Blog Algar Tech › Artigos

Redução de custos com chatbot: como essa tecnologia pode ajudar no atendimento da sua empresa?

O atendimento ao cliente enfrenta constantes desafios na busca por estratégias que sejam financeiramente acessíveis, mas sem perder a eficiência e a qualidade. Por isso, a redução de custos com chatbot é uma opção que ganha cada vez mais espaço nas organizações por ser economicamente rentável sem deixar de oferecer excelência na comunicação.

Desse modo, é possível conciliar, de maneira natural, a eficiência e a experiência. Isso porque a empresa escolhe onde (quais canais), quando (madrugada, final de semana, horários em que a empresa geralmente não conta com canal humano, mas pode ter o digital) e como (voz, texto, online, offline) garantir o contato com o cliente.

Além disso, ao automatizar tarefas rotineiras e repetitivas, as empresas conseguem direcionar os recursos humanos para atividades de maior valor agregado, diminuindo os custos operacionais e alcançando maior economia.

Lembrando que essa economia não impacta na experiência do cliente, pois os bots são personalizados e, quando eles não conseguem resolver o atendimento, os humanos estão a postos para assumir.

Pensando nisso, neste artigo, explicamos quais são os principais custos envolvidos no atendimento ao cliente e como acontece a redução de custos com chatbot. Confira!

Quais são os custos envolvidos no atendimento ao cliente?

De acordo com um levantamento realizado pela IBM, 78% dos entrevistados, líderes empresariais, afirmaram que, para os próximos 12 meses, existem planos de investimento tecnológico na organização em que trabalham, o que mostra que é cada vez maior a preocupação das empresas em ter a tecnologia como aliada.

Ou seja, para o atendimento ao cliente, implementar ferramentas tecnológicas é uma estratégia fundamental para aumentar a eficiência e a qualidade. Porém, envolve uma série de custos que devem ser bem gerenciados. Por isso, é importante que eles sejam categorizados em diferentes áreas, incluindo pessoal, infraestrutura e tecnologia.

Pessoal

Em relação ao pessoal, os custos incluem salários e benefícios dos colaboradores, treinamento contínuo para manter a qualidade do serviço, bem como o recrutamento e a contratação de novos membros para a equipe.

Infraestrutura

Já a infraestrutura desempenha um papel importante, abrangendo os custos de manutenção de escritório, sistema de telefonia, internet e outros recursos físicos necessários para o atendimento.

Tecnologia

A tecnologia também é indispensável para um atendimento ao cliente eficiente e de excelência. Pois, ela gera custos que incluem:

  • Implementação e manutenção de sistemas de gestão;
  • Plataformas de atendimento online;
  • Ferramentas de análise de dados;
  • Integração de ferramentas para automatização.

Nesse sentido, o direcionamento inteligente de recursos humanos, o uso eficiente da infraestrutura e a implementação estratégica da tecnologia podem resultar em processos mais ágeis e econômicos. 

Dessa forma, a empresa aprimora sua competitividade e a satisfação do cliente, demonstrando que uma gestão cuidadosa dos custos é essencial para um atendimento eficaz e sustentável.

Como acontece a redução de custos com chatbot?

O chatbot é uma ferramenta importante para a redução de custos operacionais, pois faz a integração da inteligência artificial com o atendimento ao cliente. Assim, a empresa consegue otimizar processos e oferecer um suporte instantâneo

A seguir, listamos as principais vantagens de usar essa tecnologia para auxiliar na economia organizacional. Confira!

1. Automatização de tarefas repetitivas

O chatbot é capaz de assumir tarefas rotineiras e repetitivas, como responder a perguntas frequentes, rastrear pedidos e fornecer informações básicas. Dessa forma, libera o atendente de atividades básicas para lidar com questões mais complexas e que demandam mais atenção, otimizando, assim, o tempo e os recursos humanos.

2. Atendimento 24/7

Enquanto o atendente humano possui limitações de horário, o chatbot consegue operar 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso significa que o cliente tem acesso ao suporte a qualquer momento – mesmo fora do horário comercial -, sem a necessidade de contratar equipe adicional para cobrir esses períodos.

3. Respostas instantâneas

O chatbot oferece respostas imediatas, evitando que o cliente aguarde em filas de suporte. Com isso, a empresa consegue reduzir a média de tempo de resolução e aumentar a escalabilidade, aprimorando a experiência do consumidor, otimizando os processos e elevando a qualidade do relacionamento digital.

4. Triagem e encaminhamento eficiente

O chatbot realiza uma triagem inicial para direcionar consultas específicas para os departamentos ou para o atendimento apropriado. Assim, reduz a carga de trabalho do profissional, acelera o tempo de resposta, agiliza resoluções, evita transferências desnecessárias e melhora a experiência do cliente.

5. Resolução de problemas padronizados

Muitos problemas enfrentados pelo consumidor seguem padrões previsíveis. Nesse sentido, o chatbot pode ser programado para fornecer soluções passo a passo para essas questões, evitando a necessidade de interação prolongada com o atendente humano. Como resultado, agiliza o processo, reduz o tempo de espera e libera o profissional para casos mais complexos.

6. Atualizações e notificações proativas

O chatbot envia notificações automáticas sobre status de pedidos, informações de produtos e atualizações importantes, o que ajuda a prevenir um grande volume de perguntas e chamados relacionados a informações básicas, evita consultas repetitivas, agiliza o processo de atendimento e melhora a satisfação do cliente.

7. Atendimento multicanal

O chatbot pode ser integrado em vários canais de comunicação, como site, aplicativo móvel e rede social. Assim, o cliente tem uma assistência imediata em sua plataforma de preferência, reduzindo o volume de chamados e e-mails e garantindo maior eficiência e satisfação.

8. Análise e melhoria contínua

Através da análise das interações com o chatbot, a empresa pode identificar padrões de consultas e pontos problemáticos. Com isso, as respostas automáticas podem ser ajustadas e otimizadas, melhorando a eficiência e a qualidade do atendimento ao cliente ao longo do tempo e reduzindo a carga de trabalho do atendente  humano.

Gostou deste conteúdo e deseja se destacar com um atendimento de excelência? Ouça nosso podcast e descubra como a nova experiência do atendimento ao cliente está revolucionando as interações entre empresas e consumidores.

Assine nossa Newsletter

Saiba tudo o que acontece no mundo Tech

Ao enviar este formulário, você concorda com a coleta de seus dados pessoais de acordo com nossa Política de privacidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Artigos

Pense no seguinte cenário: uma grande instituição financeira percebe um...

Artigos

Os chatbots têm sido amplamente adotados pelas empresas para interação...

Materiais Gratuitos

Com um cenário volátil e acelerado, perder tempo não pode...

1
Solução
2
Sobre você
3
Sobre a empresa
Por favor, selecione uma das opções.
Insira seu nome completo.
Insira seu e-mail corporativo.
Seu telefone corporativo. Utilize apenas números.
Seu telefone celular. Utilize apenas números.
Por favor, preencha todos os campos do formulário.