Blog Algar Tech › Tendências e inovações

Por que o benchmarking é importante para sua estratégia de transformação digital

Algar Tech
Artigo por
Algar Tech
Publicado em
23/02/22

Em que posição sua empresa está, diante dos concorrentes, quando o assunto é transformação digital? Para ter vantagem competitiva, o benchmarking tem sido considerado uma ferramenta estratégica indispensável.

Estando na era digital, não se engane: seus concorrentes estão se transformando digitalmente. Isso quer dizer que certamente estão se adaptando e investindo em novas tecnologias para melhorar o relacionamento com os clientes. Consultar um médico pelo smartphone, monitorar a saúde e as atividades físicas por meio de tecnologias vestíveis (wearables), ler um e-mail pelo relógio inteligente e outras modernidades como essas já são possibilidades ofertadas pelas empresas.

No entanto, uma pesquisa feita pela Centric Digital mostrou que apenas 5% das organizações sentem que dominaram o digital para um ponto de diferenciação em relação aos seus concorrentes. De acordo com a pesquisa, enquanto muitas empresas planejam melhorar a experiência online do cliente, são poucas as que estão realmente prontas para executar estratégias digitais.

Para aquelas que não estão no topo das tendências e da transformação digital, as disrupções são inevitáveis. Basta observar empresas como Uber, Square e Amazon, que estão batendo grandes empresas com reputação de longa data simplesmente por terem uma melhor estratégia digital.

Esses exemplos são o alvo perfeito para a estratégia do benchmarking. Afinal, dão certo, porque não adotar algumas das diretrizes usadas por elas? Assim, é possível estar sempre um passo à frente no mercado.

O que é benchmarking?

Muitas empresas cometem o erro de avaliar o desempenho apenas em comparação com outras unidades ou departamentos dela mesma. Embora essa estratégia seja útil, ainda mais valioso é observar como empresas que são referência melhoram algum processo ou começam um novo projeto.

Ter uma referência ajuda a diminuir o tempo de execução e pode aumentar as chances de sucesso. As empresas devem buscar satisfazer e superar as melhores práticas e estratégias do mercado a partir dos exemplos que encontrarem em empresas que admiram.

Benchmarking é, então, uma comparação que a empresa decide fazer entre as suas práticas e as práticas adotadas por outras que ela entende como referência. As comparações entre concorrentes podem ajudar a identificar lacunas na estratégia da organização, revelando fraquezas no site, na experiência móvel, nas mídias sociais, na estratégia digital etc. Fazendo benchmarking, a empresa ganha um nível de percepção que permite que ela evolua seus processos com base nos processos do seu concorrente.

Como o benchmarking pode orientar a transformação digital?

O primeiro ponto que a sua empresa deve comparar em relação aos concorrentes é a estratégia digital. Se os seus concorrentes não tiverem uma, essa é uma boa notícia para você. Mas, se é a sua empresa que não tem uma, é melhor se preocupar e correr atrás do prejuízo.

Agora, supondo que a sua empresa tenha uma estratégia digital, os resultados do seu benchmarking devem vir em primeiro lugar. As métricas e as medidas das capacidades digitais da sua empresa em comparação com os seus concorrentes darão diretrizes sobre onde estão seus maiores problemas. Assim, a empresa sabe quais processos são mais importantes e em quais ela deve concentrar seus esforços.

À medida que surgem novas tendências digitais, é extremamente importante entender as diferenças entre o que a sua empresa e as demais do mesmo segmento de atuação estão fazendo. Isso é vital para qualquer estratégia.

Como exemplo, observe o setor de serviços financeiros. Este mercado agora vem percebendo que a maneira tradicional de fazer negócios está sendo interrompida por uma nova classe de concorrentes: as empresas digitais. Empresas como o Google e o PayPal estão obrigando as empresas de serviços financeiros a evoluírem do ponto de vista da transformação digital e elas estão fazendo o melhor que podem para se adequar.

Como se transformar digitalmente, tendo como base seus concorrentes?

Para Bernardo Costa, gestor estratégico das áreas de Digital Innovation e Analytics da Algar Tech, há três importantes pilares na jornada de transformação digital, que podem ser estruturados a partir da observação aos concorrentes: cultura para engajamento, foco em transformação digital e conexão com ecossistema de inovação e digitalização.

Segundo o gestor, a empresa que decide fazer a jornada tem o olhar duplo. “Para dentro é mais complexo e é o que vai proporcionar esse olhar para fora. Para prover serviços digitais, é preciso ser digital. É preciso ter cultura digital para conseguir emplacar produtos e serviços digitais no mercado. A primeira dificuldade é de cultura. O aculturamento das pessoas é um trabalho bastante complexo. Transformar pessoas e mudar conceitos são os primeiros passos, uma vez que os próprios associados engajados na nova cultura serão motores de transformação. Vão transformar o mercado”, explica.

Bernardo destaca que as grandes lideranças da empresa também precisam estar direcionadas para o foco da transformação digital e que o background precisa ser alterado. “O alinhamento deve ser de todos, especialmente da diretoria financeira, dos talentos humanos e da área jurídica. Todos podem travar o processo de transformação digital”, afirma.

Do ponto de vista da transformação digital, empresas convencionais enfrentam empresas pequenas e startups, que possuem velocidades inovadoras. Dessa forma, se continuam com processos tradicionais, tornam-se retrógrados e não terão capacidade de se transformarem digitalmente.

Empresas que buscam a jornada de transformação digital devem encaixar-se no ecossistema digital e estar nos grandes hubs de inovação mundial, em contato com startups, firmando parcerias e ventures para romper mais rápido a transformação digital. “A Algar Tech está se propondo a olhar para o digital e reconstruir talentos e, para isso, precisa de parceiros, startups e pequenas empresas que são fundamentais para a aceleração”, diz Bernardo.

O mercado transforma-se muito devido ao surgimento de novos players e soluções. Por isso a importância de uma aproximação desse conhecimento. Para conseguir encontrar as melhores práticas e o caminho para a transformação digital, participar de benchmarking é uma excelente ferramenta. A Tech está em um contexto novo: conhecendo empresas para saber como atuar, encontrando parceiros relevantes na jornada de transformação digital e oferecendo soluções diferenciadas.

Para encarar todo esse processo, pode ser que a empresa precise da orientação de especialistas digitais. Um especialista pode ajudar a organização a descobrir potenciais concorrentes digitais que ela talvez nem tenha percebido. É necessário avaliar as capacidades digitais e focar na estratégia a fim de agilizar o processo de transformação digital.

Leia também o artigo “A transformação digital e o papel da GMO na execução da estratégia”.

[mc_newsletter]

Assine nossa Newsletter

Saiba tudo o que acontece no mundo Tech

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Eventos e Premiações

Em um dos lugares mais lindos da Bahia (Trancoso), aconteceu,...

Tendências e inovações

A inovação tecnológica é fundamental para as empresas se manterem...

1
Solução
2
Sobre você
3
Sobre a empresa
Por favor, selecione uma das opções.
Insira seu nome completo.
Insira seu e-mail corporativo.
Seu telefone corporativo. Utilize apenas números.
Seu telefone celular. Utilize apenas números.
Por favor, preencha todos os campos do formulário.