Blog Algar Tech › Artigos

Como a automação de processos de TI se relaciona com a eficiência no atendimento

Algar Tech
Artigo por
Algar Tech
Publicado em
20/04/22

Você sabia que cada vez mais empresas estão investindo na automação de processos de TI? Segundo os dados da Pesquisa de Automação ABB Robotics 2021, 71% das organizações de médio porte automatizam nas suas atividades, sendo que 92% introduzirão ou aumentarão o uso desse tipo de tecnologia dentro dos próximos 10 anos.

Esse fenômeno também ocorre com negócios pequenos, pois 36% deles já aproveitam dessa tendência em sua rotina, mas 60% desse tipo de empresa pretendem introduzir ou aumentar o uso da robótica em 10 anos. Isso acontece porque organizações que fazem esse investimento aumentam, em média, 22% da sua produtividade.

No entanto, a automação do TI também contribui para a qualidade do atendimento ao cliente, criando um poderoso diferencial para o evoluir seu negócio e fazer com que ele se destaque no mercado. Entenda mais sobre o assunto com esta leitura!

Qual a importância da automação de processos de TI

Primeiro, entenda que a automação de processos de TI consiste na implementação de tecnologias que realizam várias atividades de forma autônoma. Na prática, tarefas que normalmente são executadas manualmente são repassadas para equipamentos ou sistemas de gestão especializados. Esse é um conceito amplo que pode envolver diferentes soluções que impactam positivamente diferentes áreas da empresa.

Em um mundo corporativo cada vez mais competitivo, investir na TI é fundamental para manter ou elevar sua posição no mercado. No entanto, os ambientes de TI também estão mais complexos com o passar do tempo, já que cada vez mais inovações no negócio estão sendo utilizadas.

A automação surge como a solução mais adequada para essa questão, ela possibilita sua empresa continue desenvolvimento seu ambiente de TI, mas sem aumentar sua complexidade e seus custos na mesma proporção.

Automação de processos de TI: entenda as vantagens dessa solução

São várias as vantagens proporcionadas por essa automação, mas elas não ficam limitadas somente ao TI e beneficiam o negócio de forma geral. Entenda as principais delas a seguir.

Aumenta a produtividade

Como várias atividades serão realizadas automaticamente, o pessoal de TI se dedicará às demais atividades que exigem interação humana, que geralmente são mais estratégicas. Assim os funcionários conseguem entregar mais resultados e agregar mais valor a cada hora trabalhada.

O fato de os colaboradores realizarem menos operações manuais e burocráticas faz com que eles se estressem menos, o que maximiza a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Reduz os erros em processos

Sistemas conseguem efetuar um grande volume de atividades sem incorrer em falhas humanas. Essa vantagem também contribui para a produtividade das equipes, pois elas passarão menos tempo com retrabalho e correção de falhas.

Diminui os custos

É gasto menos tempo em operações repetitivas, manuais e burocráticas, o que otimiza os custos da área como um todo. Assim, o ambiente de TI poderá ser dimensionado da forma mais adequada para a empresa, pois mais serviços poderão ser feitos com a mesma quantidade de colaboradores na área.

Otimiza as entregas

Os custos de TI serão reduzidos sem prejudicar a qualidade dos serviços, produtos ou soluções da empresa. Na verdade, as tarefas se tornarão mais ágeis, eficientes e otimizadas, melhorando a entrega de serviços e o relacionamento com seus clientes.

Além disso, os administradores conseguirão monitorar e controlar de forma mais precisa o fluxo operacional. As atividades que são automatizadas poderão ser registradas automaticamente no sistema da empresa, podendo ser acompanhadas em tempo real. Com isso, os gestores podem verificar se as entregas são feitas conforme desejados e encontrar pontos do processo que podem ser aperfeiçoados.

Como a automação de processos de TI pode beneficiar o atendimento ao cliente

Ter um bom atendimento ao cliente é crucial para o sucesso de qualquer negócio, já que ele influencia na experiência do cliente, na sua decisão de compra, na impressão que ele tem na empresa, sua fidelização entre outros.

Automatizar processos de TI otimiza essa área e potencializa suas vantagens. Por exemplo, quando várias atividades manuais são automatizadas, os colaboradores podem se concentrar em oferecer um atendimento mais humanizado, o que valoriza os clientes e aumenta a taxa de fidelização.

Por meio da tecnologia você também pode desenhar um fluxo de atendimento mais efetivo, pois um sistema automatizado coleta informações sobre o comportamento dos clientes e cria relatórios que ajudam na sua tomada de decisão.

Você pode mapear a experiência e a jornada do cliente, podendo conhecer melhor o índice de satisfação dos consumidores, quais aspectos mais os agradam e o que os desagradam. Com todos esses dados também é possível antecipar problemas antes que ocorram e planejar soluções estratégicas que afetam a relação cliente-empresa.

https://lp.algartech.com/digital-workspace-produtivo

Como se não bastasse, a segurança da informação é maximizada, já que a automação engloba um robusto sistema de proteção de dados que incluir firewalls, antivírus, controles de acesso, criptografia e mais. Assim, os clientes terão mais confiança em acessar suas plataformas, fornecer seus dados e comprar da sua empresa.

Na prática, todas essas vantagens são conquistadas quando sua empresa contrata serviços específicos de automação. Veja quais são eles:

  • Relacionamento digital: usa a metodologia CXI (lançada pela Algar Tech) para aprimorar a relação com seus clientes, melhorando a experiência do consumidor por um custo menor;
  • Backoffice digital: serviço responsável pelas atividades internas que impactam na experiência do cliente, como proteção da marca ao resolver problemas dos clientes, prevenção de fraudes, proteção da imagem da empresa perante órgãos regulatórios, formalização e automação documental e mais;
  • Cobrança digital: solução que faz cobranças de forma mais eficiente e agradável ao consumidor, transformando inadimplentes e potenciais clientes;
  • Operações de vendas: reforça seus multicanais com inteligência de dados para aumentar a satisfação dos clientes, reduzir custos, aumentar vendas, trazer um suporte humanizado, aumentar conversão e redesenhar a jornada do cliente para torná-la mais efetiva.

A automação de processos de TI é uma prática que está cada vez mais popular no mundo corporativo, já que ela proporciona diversos benefícios e moderniza especialmente o relacionamento com os clientes. Se você deseja manter e conquistar mais clientes, então adotar soluções que automatizam seu TI é o melhor investimento.

Que tal se aprofundar sobre o assunto e se manter sempre atualizado sobre as novidades na área? Acompanhe os conteúdos do blog e repense possibilidades com a Algar Tech!

Assine nossa Newsletter

Saiba tudo o que acontece no mundo Tech

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Eventos e Premiações

Em um dos lugares mais lindos da Bahia (Trancoso), aconteceu,...

Tendências e inovações

A inovação tecnológica é fundamental para as empresas se manterem...

1
Solução
2
Sobre você
3
Sobre a empresa
Por favor, selecione uma das opções.
Insira seu nome completo.
Insira seu e-mail corporativo.
Seu telefone corporativo. Utilize apenas números.
Seu telefone celular. Utilize apenas números.
Por favor, preencha todos os campos do formulário.