Blog Algar Tech › Soluções de TI

6 vantagens de um Centro de Gerenciamento de TI

O processo contínuo de transformação digital das empresas exige dos negócios a adoção de soluções, ferramentas e estratégias que potencializam sua performance de mercado de forma mais ágil e eficiente. Nesse contexto, a modernização dos processos de gestão também é incluída como \parte da transformação digital em curso.

Assim, áreas consideradas operacionais na rotina organizacional ganham papéis mais analíticos e essenciais na gestão do negócio, como a gestão de TI. Ao ser revisitada e melhorada, passa a ter uma atuação centrada em indicadores de performance como experiência do cliente, redução de custos, aumento de produtividade, entre outros.

Para se ter uma ideia de como os serviços de TI estão sendo otimizados nas empresas, uma pesquisa da ISG afirma que, já neste 2021, foram investidos cerca de 17 bilhões em TI no mundo.

A pesquisa ainda trata sobre o aumento da contratação de serviços gerenciados de TI de 7% a mais em relação a 2020 e que se espera para 2021 um aumento de 18% nos contratos de serviços em nuvem

Esse panorama nos mostra como as corporações já compreenderam a importância de modernizar as centrais de gerenciamento de TI para tornar a infra mais segura e dinâmica.

É considerando esse contexto que o presente artigo vai falar sobre os benefícios da central de operações empresariais – do inglês BOC (Business Operation Center) – com foco na gestão de TI. Vem entender melhor!

O que é BOC, afinal?

O BOC (Business Operation Center) é uma solução avançada na gestão de negócios, pois integra todas as funções de administração, operação e monitoramento da infra de TI para gerenciar os processos de negócios. Por isso, consegue auxiliar no monitoramento das transações organizacionais, promovendo uma gestão inteligente, focada na experiência do usuário com capacidade para antecipar eventos, agindo de forma preditiva e resolutiva.

A solução BOC maximiza, desse modo, a continuidade do negócio, posto que consegue visualizar eventos críticos que estão por acontecer. Essa solução alinha as necessidades de negócio da área de TI, com o objetivo de não deixar que os esforços em inovação sejam descontrolados.

A Algar Tech, empresa de soluções tecnológicas, especializada em terceirização de processos de negócios, trabalha com um sistema de gestão de infraestrutura de TIC que tem como um dos quatro pilares a Central de Gerenciamento com base em BOC. 

O serviço entrega, além do acompanhamento em tempo real do estado da infraestrutura de TIC, dashboards online de performance, extração de dados e eventos para elaboração dos planos e notificação de clientes, usuários, solucionadores e fornecedores. 

O sistema BOC da Algar Tech tem ainda como diferencial a capacidade de realizar um monitoramento cognitivo, resolvendo incidentes com automação, além de oferecer soluções analíticas que exibem em dashboard tendências de capacidade e disponibilidade da infraestrutura.

Riscos de não adotar o Business Operation Center

Gerenciar o sistema de TI sem o BOC pode incorrer em diversos fatores que seguem na contramão dos modernização de gestão e retardam a transformação digital almejada.

Como consequência, o gestor de TI pode:

  • não garantir a disponibilidade da infra em momentos críticos; 
  • não conseguir solucionar rapidamente falhas existentes;
  • demorar para identificar causas das falhas de TI, incorrendo em downtime;
  • impactar negativamente na disponibilidade, na produtividade e nos lucros da empresa.

Além disso, sem soluções que monitorem adequadamente a infra de TI, os dados se tornam vulneráveis. Afinal, quando a Infraestrutura não está disponível o tempo todo, ela também não consegue combater ataques e ameaças.

Para evitar tais problemas, a melhor solução pode ser terceirizar a gestão dos ambientes de TI. Com uma solução de gerenciamento Algar Tech, por exemplo, é possível reduzir em até 35% tais incidentes, otimizando processos e melhorando consideravelmente as transações do negócio, com redução das instabilidades em quase 100%. 

6 Vantagens do BOC para a empresa

O BOC (Business Operation Center), como uma solução preditiva que monitora e antecipa as necessidades e demandas tanto da empresa quanto de seus consumidores, oportuniza à empresa, algumas vantagens, como:

1. Automatização contínua da área de TI

Uma vez que vai identificar demandas que podem ser solucionadas com um sistema automatizado para melhorar a performance de entregar resultados de maneira mais ágil.

2. Transformação da gestão de TI

Torna mais proativa na resolução dos incidentes e instabilidades e inovadora na adoção de ferramentas tecnológicas avançadas que, por sua vez, tornam-se seu diferencial competitivo no mercado.

3. Redução de falhas e prevenção de fraudes

Como já mencionado, com o BOC ainda é possível garantir mais segurança no tratamento dos dados, sem ocorrência de falhas ou fraudes nas operações tecnológicas que comprometam a confidencialidade do processo. 

4. Maior controle

Como consequência do fator anterior, o BOC, permite que as operações de segurança sejam centralizadas e melhor controladas.

5. Gestão à vista, mesmo à distância

É possível ainda gerenciar ambientes híbridos de forma remota.

6. Maior disponibilidade de TI

E, com a maximização da disponibilidade da infra e previsibilidade de demandas,  pode-se também  escalar o serviço de acordo com a necessidade do negócio.

Resumindo…

Em resumo, o BOC é um avançado sistema de monitoramento de TI, que oferece uma gestão inteligente e contribui para a disponibilidade máxima da infra. Assim, as empresas podem se despreocupar dos aspectos operacionais e manter seu foco no desenvolvimento de estratégias de crescimento do negócio.

Com a Algar Tech, por exemplo, a empresa pode acompanhar em tempo real todas as operações e aplicações realizadas na infraestrutura de TI, o que confere transparência e compromisso na terceirização do serviço.

Em tempos de crise econômica, a melhor solução é a terceirização do serviço de gestão de TI com uma empresa que tem expertise no assunto e já revoluciona a experiência de diversos negócios nos segmentos agro, indústria, finanças, educação, saúde, transporte,telecom e outros.

Esse texto te ajudou a compreender os benefícios da adoção do BOC no seu gerenciamento da infraestrutura de TI? Converse com um especialista da Algar Tech para saber mais como essa solução pode ajudar na performance de TI da sua empresa.

Assine nossa Newsletter

Saiba tudo o que acontece no mundo Tech

Ao enviar este formulário, você concorda com a coleta de seus dados pessoais de acordo com nossa Política de privacidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Artigos

Pense no seguinte cenário: uma grande instituição financeira percebe um...

Artigos

Os chatbots têm sido amplamente adotados pelas empresas para interação...

Materiais Gratuitos

Com um cenário volátil e acelerado, perder tempo não pode...

1
Solução
2
Sobre você
3
Sobre a empresa
Por favor, selecione uma das opções.
Insira seu nome completo.
Insira seu e-mail corporativo.
Seu telefone corporativo. Utilize apenas números.
Seu telefone celular. Utilize apenas números.
Por favor, preencha todos os campos do formulário.