Blog Algar Tech › Tendências e inovações

Inovação tecnológica: por que a sua empresa precisa investir

Redatora Algar Tech
Artigo por
Redatora Algar Tech
Publicado em
11/04/24

A inovação tecnológica é fundamental para as empresas se manterem alinhadas com a evolução digital e também para o crescimento contínuo dos negócios.

Investir em tecnologia impulsiona a eficiência operacional, abre portas para novas oportunidades e eleva a competitividade

Além disso, permite que as organizações atendam melhor às necessidades dos clientes e antecipem tendências do mercado.

Neste artigo, entenda o conceito de inovação tecnológica, a importância de inovar, como fazer a gestão da tecnologia de forma assertiva e como é essencial ter serviços gerenciados de TI como aliados. Confira!

O que é inovação tecnológica?

Inovação tecnológica é o processo pelo qual novas ideias, métodos ou tecnologias são desenvolvidos, implementados e utilizados para melhorar produtos, serviços ou procedimentos existentes

Ela engloba a introdução de novas soluções técnicas, que podem ser desde pequenas melhorias até avanços maiores.

A inovação tecnológica não se restringe apenas à criação de novos dispositivos ou softwares, mas também envolve a aplicação criativa de tecnologias existentes para resolver problemas de forma ágil, sustentável ou econômica

Qual é a importância de inovar?

Uma pesquisa da Gartner apontou que haverá um crescimento de aproximadamente 8% nos investimentos globais em tecnologia em 2024.

Isso mostra como é cada vez mais importante para as empresas implementarem inovações  para obter maior excelência nos seus processos. Assim, elas se mantêm relevantes e competitivas no mercado. 

Além disso, é importante incentivar uma cultura de inovação e experimentação, capacitando seus funcionários a encontrar soluções criativas para desafios complexos, promovendo a colaboração e o engajamento

A inovação também auxilia na melhora da eficácia operacional, na redução de custos, no aumento da produtividade e até mesmo na criação de novos modelos de negócios. 

Com a constante evolução digital e o dinamismo tecnológico, as empresas que não priorizam a inovação correm o risco de ficar para trás e perder oportunidades  de sucesso a longo prazo.

Como fazer a gestão da tecnologia?

Fazer a gestão da tecnologia de forma eficaz é primordial para garantir a utilização dos recursos tecnológicos de maneira otimizada e, assim, atingir os objetivos organizacionais. 

Para isso, é necessário seguir alguns passos para que os processos sejam executados da maneira adequada. A seguir, listamos os 4 principais. 

1. Avaliar as necessidades tecnológicas

O primeiro passo é realizar uma avaliação ampla das necessidades de inovação da empresa. Isso inclui analisar os processos existentes, identificar áreas que podem se beneficiar de melhorias tecnológicas e entender quais são as reais demandas dos usuários finais. 

Por isso, é importante realizar pesquisas de mercado para identificar novas tendências e tecnologias emergentes que possam ser aplicadas de forma relevante.

2. Desenvolver uma estratégia tecnológica

Com base na avaliação das necessidades, o próximo passo é desenvolver uma estratégia tecnológica clara e que alinhe os objetivos do negócio com as soluções. 

Para criar um plano assertivo, é preciso ter metas específicas e mensuráveis ​​para a implementação de inovações, levando em consideração o retorno sobre o investimento (ROI), a redução de custos, a melhoria na agilidade das operações e a satisfação do consumidor. 

Outro fator de atenção é a priorização de projetos de tecnologia que estejam de acordo com a importância estratégica e a capacidade de agregar valor à organização.

3. Implementar e integrar processos e sistemas

Após a definição da estratégia, é necessário implementar as soluções tecnológicas selecionadas. Isso pode envolver a aquisição de hardware, software e serviços, bem como o desenvolvimento interno de aplicativos personalizados, se necessário. 

É primordial garantir uma integração eficiente dos novos sistemas com os processos existentes, minimizando interrupções nas operações comerciais. 

Além disso, é fundamental fornecer treinamento adequado à equipe para garantir que eles utilizem as novas tecnologias da maneira correta, melhorando a produtividade e o desempenho.

4. Monitorar e avaliar

Estabelecer métricas de desempenho claras para monitorar o impacto das soluções tecnológicas implementadas também é um fator importante na gestão da tecnologia.

É necessário realizar avaliações regulares para medir o progresso em relação às metas estabelecidas e identificar áreas que possam exigir ajustes ou melhorias

A atualização sobre as tendências tecnológicas auxilia nos ajustes da estratégia, conforme necessário, para garantir que a empresa permaneça ágil e capaz de aproveitar as oportunidades.

Sabia que a Algar Tech é um MSP?

Um MSP, ou Managed Services Provider, é uma empresa que oferece serviços gerenciados de TI de forma terceirizada para outras organizações. Isso inclui:

  • Monitoramento;
  • Manutenção e suporte proativo de sistemas de TI;
  • Redes;
  • Segurança cibernética;
  • Armazenamento de dados e outras tecnologias. 

Os MSPs ajudam as organizações a reduzir custos, melhorar a agilidade operacional e garantir a disponibilidade contínua dos sistemas críticos de TI, permitindo que se concentrem nas atividades principais.

O Managed Service Provider da Algar Tech é um grande aliado para melhorar a produtividade, ajudando a otimizar os processos dos colaboradores e garantir a segurança dos dados, tanto na nuvem quanto no on premise TI.

Dentre os diferenciais do MSP da Algar Tech, estão:

  • Escalabilidade e flexibilidade;
  • Interfaces práticas e intuitivas;
  • Monitoramentos avançados;
  • Gerenciamento de políticas de segurança e vulnerabilidade;
  • Comunicação simples e efetiva;
  • Equipe experiente, qualificada e certificada.

Sem dúvidas, contar com o MSP da Algar Tech é elevar a inovação do seu negócio, garantindo eficiência operacional e vantagem competitiva. São muitos os benefícios de que a sua empresa pode usufruir, liberando a sua equipe para demandas mais estratégicas.

E, então, tem interesse em levar inovação tecnológica para a sua empresa? Conheça os serviços oferecidos pelo MSP da Algar Tech e descubra como eles podem otimizar seus processos.

Assine nossa Newsletter

Saiba tudo o que acontece no mundo Tech

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Soluções de TI

A liderança de equipe é uma prática essencial para o...

Artigos

Em um mercado cada vez mais dinâmico, os serviços de...

1
Solução
2
Sobre você
3
Sobre a empresa
Por favor, selecione uma das opções.
Insira seu nome completo.
Insira seu e-mail corporativo.
Seu telefone corporativo. Utilize apenas números.
Seu telefone celular. Utilize apenas números.
Por favor, preencha todos os campos do formulário.