Blog Algar Tech › Artigos

Outsourcing de TI: quando a sua empresa deve investir?

Garantir a segurança dos dados da empresa e reduzir os custos com softwares e sistemas são apenas algumas das dores comuns nos gestores que estão procurando por uma solução de outsourcing de TI.

Por isso, esse modelo tem sido muito adotado por empresas que desejam reduzir custos e aumentar a produtividade dos seus serviço. E há vários tipos de outsourcing de TI no mercado atualmente.

Deseja entender um pouco mais sobre esse mercado? Então confira!

Modelos de outsourcing de TI

Pode valer muito mais a pena financeiramente optar por terceirizar uma atividade que não faz parte da expertise da empresa, em vez de montar uma equipe, estrutura e processos para desempenhar a tarefa do zero.

Por isso, quando se trata de tecnologia da informação, o outsourcing é bastante comum. Cada vez mais, as empresas investem em consumir TI, e não em desenvolvê-la.

Veja abaixo quais são os seis principais modelos de outsourcing de TI.

1- Hardware as a Service (HaaS)

O Hardware as a Service (HaaS) tem como objetivo oferecer ao cliente equipamentos de TI adequados à sua realidade, mesmo se forem necessários altos investimentos. Ou seja, a proposta desse modelo é garantir pacote que inclua manutenção, configuração, suporte técnico e também instalação de máquinas.

Nesse caso, o contratante faz pagamento mensal, variando de acordo com o aumento ou diminuição do contrato. Além disso, esse modelo é ideal para empresas de pequeno e médio porte.

2- Software as a Service (SaaS)

Os modelos mais comuns de SaaS são o Google Docs e o Office 365. Nesse modelo, a empresa faz uma assinatura e tem acesso ao software. Após fazer a assinatura, pode utilizá-lo online ou instalar um pacote no computador.

Assim, esse modelo permite que a empresa tenha acesso a softwares completos com preços flexíveis. Quando a escolha é feita por modelos que ficam em ambientes web, pode-se acessar os documentos em diferentes dispositivos.

3- Desktop as a Service (DTaaS)

A proposta do DTaaS é oferecer um desktop virtual para ambiente que gera proteção por vários dispositivos. Com esse modelo, é possível contratar um provedor de serviços que garante ambientes e softwares para executar as demandas da empresa.

Ou seja, o foco não é o equipamento, e sim um desktop disponibilizado em uma nuvem de serviços. O modelo garante mais flexibilidade para a empresa.

4- Device as a Service (DaaS)

Trata-se de uma solução mais completa, com equipamentos e serviços sendo oferecidos de forma personalizada aos clientes. Nele, a empresa contratante paga uma taxa mensal e tem acesso aos hardwares e softwares que necessita para executar suas atividades diárias.

Além disso, o DaaS também oferece gestão e suporte do parque tecnológico terceirizados. 

5- Workplace as a Service (WaaS)

Boa opção para empresas que desejam dialogar com uma nova geração de empregados. Ele garante acesso flexível aos ambientes de trabalho, de forma independente ao equipamento utilizado ou localização.

Além disso, o modelo garante acesso a todas as ferramentas necessárias para executar tarefas, além do compartilhamento de dados, interação entre colegas e colaboração entre equipes. 

6- PC as a Service (PCaaS)

É uma opção completa de outsourcing de TI, já que oferece um parque tecnológico adequado às necessidades do cliente, que pode ter desktops, notebooks, tablets e outros dispositivos disponíveis para o trabalho, com softwares atualizados.

Ao optar pelo PCaaS, a empresa tem parceria para realizar toda a gestão de TI. É uma boa opção para quem precisa de um rápido provisionamento para iniciar um projeto novo.

O que é outsourcing de impressão e impressão gerenciada?

Outsourcing de impressão é o nome que se dá à prestação de serviço por meio da locação de impressoras, plotters, scanners e outros equipamentos de impressão e cópias. A empresa não precisa se preocupar com compra de novos equipamentos, já que quem é contratado cuida da gestão de ambiente de impressão. Esse serviço é indicado para pequenas, médias e grandes empresas, como escritórios, lojas, hospitais, repartições públicas e instituições de ensino.

Já a impressão gerenciada, também conhecida como MPS – Managed Printing Services, faz parte do projeto de outsourcing de impressão, sendo chamado de full outsourcing. Neste caso, as ferramentas de gestão e monitoramento são instaladas para otimizar e gerenciar a produção de documentos da empresa. Além de reduzir custos, cria estratégias para transformar o fluxo das informações impressas e digitais do negócio.

Formas de aplicação de outsourcing de TI

Há duas formas de aplicar o outsourcing de TI, o Business Process Outsourcing (BPO) e o Business Transformation Outsourcing (BTO). O BPO acontece quando a empresa terceiriza processos internos que não estão ligados de forma direta ao negócio principal.

Ou seja, alguns procedimentos vão para um especialista em processos internos. Essa opção faz com que a empresa se dedique apenas ao seu serviço de maior potencial.

Já o BTO envolve realização da operação e análise do processo. Essa opção vai além do BPO e indica soluções e transformações para o negócio, além de fluidez nas operações. O BTO oferece uma estrutura flexível e escalável em todos os níveis.

Quando contar com serviço de outsourcing de TI?

Cada empresa deve analisar com atenção se é o momento de investir em outsourcing, levando alguns pontos em consideração. Mas há alguns indícios que mostram que o negócio está precisando desse serviço., como:

1- Deseja reduzir custos

Como várias licenças de softwares são cobradas em dólar, ter acesso aos melhores programas pode sair caro. Nesse sentido. o outsourcing elimina a necessidade de pagar por essas mensalidades.

2- Quer facilitar o gerenciamento de processos

O serviço oferece gestão centralizada e, dessa forma, reduz a dificuldade no controle da operação geral. Não é necessário contratar gerentes ou equipes de TI; o gestor responsável avalia o atendimento da empresa e gerencia e treina os funcionários.

3- Almeja acompanhar as novidades do mercado

Profissionais de TI devem estar antenados com novas tendências e linguagens, e o outsourcing em TI faz com que os clientes fiquem em dia com as inovações tecnológicas.

4- Sente que precisa de uma mão de obra mais especializada

O provedor de outsourcing de TI fica responsável por contratar e treinar profissionais, e isso garante a mão de obra mais especializada para a empresa.

5- Dificuldade em atender os próprios clientes

Uma equipe sobrecarregada é um forte indício de que os serviços de Help Desk e Service Desk devem ser terceirizados.

6- Garantir a segurança dos dados

Empresas geram um grande volume de dados, que podem ser mal utilizados por cibercriminosos. Por isso, a segurança de dados é fundamental.

Como escolher um serviço de outsourcing de TI? 

No momento de escolher qual empresa contratar, alguns fatores devem receber atenção. Uma das práticas mais importantes é pedir referência em outsourcing para verificar os trabalhos já prestados pela empresa. Também é importante avaliar o currículo e certificações da equipe. 

Além disso, ainda, é essencial atenção às cláusulas contratuais, para evitar surpresas futuras. Os valores das empresas devem estar alinhados e os equipamentos e softwares devem estar atualizados.

Por fim, indicamos a realização de um teste gratuito ou utilizar uma demonstração do serviço, para se certificar de que é aquilo que você está procurando.

Se quiser saber um pouco mais sobre a estrutura de outsourcing de TI, não deixe de entrar em contato com a equipe da Algar Tech. 

Assine nossa Newsletter

Saiba tudo o que acontece no mundo Tech

Ao enviar este formulário, você concorda com a coleta de seus dados pessoais de acordo com nossa Política de privacidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Artigos

Pense no seguinte cenário: uma grande instituição financeira percebe um...

Artigos

Os chatbots têm sido amplamente adotados pelas empresas para interação...

Materiais Gratuitos

Com um cenário volátil e acelerado, perder tempo não pode...

1
Solução
2
Sobre você
3
Sobre a empresa
Por favor, selecione uma das opções.
Insira seu nome completo.
Insira seu e-mail corporativo.
Seu telefone corporativo. Utilize apenas números.
Seu telefone celular. Utilize apenas números.
Por favor, preencha todos os campos do formulário.