Não é de hoje que a Inteligência Artificial (IA) e outras tendências de tecnologia têm se popularizado entre as empresas. Nos últimos anos, elas foram fundamentais para que as corporações conseguissem alcançar resultados cada vez melhores e foram ainda mais importantes durante a pandemia, pois garantiram a continuidade dos negócios, mesmo em tempos de distanciamento social.
Mas a IA não é a única tendência de tecnologia que tem ganhado força. No evento virtual IT Symposium/Xpo, realizado em outubro de 2021, o Gartner falou sobre as principais estratégias que vêm sendo adotadas pelos CIOs e demais líderes para 2022. Entre elas, estão a IA avançada, plataforma nativas da nuvem, segurança avançada e mais.
Neste artigo, separamos pesquisas notáveis que estão sendo destaque em todo o mundo sobre tendências de tecnologia para 2022. Acompanhe!
1- Inteligência Artificial Generativa como uma das principais tendências de tecnologia
A IA generativa é uma das mais poderosas técnicas do mercado. Ela engloba métodos de Machine Learning para aprender sobre objetos e conteúdo tendo como base os seus dados e utiliza essas informações para gerar artefatos realistas e inéditos.
Essa técnica pode ser utilizada para tarefas como criação de código de software, facilitando o marketing direcionado e o desenvolvimento de medicamentos, por exemplo. Além disso, o Gartner tem a expectativa que em 2026 essa técnica seja responsável por pelo menos 10% de todos os dados produzidos.
Atualmente, esse índice é de menos de 1%.
Já a pesquisa da International Data Corporation (IDC) prevê que os gastos por todo o mundo com IA devem dobrar em quatro anos e chegar a US$ 110 bilhões em 2024. A pesquisa prevê ainda que, até 2023, um quarto das empresas deve adquirir pelo menos um projeto de software de IA e suas vertentes, como machine learning.
David Groombridge, vice-presidente de pesquisa do Gartner, explica que o diferencial das empresas será a capacidade de aumentar continuamente o valor por meio de mudanças ágeis de IA.
Ele prevê que, até 2025, as empresas que adotarem as melhores práticas de engenharia de IA podem gerar ao menos três vezes mais valor com seus esforços do que os 90% de empresas que não o fazem.
2- Data Fabric
Nos últimos anos, o mundo apresentou aumento no número de silos de dados e aplicativos, não é mesmo? Ao mesmo tempo, a quantidade de pessoas qualificadas em equipes de dados e análises não sofreu alteração.
Dessa forma, o data fabric diminui o débito técnico sentido pela maioria das equipes de dados e análise com os desafios de integração.
A ferramenta tem melhorado o uso de dados por causa de sua análise embutida. Para completar, tem acelerado o tempo de obtenção de valor e diminui os esforços de gerenciamento de dados em até 70%.
3- Experiência por voz e as tendências de tecnologia
Atualmente, os usuários procuram experiências mais rápidas, com agilidade nas pesquisas e em compras online. Por isso, os assistentes de voz são cada vez mais utilizados.
Dessa forma, uma das tendências de tecnologia aponta para um momento em que, com alguns comandos, será possível fazer uma compra sem precisar digitar nada, como aponta Raghu Ravinutala, cofundador e CEO da Yellow.ai.
Para ele, as interfaces de conversação estão se alterando e os relacionamentos com as marcas por voz estão ganhando um papel cada vez mais importante.
Segundo uma pesquisa do Gartner Group, em 2020, 30% das sessões de navegação aconteceram “screenless”, ou seja, sem a utilização de uma tela, apenas por comandos de voz.
4- Chatbots inteligentes já eram uma das principais tendências de tecnologia, e agora, exige ainda mais
As compras pela internet cresceram bastante nos últimos meses, com o impacto da pandemia do novo coronavírus e quarentena. Com o aumento das demandas digitais, houve também aumento nas solicitações de suporte e atendimento das empresas.
Por isso, o agendamento de consultas online fez com que os chatbots inteligentes ganhassem ainda mais importância.
Com os chatbots, as empresas podem automatizar atividades repetitivas, otimizar o tempo dos clientes, resolver problemas e efetivar vendas.
Para Raghu Ravinutala, as empresas brasileiras estão à procura de fornecedores de contact center para oferecer esses tipos de serviços avançados e, quem consegue, já está conseguindo realizar um diferencial em seu setor.
5- Privacidade e segurança
Dentre as tendências de tecnologia, essa é uma já apontada nos últimos anos e que deve continuar crescente. Levantamento feito pelo Mastercard em parceria com o Datafolha mostrou que 92% dos brasileiros temem pela segurança digital de suas informações.
A pesquisa também mostrou que 73% afirmam já terem sofrido algum tipo de ameaça digital, como tentativa de roubo de senha. Por isso, empresas com presença online devem focar na segurança dos dados e privacidade dos usuários, para que continuem relevantes em seus segmentos e confiáveis para o seu público-alvo.
Dessa forma, CIOs, diretores e gestores da área segurança e tendências de tecnologia devem evitar a perda de confiança dos clientes por incidentes de privacidade.
De acordo com o Gartner, é esperado que 60% das grandes organizações usem uma ou mais técnicas de computação para aumentar a privacidade até 2025. Técnicas de PEC (Computação para aumentar a privacidade), por exemplo, protegem informações pessoais e compartilham e analisam dados com segurança, sem que haja comprometimento da confidencialidade.
Os dados estão geralmente como centro das tendências para 2022, mas só é útil utilizá-los se as empresas podem confiar neles. Uma arquitetura de malha de segurança cibernética (CSMA) ajuda a oferecer estrutura e postura de segurança integradas para proteger os ativos. As empresas que adotarem o CSMA podem reduzir o impacto financeiro de incidentes de segurança em até 90%.
6- Plataformas nativas da Nuvem (CNPs)
O Gartner prevê que plataformas nativas da nuvem serão base para mais de 95% das novas tendências de tecnologia pelos próximos anos.
Atualmente, esse índice é de menos de 40%. Os CNPs fazem uso de recursos básicos de computação em nuvem e fornecem recursos escalonáveis e elásticos relacionados à TI, com redução de custo e tempo de retorno mais ágil.
No entanto, com o avanço das ferramentas e o maior acompanhamento das organizações nas tendências de tecnologia, o uso dela tende a crescer bastante pelos próximos anos.
7- Tendências de tecnologia e a hiperautomação
A Hiperautomação, ou Hyperautomation, está ligada ao crescimento acelerado, além do exame e automatização ágil do maior número de processos possíveis.
De acordo com a pesquisa realizada pelo Gartner, equipes de Hiperautomação de alto desempenho têm como prioridade a melhora da qualidade do trabalho, aceleração dos processos de negócios e mais agilidade na tomada de decisões.
A partir de 2022, os CIOs devem focar na identificação e automatização do maior número possível de processos e decisões de negócios.
Para Stacey Goodman, CIO da Prudential Financial, afirma que a automação em escala deve fazer com que as empresas sejam muito mais ágeis na nova era na computação de negócios.
Dessa forma, o aumento da produtividade também pode ser conseguido com outras estratégias de automação, como a automação de processos robóticos (RPA).
8- Experiência Total (TX)
A Experiência Total é uma estratégia de negócios que une Experiência do Cliente (CX), Experiência do Funcionário (EX), Experiência do Usuário (UX) e Multiexperiência (MX).
Essa tendência tem como objetivo aumentar a satisfação, lealdade e confiança dos clientes e funcionários. Seguindo esse conceito, as empresas tendem a aumentar a receita e o lucro, com negócios adaptáveis e resilientes.
Para se ter uma ideia da importância em focar na experiência do cliente, segundo dados da NewVoice Media, 58% dos consumidores tendem a não voltar mais a usar os serviços de uma empresa após serem impactados por uma experiência negativa.
Por isso, mais do que nunca, focar na TX será fundamental não só para gerar uma experiência de sucesso ao cliente, como também aos colaboradores e demais usuários das suas soluções.
9- Empresa Distribuída
O aumento de postos de trabalho remotos e híbridos, potencializado pela pandemia, fez com que organizações tradicionais passassem a evoluir para empresas distribuídas com funcionários de diferentes lugares geográficos.
Neste cenário, CIOs devem fazer mudanças técnicas e de serviço. Empresas de todos os setores, do varejo à educação, devem reconfigurar os seus modelos para se adaptar aos serviços distribuídos.
Até 2023, o Gartner prevê que 75% das empresas que exploram os benefícios corporativos distribuídos devem crescer suas receitas 25% mais rápido do que as concorrentes.
10- 5G
Estudo feito pela IDC Predictions prevê que, até ano que vem, o 5G, uma das principais tendências de tecnologia que surgiu, deve gerar US$ 2,7 bilhões em novos negócios que envolvem realidade virtual e aumentada, inteligência artificial, nuvem ou internet das coisas.
De acordo com Luciano Saboia, gerente de consultoria e pesquisa em Telecom da IDC Brasil, o 5G deve se popularizar especialmente no segmento B2B.
Isso porque, atualmente, muitas companhias enfrentam o desafio de criar envolvimento digital com seus clientes e funcionários sem perder o toque pessoal, protegendo o negócio contra interferências e aumentando a automação.
No entanto, as empresas estão passando por uma rápida transformação comercial, impulsionada pela pandemia, e precisam reformular suas estratégias para prosperar no mundo pós-pandêmico. As tendências de tecnologia mostram para onde os esforços devem ser direcionados para aumentar as chances de sucesso e crescimento.
Antes da pandemia, a inteligência artificial e as demais tendências de tecnologia estavam sendo implantadas e popularizadas ao longo de vários anos, após pilotos e provas de conceito. Agora, o ritmo mudou. As empresas devem acompanhar essas tendências para continuar em constante evolução e entender o impacto das mudanças nos negócios para otimizar os seus recursos, impulsionar a inovação e transformar a sociedade.
As mudanças e evoluções valem para todos os setores e detalhes das empresas. A transformação digital se consolidou nos últimos anos e a tecnologia se mostrou cada vez mais uma aliada dos negócios.Aproveite para ler o nosso e-book e saber mais sobre o perfil do CIO atual, nesta nova realidade, com análises e informações sobre a sua importância ainda mais estratégica atualmente dentro das empresas.