Blog Algar Tech › Artigos

Migração para cloud: ir aos poucos ou migrar tudo de uma vez?

Na imagem temos uma mão segurando uma base transparente quadrada com um símbolo de nuvem em amarelo neon.

Com uma necessidade cada vez mais latente no mercado, a migração para cloud ou migração para nuvem representa um passo crucial para modernização e otimização dos processos corporativos

Pois, a transição para essa abordagem inovadora suscita uma questão central:

“Qual é a melhor abordagem: migrar de forma gradual ou realizar a migração completa de uma só vez?”

Pensando nisso, antes de explorarmos os detalhes de como realizar a migração para cloud, é crucial entender o que essa migração envolve e quais as vantagens inerentes a ela. Continue lendo esse artigo e saiba tudo sobre migração para cloud.

Principais benefícios de migrar para nuvem

A migração para cloud flui em paralelo com avanços como Inteligência Artificial, Machine Learning e análise de dados em grande escala. Ou seja, em um cenário em que a geração massiva de dados é uma realidade, a computação em nuvem se destaca como uma das soluções mais eficientes para escalonar os negócios por meio da digitalização

E, portanto, a migração para cloud não é mais uma opção, mas uma estratégia vital para conquistar vantagem competitiva, adaptar-se às evoluções do mercado e colher os benefícios oferecidos por essa migração. 

Desse modo, quais são, então, os principais benefícios da adoção dessa tecnologia? 

  • Redução de custos;
  • Aumento da produtividade;
  • Melhoria da segurança de dados;
  • Mobilidade e flexibilidade;
  • Competitividade no mercado;
  • Colaboração aprimorada;
  • Entre outros. 

Isso quer dizer que empresas de todos os portes estão reconhecendo esses benefícios e optando pela migração para nuvem. Exemplos notáveis incluem gigantes globais como Netflix, Uber, Airbnb e Spotify, que abraçaram a transformação digital, inovando em produtos e serviços por meio da computação em nuvem. 

Principais desafios ao migrar para nuvem

Embora os benefícios sejam significativos, uma migração para cloud bem sucedida requer a abordagem adequada para contornar os obstáculos inerentes a esse processo. Por isso, a seguir, trouxemos alguns desses desafios.

Segurança e conformidade dos dados

A questão da segurança e da conformidade dos dados é vista como uma das principais barreiras à migração para cloud. Pois, a sensibilidade dos dados, especialmente quando mal administrados ou em sistemas vulneráveis, aumenta o risco de exposição a ataques cibernéticos.

Conexão com a internet

A migração para cloud exige uma conexão estável com a internet para garantir desempenho e experiência de usuário otimizados. Por isso, velocidades de upload e download são fatores críticos, pois influenciam diretamente a capacidade de acesso e manipulação dos dados na nuvem. 

Escolha do fornecedor ideal

O mercado oferece várias opções com características aparentemente semelhantes. Desse modo, a decisão requer uma avaliação abrangente, considerando tecnologias, segurança, confiabilidade, desempenho e integração.

Em última análise, a migração para cloud é uma jornada que exige uma compreensão profunda dos desafios inerentes e uma abordagem estratégica para superá-los. Mas, afinal, como deve ser feita essa migração?

A imagem é um banner de topo e tem o fundo azul escuro. A imagem possui um conceito abstrato que envolve conexões de tecnologia e nuvem, assim ela simula uma nuvem de energia cheia de conexões, com um formato parecido aos que dão para as nuvens do céus. Na parte superior tem um box na cor azul clara com o seguinte texto na cor branca: "E-book: Desafios e estratégias para uma jornada de sucesso na cloud". A logo da Algar Tech assina a peça na cor branca e com o texto repense possibilidades abaixo.

O que migrar primeiro? 

A migração para cloud, também conhecida como cloud migration, cloud adoption, cloud transformation e jornada para cloud, possibilita a utilização de aplicativos e serviços de TI, como armazenamento de dados, programas compartilhados, soluções de segurança e poder de processamento, em qualquer momento e de qualquer local.

Em resumo, a migração para cloud representa uma revolução na forma como as empresas aproveitam a tecnologia, proporcionando uma infraestrutura flexível, adaptável e acessível e permitindo que as empresas se mantenham ágeis e competitivas no mercado moderno.

Como fazer a jornada para cloud?

Enquanto alguns especialistas sustentam a abordagem de migrar passo a passo, a verdade é que não existe uma solução universal, como uma receita de bolo. 

Ou seja, cada situação é única e deve ser avaliada considerando fatores como a motivação para a mudança (economia, agilidade, gestão, entre outros) e quais aplicações fazem sentido migrar primeiro

Portanto, a estratégia de migração deve ser adaptada às circunstâncias e às metas específicas de cada empresa. Para te ajudar a fazer uma transição bem sucedida, elencamos 7 etapas fundamentais. 

1. Defina objetivos e estratégias de migração

Pergunte-se o que deseja alcançar com essa estratégia e identifique as necessidades e as expectativas específicas do seu negócio. Isso orientará a escolha das soluções adequadas. 

2. Escolha a plataforma em nuvem adequada

Para fazer uma boa escolha, leve em consideração preços, recursos, flexibilidade e, principalmente, segurança. Além disso, verifique o que as plataformas do mercado oferecem de acordo com as necessidades da sua empresa.

3. Planeje com antecedência

Apesar de já ter definido objetivos e escolhido a plataforma, é fundamental criar um roteiro detalhado de ações para uma migração bem sucedida.

4. Mantenha backups de segurança

Garanta a prevenção e a análise de riscos por meio de backups. Embora os serviços em nuvem ofereçam segurança, é prudente estar preparado para uma eventualidade. 

5. Realize testes de segurança e desempenho

Antes, durante e após a migração, é crucial conduzir testes. Pois, estes testes verificam a segurança dos dados antes da migração completa, criando um ambiente controlado para avaliar o sistema e a proteção dos serviços. 

6. Documente tudo

Documentar o processo, as decisões tomadas e os resultados obtidos ajuda a manter um registro claro e pode ser extremamente valioso no caso de problemas futuros. 

7. Contrate uma empresa qualificada

Isso garante que a migração seja realizada por profissionais experientes, minimizando riscos e proporcionando suporte exclusivo.

Pois, após a migração, uma empresa qualificada deve:

  • Otimizar continuamente os recursos para melhorar eficiência e gerar economia;
  • Manter a segurança e atualizações regulares.

Desse modo, ao seguir essas etapas, é possível realizar a migração para a nuvem de forma segura e eficiente.

Como a Algar Tech pode ajudar a sua empresa?

Ao ponderar os benefícios, os desafios e seguir as dicas que elencamos para a jornada para cloud, fica claro que essa transição requer um planejamento estratégico sólido. Até porque os benefícios de migrar para cloud são substanciais e não podem ser ignorados. 

Nesse sentido, a otimização de custos, a disponibilidade aprimorada, a automação da infraestrutura, a possibilidade de transformação digital e a gestão centralizada são marcos notáveis nessa transição. 

Pois, é exatamente aqui que nossos serviços entram em jogo, trazendo um conjunto de soluções que elevam essa migração para um novo patamar.

Aqui na Algar Tech, nossa expertise em operações non stop garante que a migração ocorra de forma contínua e segura. Além disso, com o portal ACloud, você obtém uma gestão centralizada, permitindo um controle total sobre seu ambiente de cloud. 

Nossos diferenciais incluem a ampla experiência em otimização de custos, disponibilidade e automação, garantindo que sua transição seja eficiente e sem complicações

E, os benefícios de nossa abordagem são claros: aumento da proteção e segurança de dados, redução de investimentos (Capex), maior confiança por meio de testes, redução do tempo de inatividade e acesso a um canal de atendimento ágil

Com isso, garantimos o monitoramento constante do seu ambiente e o cumprimento rigoroso dos SLAs dos serviços contratados asseguram que você tenha tranquilidade em sua jornada para cloud. 

Se você deseja aproveitar todos esses benefícios e enfrentar sua jornada para cloud de maneira segura, eficiente e confiável, convidamos você a conhecer o Cloud Management, a solução de gestão de nuvem da Algar Tech. 

Descubra como a migração para a cloud pode transformar o seu negócio. Agende sua reunião com nossos especialistas e dê o próximo passo rumo a um futuro digital promissor.

Assine nossa Newsletter

Saiba tudo o que acontece no mundo Tech

Ao enviar este formulário, você concorda com a coleta de seus dados pessoais de acordo com nossa Política de privacidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Artigos

Pense no seguinte cenário: uma grande instituição financeira percebe um...

Artigos

Os chatbots têm sido amplamente adotados pelas empresas para interação...

Materiais Gratuitos

Com um cenário volátil e acelerado, perder tempo não pode...

1
Solução
2
Sobre você
3
Sobre a empresa
Por favor, selecione uma das opções.
Insira seu nome completo.
Insira seu e-mail corporativo.
Seu telefone corporativo. Utilize apenas números.
Seu telefone celular. Utilize apenas números.
Por favor, preencha todos os campos do formulário.