Blog Algar Tech › Soluções de TI

Já ouviu falar da infraestrutura de TIC? Saiba o que é e como funciona

Ao longo das últimas duas décadas, o setor de TI deixou de ser um coadjuvante, que se preocupava apenas com apagar incêndios, e se tornou um protagonista nas empresas. Hoje, ele atua em relação direta com os objetivos estratégicos de negócio. Ou seja, é nesse contexto que a infraestrutura de TIC ganhou ainda mais relevância nas empresas.  

Desse modo, o conceito abarca uma série de processos e atividades. Naturalmente, implementar uma gestão que atenda a essas demandas se tornou tendência. Entretanto, o ponto é que nem todo mundo entende a fundo o que isso envolve, como funciona e por que é tão importante dar atenção a esse fator.  

Pensando nisso, criamos este artigo completo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Então, aproveite a leitura!  

Infraestrutura de TIC: o que é?

O termo TIC se refere às Tecnologias da Informação e Comunicação. Nesse sentido, a infraestrutura de TIC corresponde a todo o aparato tecnológico ligado a esses processos em uma determinada instituição. Em outras palavras, estamos falando de hardware, software, soluções na nuvem, e-commerce etc.  

Assim, gerenciar esse conjunto de ferramentas não é uma ideia tão recente. Já na década de 1990, o termo foi cunhado para destacar a necessidade de uma gestão unificada de toda a infraestrutura de TI e Comunicação.  

Contudo, a transformação digital acentuou ainda mais essa necessidade. Afinal, um dos seus pilares é justamente a integração da gestão de TI. Desse modo, o objetivo é impulsionar um modelo de negócio cada vez mais robusto — ou seja, ágil e eficiente com menos custo, desperdício e retrabalho.  

Tendo isso em mente, veja com mais detalhes como funciona esse tipo de gestão no dia a dia da empresa.  

Como funciona a gestão da infraestrutura de TIC?

A infraestrutura de TIC pode ser dividida em dois grandes núcleos de atividades. Entenda quais são eles e como gerenciá-los.  

Ambiente 

Esse aspecto da infraestrutura se refere a todos os ativos de TIC e os serviços necessários para mantê-los funcionando. Isso inclui não só o hardware, mas também as soluções digitais (software), os serviços contratados etc. 

Assim, uma gestão eficiente é aquela que promove a otimização do uso desses recursos visando fazer o negócio crescer.  

Suporte 

Por um lado, temos as ferramentas utilizadas na operação da empresa. Por outro, temos justamente o processo de uso dessas soluções. Logo, a gestão da infraestrutura de TIC envolve oferecer um suporte eficiente para solucionar com rapidez as solicitações dos usuários.  

Desse modo, o objetivo deve ser a melhoria contínua da resolução de problemas, mas também a evolução da infraestrutura de TIC. Afinal, ninguém melhor que o próprio usuário para identificar demandas e oportunidades para melhorar o desempenho da sua equipe.  

Vale destacar que a infraestrutura de TIC deve ser o caminho para a transformação digital nos negócios. Então, não basta contar com muitas soluções que são tendência no mercado. Elas precisam ser integradas para otimizar cada vez mais o desempenho da empresa.  

Por que a sua empresa precisa investir já em uma infraestrutura de TIC?

Investir nesse tipo de infraestrutura ajuda a impulsionar a transformação digital na empresa, o que significa alcançar uma série de benefícios. Veja alguns dos mais relevantes.  

Redução de custos 

Quando a infraestrutura de TIC é implementada e gerenciada com eficácia, ela ajuda a promover uma redução de custos valiosa. Na prática, podemos identificar melhor que tipo de soluções a empresa realmente precisa, além de otimizar o uso desses recursos.  

Eventuais soluções obsoletas são identificadas e substituídas por outras melhores. Desse modo, as equipes têm um desempenho melhor e, consequentemente, o custo operacional para manter tudo isso é menor.  

Mais segurança dos dados 

A proteção da informação é muito robusta quando a empresa integra suas plataformas e estabelece uma política de segurança mais completa. A infraestrutura de TIC permite que a empresa tenha uma visão mais transparente de todo o ambiente, promovendo um monitoramento adequado ao tamanho dos desafios.  

Vale destacar que o uso da tecnologia — e a promoção de uma boa comunicação interna — ajudam a garantir a segurança desses recursos. Os funcionários podem acessar as ferramentas que precisam sem criar vulnerabilidades na rede.  

Otimização de processos 

Quando a empresa é capaz de integrar sistemas e bancos de dados, a infraestrutura de TIC se torna mais eficiente. O impacto é sentido diretamente pelas equipes, que passam a ter uma rotina de trabalho cada vez mais simples .  

O resultado é a otimização de processos, que vem acompanhada de outros ganhos, como: 

  • melhora da segurança; 
  • mais agilidade na execução das atividades; 
  • menor custo operacional; 
  • oportunidades para investir em novas tecnologias; 
  • entre outros.

Vale destacar que a digitalização de processos ajuda a reduzir a burocracia e permite automatizar uma série de atividades do dia a dia. Na prática, é um passo fundamental para quem pretende promover a transformação digital na empresa.  

https://lp.algartech.com/digital-workspace-produtivo

Melhor comunicação 

Outro benefício importante é a melhora da interação entre pessoas. Isso abrange tanto a comunicação interna, quanto a externa (com os clientes). Em pouco tempo, é possível implementar uma estratégia omnichannel, por exemplo, para integrar os canais de atendimento e otimizar ao máximo a relação com o consumidor. 

Isso será notado pelos clientes, é claro!  

Mais satisfação dos clientes 

A maioria das mudanças na dinâmica interna da empresa traz impactos significativos para a experiência do cliente. Assim, podemos observar que a infraestrutura de TIC tem um papel importante na percepção que seu público tem dos seus produtos e serviços.  

Quando o atendimento é otimizado, a satisfação dos clientes tende a crescer. O tempo de atendimento, por exemplo, pode ser cada vez menor. Consequentemente, os resultados podem ser melhores também em setores como o marketing e as vendas.  

São diferenciais que uma boa gestão da infraestrutura de TIC pode trazer a curto, médio e longo prazo. Então, leve essa ideia para sua empresa e invista em tecnologia para conquistar resultados cada vez melhores. Os benefícios, como você viu aqui, são muitos!  

Se gostou do post, aproveite para repensar possibilidades e conferir gratuitamente outros conteúdos sobre tecnologia no nosso blog! 

Assine nossa Newsletter

Saiba tudo o que acontece no mundo Tech

Ao enviar este formulário, você concorda com a coleta de seus dados pessoais de acordo com nossa Política de privacidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Artigos

Pense no seguinte cenário: uma grande instituição financeira percebe um...

Artigos

Os chatbots têm sido amplamente adotados pelas empresas para interação...

Materiais Gratuitos

Com um cenário volátil e acelerado, perder tempo não pode...

1
Solução
2
Sobre você
3
Sobre a empresa
Por favor, selecione uma das opções.
Insira seu nome completo.
Insira seu e-mail corporativo.
Seu telefone corporativo. Utilize apenas números.
Seu telefone celular. Utilize apenas números.
Por favor, preencha todos os campos do formulário.