Blog Algar Tech › Tendências e inovações

Como trabalhar a fidelização de clientes na era do ephemeral?

Algar Tech
Artigo por
Algar Tech
Publicado em
9/05/19

A era Ephemeral influencia no comportamento do cliente e na forma como ele enxerga as empresas e o consumo. O acesso à tecnologia, como o uso de dispositivos móveis, provou novos hábitos e desenvolveu um pensamento imediatista.

O foco é no presente, o que resulta em desapego pelo futuro e pela fidelidade às marcas. E esse é exatamente o conceito de Ephemeral. Para exemplificar, imagine um mundo sem posses, mas repleto de acessos e possibilidades instantâneas.

Nesse cenário, há um desejo de novas experiências e a ansiedade por novidades já. Outra característica do conceito Ephemeral é o desapego pelo futuro e a falta de fidelização a um produto ou serviço.

De acordo com Kevin Kelly, editor executivo e fundador da Revista Wired, “A vida tecnológica no futuro será uma espécie de atualizações sem fim. Padrões que desaparecem, menus que se modificam”.

De fato, a noção de tempo mudou e a tecnologia nos trouxe uma ansiedade e uma eterna busca pela felicidade imediata. Assim, usamos programas que operam totalmente no presente, como os Stories do Instagram, Facebook e YouTube.

 A era Ephemeral e a perda da fidelização

No âmbito da fidelização devemos considerar que a confiança, por exemplo, é algo que não pode ser reproduzido em massa. De fato, não é possível comprar confiança ou armazená-la em algum lugar.

De acordo com pesquisa da Accenture Strategy, realizada em 2018, 83% dos consumidores brasileiros preferiram comprar com outros fornecedores. Além disso, 36% mudaram suas expectativas sobre as marcas que conheciam.

Esse comportamento reflete bem o conceito Ephemeral e mostra a necessidade que as empresas têm em oferecer sempre novidades para manter o interesse dos clientes. Do mesmo modo, enfrentam a tendência criada pelo mundo virtual do consumo efêmero. É como se agora tudo fosse consumido como um Uber ou iFood.

Em contrapartida, as pessoas querem ver as marcas engajadas em causas que consideram importantes para continuar mantendo-as como fornecedoras.

Os consumidores querem consumir de forma consciente e não aceitam mais aquele tipo de marketing ou propaganda que diz a eles o que comprar ou o que usar. Ainda mais por terem tanto acesso à informação e poder de escolha, eles querem consumir tudo de forma completa e bem rápida.

Essa busca por informação, à propósito, gera um medo nas pessoas de ficarem de fora de tudo, conhecido como FOMO (fear of missing out). Assim, os stories ganham força por oferecerem o que o mundo Ephemeral exige: conteúdos suficientes para viver e consumir o presente.

O mundo digital e a conquista do consumidor

Adaptar-se ao novo mundo é a exigência da era Ephemeral. Muitos consumidores preferem usar aplicativos para resolver suas necessidades, como já comentamos.

O uso do Uber, 99 ou do Cabify incentiva as pessoas a consumirem a experiência de usar carro ou em vez de comprar um para si. O automóvel deixou de ser um objeto de desejo e status.

Da mesma forma, quando as pessoas planejam suas viagens de férias recorrem a sites como o Airbnb. Com isso, podem se hospedar em casas ou apartamentos mobiliados e ter uma experiência diferente e familiar ao seu lar.

Conquistar o consumidor vai além de oferecer produtos e serviços. Proporcionar um conjunto de recursos e “entregar o controle” é importante para conquistar o consumidor.

Atendimento diferenciado e a Transformação Digital

Oferecer atendimento diferenciado é a melhor forma de consolidar a empresa no mercado e aumentar sua competitividade, além de trazê-la para a transformação digital.

Por isso, a empresa deve procurar uma forma de alinhar a estratégia organizacional com as inovações.

Ao demonstrar seu engajamento e sua capacidade em acompanhar as exigências do consumidor de forma rápida, a organização consegue absorver as exigências e estar adequada ao conceito Ephemeral.

Por isso, buscar novas formas de oferecer atendimento é de extrema importância para inovar. Assim, a empresa, além de procurar um parceiro como a Algar Tech para fortalecer seu relacionamento com o cliente, pode investir nos seguintes recursos:

1 –  Redes Sociais e Chatbot

Com o uso cada vez mais popular dos dispositivos móveis (tablets e smartphones), as pessoas aproveitam a comodidade para entrar em contato com as empresas por meio das redes sociais.

É muito mais fácil usar o aplicativo do Facebook ou do Twitter e enviar mensagens no momento que achar mais conveniente.

Além disso, para a empresa manter o atendimento contínuo, um chatbot pode ser integrado aos chats das redes sociais no intuito de esclarecer dúvidas comuns ou agilizar a solução de um problema do consumidor.

Contar com um sistema de gestão do relacionamento com o cliente é a melhor forma de oferecer uma experiência rica ao cliente e alcançar a fidelização.

Assim, a empresa consegue manter esse canal ativo e completamente otimizado para atender em tempo real.

 2 – Streaming de vídeos e Stories

Transmissão em tempo real de vídeos com algum conteúdo que realmente chame a atenção do público. Esse formato mantém a proximidade com as pessoas, pois, geralmente, é possível que as pessoas interajam com a troca de mensagens via chat.

Dessa forma, o cliente pode conhecer um produto ou serviço que esteja interessado e tirar dúvidas no momento em que a “live” acontece.

Outra maneira é postar stories no Instagram, Facebook ou YouTube para engajar o público. Esse recurso permite que a empresa poste fotos e vídeos gravados ou ao vivo.

Com certeza, este é o formato mais alinhado com o conceito Ephemeral e vale apostar para aumentar a fidelização.

O cliente é o que mais importa

Em todo negócio, os esforços para que os processos sejam bem-sucedidos têm como principal objetivo satisfazer o cliente. É pelo público-alvo que os serviços e produtos existem.

Por isso, buscar abordagens inovadoras e conhecer conceitos como o Ephemeral ajuda a empresa a se destacar no mercado. Contar com a tecnologia disponível e que mantém tudo no presente é a melhor estratégia.

Assim, a empresa precisa incluir aplicativos e redes sociais em suas campanhas. Afinal, quem arrisca sempre consegue superar as expectativas!

O que achou desse conceito? Já ouviu falar de Ephemeral antes? Entre em contato e saiba como transformar sua empresa!

Assine nossa Newsletter

Saiba tudo o que acontece no mundo Tech

0 resposta

  1. Muito bom esse texto!
    Essa é a era da experiência do usuário!
    Agora, mais do que nunca as empresas deverão ter profissionais capacitados não só tecnicamente, mas com QE adequado para compreender as experiências que os clientes anseiam em viver. E assim, os impactos dessa “era ephemeral” serão minimizados!

    Obrigada por nos trazer conteúdos atuais e importantíssimos.
    Somente assim compreenderemos as estratégias da empresa e nos capacitaremos cada vez mais.

    1. Ei, Bruna! Obrigada pelo seu comentário!
      Você está coberta de razão, é assim que pensamos também! 🙂
      Continue nos acompanhando e assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades!
      Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Eventos e Premiações

Em um dos lugares mais lindos da Bahia (Trancoso), aconteceu,...

Tendências e inovações

A inovação tecnológica é fundamental para as empresas se manterem...

1
Solução
2
Sobre você
3
Sobre a empresa
Por favor, selecione uma das opções.
Insira seu nome completo.
Insira seu e-mail corporativo.
Seu telefone corporativo. Utilize apenas números.
Seu telefone celular. Utilize apenas números.
Por favor, preencha todos os campos do formulário.