isso, aproveitar ao máximo os recursos da nuvem.  

Isso significa que você troca totalmente a sua arquitetura, reestruturando-a para ser usada em uma infraestrutura cloud.   

Geralmente, é necessário realizar esse processo quando a aplicação não permite nenhuma adaptação para a nuvem. Vale destacar que essa estratégia permite que você use o que há de melhor no cloud, garantindo agilidade, desempenho e escalabilidade. 

5. Retire

Pode ser que você perceba que existem aplicativos e softwares que não são mais necessários. Dessa forma, uma das estratégias que permitem a otimização de sua infraestrutura cloud é o retire (aposentar), que elimina todas as aplicações que não são utilizadas e, com isso, aumentar o espaço disponível e a eficiência do sistema.  

 6. Retain 

Mesmo que pareça contraditório, uma das estratégias para otimizar a infraestrutura de TI é, exatamente, não realizar a migração de todos os aplicativos e softwares. Afinal, existem aqueles que funcionam melhor no ambiente físico ou que, no momento, não vale a pena de serem transferidos.   

Dessa forma, alguns aplicativos podem ser mantidos em seu ambiente de origem, seja porque exigem grande refatoração ou porque não há justificativa para migrá-los.  

7. Relocate

Por fim, uma outra estratégia capaz de ser uma grande aliada da otimização da nuvem é a relocate (realocação). Nela, há uma movimentação completa da máquina virtual para nuvem, sem grandes alterações nos componentes básicos do sistema. O software permanece inconsciente de que algo mudou, uma vez que a transferência é total, e continua funcionando normalmente na nuvem.   

Como você pode perceber, existem diversas estratégias que podem ser usadas para otimizar a infraestrutura cloud da sua empresa e, com isso, potencializar a sua resiliência digital. A partir dessas estratégias, você estará pronto para adaptar às mudanças do mercado, do comportamento do consumidor e potencializar os benefícios da cloud computing para o seu negócio, criando um diferencial competitivo para a empresa.   

E lembre-se: o nosso blog está cheio de mais dicas importantes como essa para potencializar a transformação digital da sua empresa e melhorar o seu posicionamento no mercado. Agora que você sabe mais sobre o assunto, que tal entender como a Cloud Computing otimiza a disponibilidade dos negócios?  

Assine nossa Newsletter

Saiba tudo o que acontece no mundo Tech

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Eventos e Premiações

Em um dos lugares mais lindos da Bahia (Trancoso), aconteceu,...

Tendências e inovações

A inovação tecnológica é fundamental para as empresas se manterem...

1
Solução
2
Sobre você
3
Sobre a empresa
Por favor, selecione uma das opções.
Insira seu nome completo.
Insira seu e-mail corporativo.
Seu telefone corporativo. Utilize apenas números.
Seu telefone celular. Utilize apenas números.
Por favor, preencha todos os campos do formulário.