Os serviços de atendimento são fundamentais para manter os clientes informados e garantir que eles possam ter suas dúvidas sanadas ou para ajudá-los no que for preciso. Por conta da pandemia do novo coronavírus e da necessidade de garantir o distanciamento social, o Contact Center em Home Office tem sido uma excelente saída para o relacionamento com o cliente em empresas de diferentes verticais.
Graças ao Cloud Computing e ferramentas de gestão, o contact center em home office tem se sobressaído muito bem e está garantido a continuidade dos negócios em um momento tão complicado.
No texto a seguir, confira como o contact center em Home Office pode ser fundamental para que o seu negócio continue a funcionar, e sem colocar os seus funcionários em risco, em meio a essa pandemia, confira:
A importância do Contact Center em Home Office
Para construir uma empresa de sucesso e de respeito, é fundamental que o relacionamento entre cliente e marca seja positivo.
Se antes o atendimento ao cliente era um luxo para boa parte das empresas, hoje se tornou algo obrigatório não só por lei, mas para construir um verdadeiro relacionamento entre a sua marca e o cliente, no intuito de conquistá-lo e superar a concorrência.
E não tem sido diferente em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus. Como alguns estabelecimentos precisaram fechar os seus serviços fisicamente, o serviço remoto e o digital nunca foram tão importante.
Dessa forma, a instalação do Contact Center em Home Office é um modelo de atendimento fundamental para nutrir o relacionamento entre consumidor e empresa.
Otimizando o Contact Center em Home Office
Com o intuito de garantir que o Contact Center possa suprir a demanda criada, é muito importante que as tarefas e diretrizes estejam otimizadas.
Isso porque mesmo em home office é muito importante fornecer o atendimento de qualidade que o seu cliente precisa.
Para que isso se torne um objetivo alcançável, é preciso estar sempre atualizado tecnologicamente e também ter colaboradores capacitados.
Confira maneiras de fazer isso acontecer!
Organização no Contact Center em Home Office
No home office, a falta de alinhamento na comunicação pode ser mais frequente. Mas para que esses alinhamentos não se tornem críticos e possa garantir que o Contact Center em casa funcione de maneira adequada, líderes e colaboradores devem estar sempre alinhados e organizados.
Para isso, é compromisso dos gestores promover reuniões de alinhamento sempre que necessário, além de se disponibilizar ajuda quando preciso.
Lembre-se que: a empresa precisa estar focada no sucesso do cliente mesmo durante a pandemia, mantendo os padrões de atendimento.
Tecnologia a favor da sua marca
Graças a transformação digital, as tecnologias estão se adaptando rapidamente para suprir as demandas criadas em todas as áreas, inclusive no atendimento.
No atendimento digital, ferramentas como Cloud Computing, que estão presentes no dia-a-dia dos atendentes, se mostraram ainda mais importantes para que o Contact Center em home office possa ser realizado com sucesso.
Focando no sucesso do cliente, confira como essas tecnologias têm ajudado o contact center em casa a poder ser executado com sucesso:
Cloud Computing
O Cloud Computing é fundamental para poder criar uma rede de Contact Center em Home Office funcional. Com a possibilidade de dar acesso às plataformas e servidores da empresa, o cloud computing ainda garante um aumento na segurança, grande escala de armazenamento, estabilidade dos servidores e uma tecnologia sempre atualizável.
No Home Office, essa ferramenta permite que os atendentes acessem dados da empresa e também do cliente, mesmo longe fisicamente do servidor. Dessa forma, ajuda a solucionar o problema e dando continuidade ao seu negócio.
Ferramentas de gestão
Com o intuito de manter a produtividade em alta, algumas ferramentas de gestão podem ser fundamentais para o seu contact center no home office.
Essas ferramentas podem ter objetivos diferentes, por isso, é importante conhecer o objetivo de cada uma, antes de implementá-la no seu negócio.
Algumas delas podem ser:
Slack: plataforma de comunicação interna. O objetivo dela é evitar que demandas simples sejam enviadas por e-mail, quando podem ser resolvidas de maneiras mais simples.
Trello: o Trello é uma excelente ferramenta para quem lida com várias tarefas ao longo do dia, como boa parte dos gestores de um contact center. Essa ferramenta permite o gerenciamento de tarefas por meio de listas, criadas pelo usuário.
Reavalie as metas do Contact Center em home office
No início do ano, todas as empresas tinham os seus respectivos objetivos e metas que queriam alcançar no decorrer dos semestres. No entanto, neste momento, é necessário fazer uma reavaliação dessas metas e objetivos para analisar se será possível alcançá-los.
Isso porque o momento da pandemia é bem único e pode ser importante analisar não só as métricas dos colaboradores, mas também o comportamento do cliente: o que eles estão demandando e se eles estão assumindo algum novo comportamento de compra ou de reclamação.
Continue aprimorando o atendimento
Um estudo realizado pela Universidade de Stanford revelou que o home office tende a aumentar a produtividades dos colaboradores em pelo menos 13%.
Se focar em melhorar a motivação, os seus colaboradores podem se tornar até 50% mais produtivos, é o que aponta um levantamento realizado pela Right Management. Por isso, é imprescindível que líderes estejam sempre focados em manter os seus colaboradores motivados, mesmo em home office.
Para garantir isso, uma estratégia é investir em treinamento e suporte emocional para os colaboradores.
Não se esqueça que um dos principais treinamentos deve ser a respeito do novo modelo de trabalho do Contact Center em home office, mas podem ir mais além, como técnicas aprimoradas para garantir um bom atendimento ao cliente.
O Contact Center em home office pode garantir a continuidade do seu negócio
O serviço de atendimento ao cliente é fundamental tanto para a empresa quanto para o cliente. Pois é ele que precisa receber assistência, seja em tempos normais, ou em momentos extremos como o isolamento social.
O Contact Center em home office surge como uma possibilidade de garantir a continuidade do seu negócio. Ele ajuda a manter o relacionamento com o cliente ativo – o que impacta na imagem do negócio no mercado. Além de fortalecer para retomada de períodos pós-crise – e também potencializar as vendas em qualquer época.
Com a central de relacionamento preparada para atuar em qualquer ambiente fora do escritório comum da empresa, a marca pode manter-se atenta às demandas do consumidor que almeja disponibilidade de atendimento em qualquer ocasião.
Ou seja, apostar no Contact Center em Home Office é investir na principal prática que mantém os negócios vivos: fidelizar clientes.
Por isso, é muito importante fazer uso das novas tecnologias, como o Cloud Computing e ferramentas de gestão. Além de elaborar estratégias que vão permitir que o serviço de atendimento digital, mesmo de home office, seja feito com a qualidade que o cliente merece e precisa.
Para saber mais sobre como o Contact Center em Home Office pode ser aplicado com segurança, confira o nosso conteúdo!